Grants:Project/MSIG/Alebasi24/Perspectivas para a Carta do Movimento

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
statusFunded
MC Ambassadors Program for the Brazilian community focusing on women and in collaboration with the group WikiMulheres+
Como parte deste programa, eu Alebasi24 junto com outra wikimedista voluntária, CalliandraDysantha, conversaremos sobre a Carta do Movimento e a Estratégia 2030 do Movimento Wikimedia com a comunidade do coletivo de mulheres WikiMulheres+. O objetivo é facilitar e mediar a participação dessas pessoas neste debate. A necessidade disto encontra-se na atual sub-representação da comunidade de língua portuguesa dentro das discussões globais do Movimento, principalmente por esta ser uma comunidade grande e diversa, com várias demandas diferentes. Assim, facilitar a participação deste coletivo em específico - por meio do acesso e documentação de suas dúvidas, comentários e propostas - é útil para a ampliação da discussão sobre a Carta do Movimento. Ademais, também possibilita a difusão das direções da Estratégia 2030, como um todo.
targetComunidade lusófona de pessoas editoras parte do WikiMulheres+
start date01 de Dezembro
start year2022
end date20 de Dezembro de 2022
end year2022
budget (local currency)R$3746,17
budget (USD)710 USD
grant typepessoas individuais em dupla
granteeAlebasi24
contact(s)• isabela.terreira(_AT_)gmail.com
join
endorse
Review your report

A candidatura pode ser apresentada na língua de sua preferência. Não é necessário apresentar o projeto em inglês.

Objetivo do projeto[edit]

Quais serão os resultados do seu projeto e como contribuirão para o avanço de uma Iniciativa da Estratégia do Movimento específica?

Qual Iniciativa da Estratégia de Movimento seu projeto aborda e por quê? Por favor, selecione uma das iniciativas descritas aqui
24. Carta do Movimento, dentro da recomendação 4. Assegurar a equidade nas tomadas de decisão.

A Carta do Movimento não é muito difundida na nossa comunidade, sendo difícil conseguir engajamento e atenção dessa comunidade, que é bastante grande e diversa; Assim, apresentar a Carta e possibilitar debates sobre ela, através de formulários e de encontros online, ajudará a coleta de informações sobre a comunidade lusófona, isto é, suas demandas, opiniões e reflexões para aumentar seu o engajamento da sobre a Carta.

Contexto do projeto[edit]

Quando pretende começar este projeto e quando será concluído?
01 Dezembro 2022 - 20 Dezembro 2022
Onde acontecerão as atividades do seu projeto?
Google Forms e Google Meet, com difusão on e off-wiki.
Você está colaborando com outras comunidades ou afiliados da Wikimedia neste projeto? Indique as parcerias estabelecidas para alcançar o objetivo do projeto.
Nós estaremos colaborando com o coletivo WikiMulheres+.
Que questão ou desafio seu projeto visa resolver? Quais oportunidades planeja aproveitar para resolver esse problema?
Nós queremos conhecer diferentes vozes dentro da Movimento Wikimedia na Lusofonia, apresentando aos usuáries os itens já escritos na Carta do Movimento e questionando-os sobre os diferentes aspectos que a Carta contém, além de perguntar às pessoas quais são suas demandas em relação à comunidade, tomada de decisões e lugar dentro da comunidade.
Este projeto visa colocar em prática um dos exemplos compartilhados na chamada de candidaturas? Em caso afirmativo, qual deles?
Tradução, organização de conversas e coleta e compartilhamento dos comentários acerca dos itens da Carta que já estão disponíveis para leitura e discussão, a saber: 1) Preâmbulo, 2) Valores e Princípios e 3) Papéis e Responsabilidades. A finalidade é discutir os textos dos capítulos publicados (3) para ver se estão alinhados com a visão da comunidade sobre esses tópicos/capítulos específicos. O compartilhamento dos resultados desta atividade serão publicados no âmbito do Fórum da Estratégia do Movimento, por este ser um espaço amigável, com facilidade na comunicação multilíngue e específico para o tema proposto.

Atividades do projeto[edit]

Quais atividades serão realizadas por este projeto? Por favor, descreva.
Elaboração de um formulário para envio ao coletivo selecionado como alvo deste pedido, com agendamento de conversas subsequentes com pessoas disponíveis para conversar aprofundadamente sobre a Carta e suas impressões sobre ela, segundo datas propostas abaixo.
- 10 de Dezembro: envio de formulário para contato assíncrono;
- 10 a 15 de Dezembro: agendamento de conversas com usuárias acerca da carta;
- 15 a 18 de Dezembro: sistematização e publicação de resultados via Fórum de Pessoas Embaixadoras.
Como pretende manter as comunidades Wikimedia atualizadas sobre o progresso e os resultados deste projeto? Indique quem serão as pessoas responsáveis por este trabalho (indique seus nomes de wikimedistas)
Alebasi24
Quem serão as pessoas responsáveis pela realização deste projeto e quais são seus papéis e responsabilidades?
Alebasi24: tradução, criação do formulário, agendamento de conversas e relatórios necessários.
CalliandraDysantha: criação do formulário, agendamento de conversas e relatórios necessários.


