Grants:MSIG/Exemplos/Avaliação das Necessidades de Desenvolvimento de Competências

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:MSIG/Examples/Skill Development Needs Assessment and the translation is 100% complete.

Before you apply

In November 2021, Skill Development was selected as a priority for Movement Strategy implementation. In partnership with the Community Development Team, several tracks have been identified to start implementing the initiatives of “31: Global approach for local and skills development” and “32: Leadership development plan”.

You are not obliged to follow any of these three tracks in your application, but they are meant to help you formulate your approach to implementing these initiatives and to structure the review process. Additionally, there’s an example provided to each track to help guide your grant proposal.

Tracks

The proposed three tracks are as follows:

  1. Needs Assessment for Skills Development. Assess and define the skill development needs of a community or region. This involves conducting needs assessment research to understand learner profiles and needs. Based on the research, the grantee should be able to identify and define the priority skills of a community or region.
  2. Translation of a Learning Resource. Translate, localize and re-launch an already existing skill development resource for your local community. The grantee will need to find and outline the skill development resource they plan to adapt for their community. The grantee’s responsibilities include finding the suitable resource, translating the material and localizing or adapting it for their audience.
  3. Creating a New Learning Resource or Activity. Create and deliver a skill development activity that helps learners develop skills needed to sustain and grow our movement (for more information, see the sections: Skill Development Activities and skills). This may involve some research into previous resources or activities to understand their impact and how they have been used in the past. It also includes fully planning and launching the new resource or activity in a community. You can refer to the extended guidance and tips for creating a new activity.

Examples

  1. Needs Assessment: Example of a needs assessment for skills development grant proposal
  2. Translation: Example of a grant proposal for translating a learning resource
  3. Creation: Example of a grant proposal for creating a new learning resource or activity
statusrascunho
xx.wikipedia.org
Este é um exemplo inventado de uma proposta de grants bem organizada sobre a avaliação de necessidade de desenvolvimento de competências.
targetThe Hobbitish Wikipedia community
start date15 Novembro
start year2021
end date15 Março
end year2022
budget (local currency)(n.d.)
budget (USD)(n.d.)
grant typeOrganização
granteeFrodo Baggins
contact(s)• SGamgee(_AT_)hobbiton.org• Merry(_AT_)hobbiton.org
organization (if applicable)• Wikimedians of the Middle Earth
join
endorse

As inscrições não precisam ser em inglês. Por favor, preencha o formulário no seu idioma preferido.

O seguinte é um exemplo inventado do que pode ser uma solicitação de grant bem estruturada para o desenvolvimento de habilidades. Não é obrigatório o seguinte: pode ser um ponto de partida ou uma referência para ajudar a formular a sua própria solicitação de subvenção. Sua solicitação deve cumprir tanto os critérios dos grants (que são mostrados neste exemplo), como teus próprios objectivos particulares.

Sumário

Este é um exemplo para um projeto de avaliação de necessidades para uma comunidade crescente de voluntários que querem melhorar suas habilidades. A comunidade hipotética que está solicitando a subvenção nunca havia realizado tal avaliação de necessidades. Conseqüentemente, eles têm que entender as habilidades nas quais devem se concentrar para fazer crescer sua comunidade.

A comunidade hipotética centra-se numa língua concreta com um wikiprojeto de tamanho mediano. No entanto, há línguas "menores" que estão estreitamente conectadas com elas geográfica e culturalmente. O apoio a este tipo de comunidades menores também faz parte do exemplo de grant.

Objetivo do Projeto

Quais serão os resultados de seu projeto e como esses resultados contribuirão para o avanço de uma iniciativa específica do Movement Strategy?

