Escola GLAM/Questões

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page GLAM School/Questions and the translation is 100% complete.

Esta página lista as perguntas que são usadas na pesquisa e nas entrevistas. Ajude traduzindo-as para o seu idioma, permitirá a distribuição regional da pesquisa. Também pode sugerir alterações nas perguntas da pesquisa comentando na página de discussão.

Introdução

Ao responder às perguntas, você concorda em publicar suas respostas de forma anônima (CCO) na página Entrevistas Escola GLAM, a menos que você conceda permissão para associar seu nome às suas respostas. Ao finalizar e enviar o formulário, receberá um link que permite editar suas respostas (caso deseje). Dessa forma, você não terá que preencher toda a pesquisa de uma vez. Também podemos adicionar novas perguntas durante o período da pesquisa, e informaremos a todos os participantes.

Ao responder, você nos concede permissão para armazenar seu endereço de e-mail associado às suas respostas. Ele será armazenado apenas durante o estudo. A pessoa de contato para o estudo é Susanna Ånäs da AvoinGLAM, susanna.anas@gmail.com, https://www.avoinglam.fi/.

Você pode ler as perguntas e ajudar a traduzir a pesquisa para o seu idioma em Special:Translate/GLAM School/Questions.

Email *

Como você gostaria de contribuir com o estudo?

  • Gostaria de marcar uma entrevista
  • Fico feliz em responder através desta pesquisa

Quais são suas principais preocupações em capacitar voluntários e profissionais GLAM para contribuir com o ecossistema aberto e as plataformas Wikimedia? *

Por favor, responda a esta pergunta mesmo se desejar ter uma discussão separada conosco mais tarde, mesmo que brevemente.

Seu nome

Respostas anônimas *

  • Eu desejo permanecer anônimo
  • Posso ser associado às minhas respostas

Você se define como

As opções estão descritas em https://meta.wikimedia.org/wiki/GLAM_School/Definitions.

  • Profissional GLAM
  • Defensor do GLAM Aberto
  • Colaborador GLAM-Wiki
  • Voluntário da Wikimedia
  • Não profissional trabalhando com patrimônio cultural
  • Desenvolvedor ou profissional de tecnologia
  • Acadêmico
  • Criativo
  • Formulador de políticas
  • Executivo
  • Outro:

Sua instituição ou comunidade

Você define sua instituição ou comunidade como

As opções estão descritas em https://meta.wikimedia.org/wiki/GLAM_School/Definitions.

  • Afiliado da Wikimedia
  • Capítulo Creative Commons
  • Capítulo ou grupo Open Knowledge
  • Capítulo ou grupo do OpenStreetMap
  • Outra organização não governamental
  • Arquivo
  • Museu ou galeria
  • Biblioteca
  • Emissora ou outra empresa de mídia
  • Instituição de ensino ou projeto
  • Organização governamental
  • Provedor de tecnologia
  • Outros negócios
  • Grupo de interesse não registrado
  • Financiador ou fundação
  • Outro:

País

Quem deve estar envolvido?

Quem são as pessoas e organizações que devem estar envolvidas na contribuição de materiais de patrimônio cultural para o ecossistema aberto? Como melhor envolvê-los ou facilitar seu trabalho? Como fazemos o GLAM ser uma parte essencial da preservação do patrimônio cultural globalmente? Adicione algumas observações sobre qualquer um dos grupos mencionados. Você pode pular qualquer uma das seções, adicionar uma nova ou retornar para complementar suas respostas posteriormente.

Profissionais GLAM

Como um profissional do GLAM pode encontrar valor em contribuir para o ecossistema aberto? Quais são as necessidades que o ecossistema aberto promete resolver e quão bem essas necessidades são atendidas? O que um profissional individual precisaria para dar um argumento forte em sua instituição e incluí-la? Que tipo de aprendizagem seria melhor apoiada pela instituição?

A comunidade GLAM Aberta

Como as diferentes comunidades GLAM se relacionam e como elas poderiam estar mais em colaboração umas com as outras? Quais estruturas globais ajudarão e quais colaborações locais entre redes são frutíferas?