Informações adicionais[edit]

Se as atividades do projeto incluem conversas com a comunidade, existe um plano para que as discussões sejam produtivas? Indique o link da Política de Espaço Amigável ou Código Universal de Conduta que vigorará durante esses encontros para promover um ambiente seguro e participativo.
Nós queremos acolher as pessoas, então utilizaremos as Friendly space policies.
Se as atividades do projeto incluem o uso de ferramentas online pagas, descreva quais são essas ferramentas e como pretende usá-las.
Não haverá uso de ferramentas online pagas.
As atividades do projeto incluem a tradução de materiais? Em caso afirmativo, em quais idiomas a tradução será feita? Por favor, acrescente informação sobre as pessoas responsáveis ​​pelas traduções.
As atividades envolverão a tradução das páginas Movement Strategy/Recommendations/Ensure Equity in Decision-making e Movement Charter/Frequently Asked Questions para o Português brasileiro.
Há outras questões que gostaria de compartilhar? Considere incluir justificativas, resultados de pesquisas e informações coletadas durante conversas com a comunidade, ou qualquer outro conteúdo associado que possa ampliar o entendimento sobre o contexto sobre o projeto proposto.

Resultados[edit]

Após o término das atividades, precisaremos ser capazes de entender o plano de implementação em sua comunidade. Nesse sentido, será necessário preparar um documento detalhando esse plano, que deve abordar uma das iniciativas da estratégia do movimento. Este relatório pode ser preparado através do Meta-wiki usando o botão Compartilhe seus resultados nesta página. O relatório pode ser preparado no idioma de sua preferência (não é necessário redigi-lo em inglês).

Neste relatório, deverá constar:

  • Um link para o documento do plano de implementação ou página da Wikimedia
  • Descrição das atividades realizadas para o desenvolvimento do plano
  • Descrição sobre onde e como foi feita a divulgação do seu plano para as comunidades relevantes
  • Relatório sobre como o financiamento foi gasto

O esboço do plano de implementação deve abordar as seguintes questões de forma clara:

  • Qual iniciativa ou objetivo da estratégia do movimento está sendo abordado?
  • Quais atividades serão realizadas para abordar essa iniciativa?
  • Quais são os resultados esperados? De que maneira esses resultados abordam a iniciativa de estratégia de movimento?
  • Como medirá ou avaliará suas atividades? Que ferramentas ou métodos serão utilizados para avaliar suas atividades?

Para criar um esboço de um plano de implementação recomendamos o uso de um modelo lógico, que ajudará você e sua equipe a refletirem sobre metas, atividades, resultados e outros fatores, de forma organizada. Consulte os seguintes recursos para criar um modelo lógico:

Por favor, confirme abaixo que você entregará um documento com um esboço do seu plano de implementação antes do término do período do subsídio recebido:

  • Eu confirmo entregar um documento com um esboço do meu plano de implementação antes do término do período do subsídio recebido. Alebasi24 (talk) 15:03, 28 November 2022 (UTC)

Caso deseje, você também pode incluir informações sobre participação e representação em suas atividades. Por favor, inclua quaisquer resultados adicionais que queira relatar abaixo:

Orçamento[edit]

Como usará os recursos que está solicitando? Faça uma lista dos gastos. Não se esqueça de incluir o valor total e atualize este valor no Probox no topo da sua página também!

  • Facilitação: 100 USD
  • Documentação: 186 USD
  • Tradução: 100 USD
  • Coordenação: 224 USD
  • Refeições: 200 USD


VALOR TOTAL SOLICITADO em USD: 710 USD

Concluindo sua candidatura[edit]

Quando a sua candidatura estiver pronta, faça o seguinte:

  • Mude o estado da candidatura de status=draft para status=proposed no modelo {{Probox}}.
  • Entre em contato com strategy2030(_AT_)wikimedia.org para confirmar o envio, e também caso precise de qualquer ajuda relacionada com sua candidatura.

Apoios[edit]

Notas de apoio por parte da comunidade (especialmente de fora da sua comunidade específica) serão tidas em consideração durante a avaliação da sua candidatura. Todas as pessoas da comunidade estão convidadas a apoiar o seu projeto aqui!