Fundraising 2007/Testimonials/SOS Children's village - translation/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

SOS Children's Village

Qualquer um pode descarregar e adaptar livremente o conteúdo da Wikipédia de acordo com as suas necessidades, de forma a criar um produto educacional. Isto foi o que a SOS Children's Village fez quando criou a Selecção da Wikipédia para Escolas, destinada a ajudar as crianças mais necessitadas do mundo.

A SOS Children's Village é a maior caridade do mundo para crianças orfãs e dedica-se a providenciar uma vida familiar aos mais vulneráveis - crianças orfanadas pela guerra, pobreza e desastres naturais. Actualmente, a caridade é o lar de mais de 60 000 crianças em 123 países e ajuda milhões de famílias empobrecidas em todo o mundo.

Em 2005, a SOS Children's Village do Reino Unido começou a explorar diversos projectos educacionais que beneficiariam crianças tanto no Reino Unido como no estrangeiro. Foi durante essas conversas que surgiu a Selecção da Wikipédia para Escolas. O objectivo era a criação de uma versão offline da Wikipédia que fosse apropriada a crianças, sem vandalismos e pudesse ser facilmente usada por aqueles sem ligação à Internet. Em adição, o pessoal desejava também adaptar o conteúdo de forma a complementar o currículo escolar do Reino Unido, que sabiam ser usado em escolas pelo mundo fora.

"Foi fácil decidir utilizar a Wikipédia. Não existe outro projecto que consiga competir com a pluralidade e qualidade globais de contribuições individuais. A Wikipédia não é apenas a maior e a melhor, não existe mesmo competidor nenhum que valha a pena ser mencionado na mesma frase", declara o CEO da SOS Children's Village e Wikipedista Andrew Cates.

Para a preparação do conteúdo, a equipa de Cates desenvolveu soluções técnicas e tirou vantagem dos numerosos voluntários oferecidos pela sua localização em Cambridge, no Reino Unido.

"Aproveitámos os artigos destacados e os bons artigos e removemos material esotérico ou não adequado a crianças. A comunidade da Wikipédia sugeriu outros artigos, que nós analisámos. Não havia artigos bons em todos os assuntos que pretendíamos, tais como sobre algumas novelas incluídas no currículo escolar inglês", declara Cates.

Em 2006, a SOS Children's Village do Reino Unido lançou a primeira versão e em 2007 seguiu-se a segunda. Ambas foram disponibilizadas tanto online como por CD/DVD. Sem surpresa, a Selecção da Wikipédia para Escolas foi bem recebida em todo o mundo, tanto que organizações como a Shuttleworth Foundation iniciaram a sua distribuição na África do Sul.

"No que diz respeito ao CD, a maioria das pessoas reagiu de forma entusiástica. Elas provam como é uma ideia fantástica. Tem-me sido pedidas cópias um pouco por todo o lado... Muitos milhares de pessoas visitam a versão online todos os dias e registámos milhares de downloads e distribuímos centenas de discos. Estamos felizes por o trabalho envolvido ter sido aplicado com um bom fim e por ser utilizado", declara Cates.

Além da distribuição pela SOS Children's Villages de versões da Wikipédia na África do Sul, Paquistão e Reino Unido, outras entidades começaram a montar os seus próprios sites para download, como o governo estadual de Victoria, na Austrália.

Sendo um Wikipedista entusiasta, Cates acredita fortemente no potencial da Wikipédia e no impacto positivo que tem tido no mundo. No que se refere às crianças, ele acredita que a Wikipédia é excelente em ajudar crianças tornando-se sapientes sobre fontes de conhecimento.

"Como editor da Wikipédia, aquilo que penso ser subestimado é a quantidade de compreensão a nível internacional que a Wikipédia desenvolveu. Vejo uma corrente de pessoas de grupos fundamentalistas, por exemplo, que começam de forma inflexível e opinada mas, a partir da interacção com outros editores, aprendem sobre fiabilidade e pontos de vista neutros e aprendem outras perspectivas sobre a História e por exemplo o Médio Oriente. É reconfortante e educacional ver pessoas com diferentes culturas trabalhando juntas para completar um projecto", declara Cates.

Actualmente, a SOS Children's Villages planeia uma nova versão da Selecção da Wikipédia para Escolas. Cates sublinha que a organização possui agora o software e os procedimentos necessários para gerar muito facilmente os DVD. Tal deixa espaço para explorar diversas possibilidades, incluindo lançamentos futuros noutras línguas.

"Este ano, distribuímos cópias por todo o mundo. Quem sabe o que iremos fazer de seguida?", declara Cates.


Photo description: O conteúdo livre da Wikipédia foi utilizado para ajudar as crianças mais desfavorecidas do mundo.