GLAM-Wikicomunidade

Pessoas do movimento Wikimedia que trabalham com contribuições de conteúdo GLAM em afiliadas, como voluntários, desenvolvedores e qualquer pessoa que se relacione com o grupo.

Outros voluntários da Wikimedia

Como colaborar melhor com as comunidades da Wikimedia em cada um dos projetos da Wikimedia? Como educar e engajar voluntários em questões GLAM para se tornarem empoderados para formar parcerias e colaborar na acomodação dos projetos, e assim melhor aceitar o GLAM.

Comunidades de conteúdo

Como os cuidadores não institucionais do patrimônio cultural, comunidades locais, associações de patrimônio, grupos com arquivos etc. podem ser mais bem informados sobre as possibilidades que os ecossistemas abertos oferecem?

Desenvolvedores de tecnologia

Como facilitar o caminho para se tornar um colaborador técnico do ecossistema aberto? Como criar uma comunidade capacitada de colaboradores técnicos e defensores do GLAM que trabalhem juntos? Como combinar projetos que carecem de competência técnica com recursos técnicos? Tome-se como exemplo: o que você poderia fornecer, o que você precisaria?

Estudiosos

Pesquisadores e estudantes em programas interdisciplinares sobre cultura e humanidades, sustentabilidade, comunicações, tecnologias, design etc.

Educadores

Outros educadores, como educação básica, aprendizagem informal ou especialistas.

Criativos

Práticas criativas, como designers, artistas etc. em qualquer campo. Como o Acesso Aberto ao patrimônio cultural facilita o trabalho dos criativos? Como os criativos verão o licenciamento aberto como uma oportunidade?

Formuladores de políticas

O que os formuladores de políticas podem fazer para defender o Acesso Aberto ao patrimônio cultural? Como eles podem estar mais informados e ver os benefícios? Como eles podem contribuir melhor com as discussões e interagir com a comunidade GLAM?

Adicione uma categoria ausente e explique o raciocínio por trás dela

Aprofundando o engajamento

Descreva como uma pessoa pode se envolver com materiais de patrimônio cultural no ecossistema aberto.

Nomeie a pessoa (ou persona)

Pode ser você, uma pessoa que você conhece ou quem você imagina.

Conte a história

Pense como a história se desenrola: o que faz a pessoa se familiarizar com a contribuição e o uso dos recursos abertos, quais são os primeiros passos, quais os obstáculos que surgem e como eles podem ser superados. Pode ser você, uma pessoa que você conhece ou quem você imagina. Dê algumas informações básicas sobre a pessoa: a profissão, experiência profissional, interesses etc.

Você pode vincular uma imagem

Link uma imagem que ilustre sua história.

Recursos de aprendizado

Há uma clara necessidade de recursos de aprendizagem compartilhados. No entanto, não está claro como eles devem ser estruturados ou onde devem estar localizados.

Que tipo de recursos devem estar disponíveis?

Diga quais você achou especialmente úteis, ou o que você gostaria de ver produzido, padronizado, localizado e bem feito. Você pode pensar em tutoriais, vídeos, podcasts, blogs, sites, glossários, bibliografias, cursos, MOOCs, calendários compartilhados etc, só para dar exemplos.

Quais tópicos devem ser abordados?

Quais tópicos você considera especialmente importantes? Você pode pensar em tópicos que vão da ética à tecnologia e tudo mais.

Como seria um hub de recursos de aprendizagem centralizado?

Em qual plataforma esse recurso poderia viver? Que requisitos existem, por exemplo, para acessibilidade ou traduções? Que tal recursos interativos, vídeos, programas de estudos etc?

O que deve ser criado e o que deve ser vinculado?

As rodas não devem ser reinventadas. Como aproveitar ao máximo o que existe espalhado pela internet e o que deve ser (re)criado para replicabilidade? Por favor, também liste os recursos que você acha que são valiosos para serem compartilhados.

Currículo

Como poderia ser um curso ou currículo para aprender habilidades GLAM? Por favor, anote o grupo de participantes em suas respostas (se você está pensando em voluntários ou profissionais GLAM, por exemplo).

Como seria um programa de estudos GLAM?

