Política de renomeação global

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global rename policy and the translation is 91% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
GRP
Esta página descreve os padrões e recomendações relacionados à renomeação global de contas em diversas wikis da Fundação Wikimedia, feita por Stewards e renomeadores globais .

Contexto

Uma conta global é um nome associado a um único usuário em todas as wikis da Fundação Wikimedia, com contas locais unificadas em uma conta global única. No passado, a única maneira de alterar o nome de um usuário unificado era renomear individualmente cada conta local. Esta era uma tarefa bastante árdua que demandava muito tempo, tanto para os stewards como para os usuários, que tinham de contatar os burocratas locais (que realizavam as renomeações locais) em cada wiki com burocratas ativos. Este processo levou muito tempo, haja vista a grande dificuldade em coordenar as renomeações através de diversas wikis e os burocratas nelas envolvidos.

Esta política destina-se a regulamentar o uso da ferramenta de renomeação global, que foi desenvolvida para simplificar enormemente este processo. Tal funcionalidade permite renomear uma conta global em conjunto com todas as contas locais anexadas.

Política

Esta política permite aos stewards e aos renomeadores globais alterar o nome de uma conta local como parte de uma renomeação global, sem iniciar um pedido local. Esta política aplica-se a todas as wikis, nas quais o usuário tenha uma conta com login unificado e seja elegível a uma mudança de nome, mesmo se a wiki local tiver um burocrata ativo. Sem a supervisão de um administrador do sistema (por exemplo: Legoktm, Hoo man) não se deve renomear contas com mais de 100 000 edições totais.

Para que a renomeação global seja avaliada, o pedido deve atender todos os seguintes critérios:

  • O novo nome é cuidadosamente escolhido. Pedidos frívolos, repetidos ou inapropriados serão rejeitados. Os usuários serão notificados se o nome for conhecido por violar uma política local, mas o renomeador global, no entanto, pode não estar a par de todas as políticas locais. Se um nome violar uma política local, a conta local pode ser bloqueada pelos administradores localmente, e o usuário deverá resolver este problema na wiki em questão; possivelmente, mediante a solicitação de outra mudança de nome (global). Isto se aplica, obviamente, a usuários que se tenham registrado com um nome que viola as normas, e àqueles que foram renomeados para um nome desta natureza.
  • O antigo nome é devida e visivelmente ligado ao novo nome em qualquer wiki em que o usuário está ativo ou possui um histórico de conflitos ou bloqueios.
  • O usuário não está buscando a mudança de nome para esconder ou ofuscar uma má conduta.
  • O novo nome não está registrado em nenhuma wiki (uma renomeação global não é tecnicamente possível se existem contas anexadas ou desanexadas que estejam associadas ao nome de usuário solicitado).

Solicitando uma renomeação global

A maioria das renomeações globais pode ser solicitada através da interface Special:GlobalRenameRequest, em qualquer wiki, ou na página Steward requests/Username changes, em se tratando de casos mais complexos.

Qualquer pedido em privado pode ser enviado para renamers@wikimedia.org (formulário de e-mail). Se você não estiver seguro sobre como formular o seu pedido na página SRUC, poderá enviar uma mensagem a este endereço de e-mail para que façamos a renomeação da sua conta. Ao solicitar uma mudança de nome via e-mail, assegure-se de seguir as orientações acima, informar o seu nome de usuário atual e o nome solicitado, e também realizar uma confirmação na própria wiki.

Usurpação

Existem alguns requisitos para a usurpação de contas apenas locais, e possivelmente para contas globais. Tais requisitos de política serão tratados separadamente, embora sejam mencionados aqui por uma questão de clareza. Atualmente, todas as decisões envolvendo a usurpação de contas cabem aos stewards, e são tomadas em função da análise de cada caso.

Ver também