Em que iniciativa específica da Movement Strategy se centra seu projeto e por que? Por favor, seleciona uma das iniciativas descritas
31. Abordagem global para o desenvolvimento de competências locais - coleta de dados, correspondência entre pares, mentoria, reconhecimento"". O desenvolvimento das competências é uma prioridade para nossa comunidade. Embora nossa comunidade tenha crescido várias vezes em tamanho nos últimos anos, não houve um crescimento paralelo em nossas atividades organizadas e detentores de direitos de usuário. Existem certas barreiras em termos de habilidades que estão impedindo as pessoas de contribuir em certas áreas, mas gostaríamos de começar identificando-as através da "coleta de dados", antes de passar para outras etapas

Contexto do Projeto

Quando pretende começar esse projeto e quando pretende terminar?
Data de início: 15 de novembro de 2021 Data de finalização: 15 de março de 2022
Onde as atividades do seu projeto irão acontecer?
O projecto acontecerá online:
  • Planos de pesquisa e materiais serão criados no Google Docs/Sheets e na ferramenta para questionários Qualtrics.
  • A pesquisa será conduzida usando Qualtrics nos questioários e Skype para entrevistas frente a frente
  • A análise será conduzida através de Google Sheets
  • Os relatórios serão escritos e compartilhados em xx.wikipedia.org
Que desafios específicos o projeto pretende resolver? E de qual oportunidades planejam aproveitar para resolver o problema?
Quais dificuldades que esse projeto pretende abordar:
  • Falta de informação sobre as necessidades de capacitação: Até onde sabemos, nossa comunidade nunca realizou uma avaliação de desenvolvimento de competências. Embora a comunidade não possua conjuntos de competências para lidar com tarefas avançadas em várias áreas, não sabemos quais competências são prioridade e quem as precisa desenvolver, o que torna difícil o trabalho de criar recursos para o desenvolvimento de competências.
As oportunidades que este projecto aspira aproveitar:
  • Crescimento da comunidade: Embora ainda nos faltem capacidades, o tamanho de nossa comunidade tem aumentado, o que significa que há mais pessoas disponíveis para aprender novas habilidades e usá-las para progredir em nosso trabalho.
Esse projeto pretende aplicar um dos exemplos compartilhados na chamada de grants e, em caso afirmativo, qual?
N/A: Isto, em si mesmo, é um exemplo.