Quais são os assuntos em um programa GLAM? Quais são os fundamentos que todos devem entender, quais caminhos divergentes existem?

Métodos de aprendizado guiado

Que tipo de eventos de aprendizagem guiada podem ser úteis para organizar globalmente ou para participantes locais, como cursos ou MOOCs, e para quais grupos-alvo? Como torná-los localizáveis ​​e replicáveis ​​em diferentes contextos?

Aprendizado independente

Como essa experiência de aprendizagem seria acomodada para a aprendizagem independente? Os projetos OER podem ser usados ​​para isso?

Qualificação

Que temas requerem certificação ou validação de competências relacionadas com o Acesso Aberto ao patrimônio cultural e a utilização das plataformas e ferramentas abertas? Por que a qualificação é importante nessas áreas? Que tipo de qualificação poderia ser pensada: certificado, crachás, etc.

Modelos de projetos

Informe-nos sobre seus modelos de sucesso para aprender, ensinar e defender questões relacionadas ao GLAM

Você pode explicar brevemente um ou mais modelos de sucesso. Diga por que você acha que o modelo foi bem-sucedido. Compartilhe também se você ou outra pessoa produziu variações dele.

Novos formatos para cocriação

O trabalho GLAM tem um potencial inexplorado quando combinado com diferentes elementos de estudo e preservação do patrimônio cultural. Pense nessas interações e deixe-se imaginar algo que ainda não existe.

Descreva um novo formato para aprender juntos

Pense em espaços informais, misturando diferentes grupos de participantes e locais, trocando de papéis, usando diferentes modalidades e prazos.

Questões emergentes

A comunidade GLAM está enfrentando novos desafios em relação ao acesso aberto ao patrimônio cultural. Por exemplo, alguns museus estão dispostos a monetizar suas coleções em vez de abri-las para reutilização. Os detentores de direitos são pegos de surpresa quando o conteúdo que eles liberam abertamente está sendo usado para treinar IA. As comunidades indígenas se sentem oprimidas quando seu conhecimento tradicional é usado livremente, pois não é protegido por direitos autorais.

Que questões emergentes você gostaria de destacar?

Escreva sobre uma ou mais. Se possível, dê também um pouco de contextualização.

Quais seriam as maneiras significativas de discutir questões emergentes na comunidade GLAM?

Que tipo de comunidade, plataformas e formatos facilitariam discussões frutíferas e propor soluções para os problemas?

Diversidade, equidade e inclusão

Como o DEI deve ser levado em consideração nas atividades GLAM e nas experiências de aprendizagem?

DEI no assunto das contribuições GLAM

Como preencher lacunas de conteúdo em materiais GLAM? Como abordar e engajar essas comunidades?

DEI nas práticas GLAM

Como equilibrar entre abrir e proteger os aspectos culturais sensíveis das comunidades possivelmente sub-representadas? Que tipo de diretrizes seriam necessárias para trabalhar com materiais sensíveis? Como os voluntários e defensores podem ser conscientizados sobre as sensibilidades culturais, e como elas podem ser negociadas nas práticas cotidianas dos projetos abertos?

DEI como parte do design de materiais de aprendizagem

Como as diferentes habilidades devem ser levadas em consideração na criação dos materiais de aprendizagem. Como são abordados os aspectos culturais e as diferentes linguagens?

Criando uma comunidade

Como as diferentes comunidades no cenário GLAM mais amplo podem se unir?

Canais

Quais canais existem, quais são suas limitações e como fazer interações máximas?

Eventos

Quais eventos recebem participantes em todos os setores, onde as comunidades podem se misturar? Como ampliar o alcance dos participantes desses eventos?

Outro

Que outras maneiras você pode pensar para encorajar a criação de uma comunidade através de diferentes barreiras?

Impacto

Que tipo de impacto os projetos GLAM precisam transmitir para as diferentes partes interessadas? Como essas evidências podem ser coletadas e comunicadas?

Impacto

Que tipo de impacto os projetos GLAM têm? O que eles precisam transmitir para as diferentes partes interessadas?

Avaliação

O que precisa ser avaliado e para quais propósitos? Como pode ser comunicado?