Atividades do Projeto

Que atividades específicas serão realizadas durante este projeto? Por favor, descreva as atividades específicas que serão realizadas durante este projeto.
Realizaremos a avaliação de competências com os seguintes passos:
  1. Desenvolver um questionário sobre as competências da comunidade: Primeiro vamos concordar sobre o grupo exato de voluntários que queremos buscar, depois vamos desenvolver uma pesquisa com base no Mapa de Competências da Comunidade. A pesquisa será tanto uma avaliação das necessidades, para definir quais são as habilidades que faltam à comunidade, quanto uma pesquisa para definir também quais são as habilidades que a comunidade já possui. A pesquisa será traduzida para o idioma local para uso futuro. Também será alocado um orçamento para traduções para alguns dos idiomas estreitamente ligados e marginalizados, cujas comunidades podem estar interessadas e provavelmente precisarão de apoio.
  2. Coleta de dados: O questionário será distribuído o máximo possível entre a comunidade. Vamos anunciá-lo e preenchê-lo coletivamente durante as reuniões da comunidade, e também realizaremos entrevistas individuais para coletar verbalmente as respostas (para aqueles que preferem). Esperamos receber respostas de uma mostra diversas como: recém-chegados, administradores, editores, colaboradores técnicos e outros.
  3. Definição das necessidades: Será contratado um analista profissional para examinar os dados, categorizá-los e extrair as necessidades: Não só de nossa comunidade como também de grupos individuais dentro dela (por exemplo: recém-chegados). A avaliação das necessidades não só mostrará as áreas onde o treinamento é necessário, mas também como o treinamento deve ser melhor conduzido (por exemplo, com que ferramentas e em que tópicos exatos?). Os resultados serão compartilhados em um relatório público.
  4. Priorização: Uma vez identificadas as necessidades, realizaremos uma reunião geral com a comunidade e uma discussão de acompanhamento na Wikipédia para chegar a um acordo sobre as prioridades. Elas serão acrescentadas ao nosso relatório final, e esperamos usá-las para solicitar um grant futuro na "etapa 3: criar e entregar".
  5. Compartilhamento: Nossas necessidades e prioridades finais serão compartilhadas não apenas localmente, mas também dentro de um "mapeamento global" mais amplo para ajudar a representar as necessidades específicas de nossa região entre o resto das comunidades Wikimedia.
Como pensam manter as comunidades informadas sobre os avanços e resultados do projeto? Por favor, acrescente os nomes ou nomes de usuários das pessoas responsáveis por manter a comunidade informada
Solicitação de grant:
  • Anunciaremos o pedido de grant à nossa comunidade em seu planejamento, bem como a decisão de aprovação, caso o recebamos. Pedido de participação:
  • A chamada para participação será abertamente compartilhada no canal comunitário, incluindo: esplanada, IRC e a lista de mailing.
  • O alcance de certos grupos pode ser realizado através das mídias sociais ou de outros.
  • Serão realizadas reuniões comunitárias para reunir o maior número possível de pessoas. Compartilhando os resultados:
  • O relatório final do projeto de pesquisa será compartilhado através dos mesmos canais: esplanada, mailing e IRC.
  • Será organizada uma reunião para apresentar os resultados finais e compartilhar nossos planos para o próximo grant, a fim de desenvolver as habilidades necessárias na comunidade.
  • Os resultados serão compartilhados na avaliação e levantamento das necessidades globais de desenvolvimento de competências para ajudar a representar o contexto específico de nossas comunidades.
Quem será responsável por entregar este projeto e quais são seus papéis e responsabilidades?
O projeto será dirigido por um grupo de voluntários da comunidade xx.wikipedia. As funções incluirão:
  • Divulgação: Anunciar o projeto, distribuir pesquisas e compartilhar os resultados.
  • Facilitação: Facilitar as entrevistas individuais e as reuniões da comunidade.
  • Logística: Entrega da pesquisa e relatórios para tradução e contratação de um analista freelancer para processar os dados.
  • Desenho da pesquisa: Cuidadosamente desenvolver os questionários para coletar os dados relevantes. Esta etapa pode exigir a colaboração do analista de dados.
  • Redação de relatórios: Além do relatório de dados (feito pelo analista), um voluntário será responsável por escrever um relatório sobre a execução e finanças do projeto.
  • Tradução: Serão contratados tradutores freelance (os idiomas são mencionados na seção de informações adicionais).

Informação Adicional

Se suas atividades incluem discussões na comunidade, qual é o seu plano para garantir que as conversas sejam produtivas? Forneça um link para a Política Amigável ou UCoC que será implementada para apoiar essas discussões.
Se suas atividades incluem eventos ou atividades presenciais, será necessário concluir as etapas descritas no Protocolo de avaliação de risco. Forneça um link para sua cópia completa da ferramenta de avaliação de risco.
(n.d.)
Se suas atividades incluem o uso de ferramentas online pagas, descreva quais são essas ferramentas e como você pretende usá-las.
  • Podemos solicitar qualquer ferramenta que o analista de dados nos peça para realizar seu trabalho.
  • Temos atribuído o orçamento para uma única ferramenta empresarial de preço regular com uma assinatura de um mês. Não obstante, manteremos o orçamento flexível.
Suas atividades incluem a tradução de materiais, e se sim, em quais idiomas a tradução será feita? Favor incluir detalhes sobre os responsáveis pela realização das traduções.
Nós iremos traduzir o questionário e relatório nas seguintes línguas:
  • A língua principal de nossas comunidades locais.
  • Até 2 idiomas a mais para apoiar às comunidades mais próximas.
Há algum outro detalhe que você gostaria de compartilhar? Considere a possibilidade de fornecer fundamentos, resultados de pesquisas ou discussões comunitárias, e qualquer outra informação similar, que dê mais contexto ao seu projeto proposto.
(n.d.)