Grants: Regiões/América Latina e Caribe/Chamada Aberta Para o Comitê 2022 Convocação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Grants:Regions/LATAM and The Caribbean/LAC Committee Open Call 2022 and the translation is 93% complete.
Outdated translations are marked like this.
Chamada Aberta do Comité de Fundos Regionais da América Latina e Caribe (LAC)

Este é um chamado para convidar os Wikimedians e os defensores do Conhecimento Livre a fazer parte do comitê regional de financiamento da América Latina e Caribe (LAC) que colabora com a Equipe de Recursos Comunitários (CR) da Wikimedia Foundation para implementar o relançamento da estratégia de financiamento. O principal papel do comitê é contribuir para o pensamento estratégico para compreender as complexidades da região da LAC e tomar decisões de financiamento para as candidaturas na região, fornecendo conhecimento e experiência aos candidatos para apoiar o bom funcionamento das atividades do movimento. Se você estiver interessado em moldar decisões de financiamento na região da América Latina e Caribe, em dar vida a novas idéias e programas, ou tiver conhecimento e experiência para compartilhar com os organizadores e líderes do movimento Wikimedia, por favor, revise todas as informações abaixo e considere submeter sua inscrição. Buscamos um equilíbrio na composição do comitê entre Wikimedians novos e experientes, juntamente com especialistas de outros campos de conhecimento que são relevantes para o avanço da Wikimedia mission.

Participe do Comité Regional de Fundos de Latinoamérica e Caribe(ALC ou LAC).

De que se trata tudo isto?

Em 2021, a Equipe de Recursos Comunitários lançou sua estratégia de grants alinhada com a direção estratégica 2030 e as recomendações da estratégia do movimento. Estes esforços ajudarão a construir um movimento próspero focado na equidade e no apoio às comunidades de Wikimedia. Durante nossas consultas, recebemos valiosos comentários sobre a criação de programas de grants mais acessíveis. Uma dos principais feedbacks girou em torno da importância de permitir que as comunidades locais se responsabilizem e se apropriem mais da definição de prioridades em suas regiões. distribuindo fundos para determinados tipos de iniciativas e garantindo a participação das organizações parceiras aliadas. Cada um destes processos se beneficia muito da experiência existente, de novas ideias e da conscientização das habilidades necessárias para as comunidades locais.

Quem pode participar do Comité LAC?

  • Membros da comunidade Wikimedia, tanto colaboradores recém chegados/as como experientes são bem-vindos/as.
  • Membros voluntários dos Conselhos das afiliadas da Wikimedia.
  • Membros de organizações alinhadas com nossa missão.
  • Pessoas que trabalham ou têm experiência nas regiões de interesse.

Quem não é elegível para participar do Comité LAC?

  • Qualquer pessoa que receba compensação através de uma afiliada de Wikimedia ou de um projeto de grant do Fundo de Apoio Geral, do Fundo de Alianças de Wikimedia ou do Fundo de Pesquisas. (isto exclui parceiros que sejam beneficiários de um fundo rápido).
  • Funcionários vinculados a projetos financiados pela Fundação Wikimedia dentro de organizações aliadas.
  • Qualquer pessoa que receba compensação por uma função remunerada na Fundação Wikimedia.

Qual é a importância disto?

A Equipe de Recursos Comunitários espera que os Comités Regionais se tornem estruturas que prosperem com os princípios de tomada de decisões participativa e subsidiariedade. Os Comités Regionais terão que trabalhar visando estabelecer um ambiente que apoie a participação, a representação e a alocação de recursos. Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de Comités Regionais que representem e atendam as necessidades de muitas comunidades do movimento, incluindo aquelas baseadas em género, etnia, idade e geografia, entre outras características.

Como serão selecionados os novos membros do Comité LAC?

  • Chamada de candidatos para integrar o Comité LAC
  • Depois das nomeações iniciais, será realizado um processo de revisão para confirmar os membros dos comités. Esta revisão será realizada pela Equipe de Recursos Comunitários, a Equipe de Revisão de Confiança e Segurança e os atuais candidatos à revisão do Comité LAC. Afiliadas regionais e membros da comunidade serão convidados a darem seu feedback.
  • O Comité LAC e a Equipe de Recursos Comunitários selecionarão os novos membros do comité.
  • A divulgação dos novos membros do Comité acontecerá em setembro de 2022.

Quais são as funções e responsabilidades dos membros do comité?

  • Apoiar a construção de uma base sólida para o trabalho produtivo do comité, incluindo:
    • manter o funcionamento, as funções e os princípios do comitê para processos-chave, como a revisão de propostas e a tomada de decisões
    • apoiar as comunicações com novos órgãos importantes do movimento, tais como o Conselho Global e os centros regionais,
    • compartilhamento de experiência e contexto dentro e entre comitês para construir as capacidades necessárias
  • apoiar de forma rotineira a Equipe de Recursos Comunitários, solicitantes e beneficiários por meio de:
    • compartilhar os conhecimentos, as experiências e o contexto regional ao longo do processo de grants,
    • identificar oportunidades para atender as necessidades das comunidades em relação a recursos, representação e compartilhamento de poder.
    • tomar decisões sobre propostas de apoio à região.
  • Os membros do Comité devem compreender e valorizar a diversidade, incluindo as diferenças culturais, linguísticas e de género.

Qual é nosso enfoque para a concessão de grants?

Seguimos um enfoque da filantropia baseada na confiança, centrada nestes valores fundamentais adaptados do [Projeto de filantropia baseada na confiança $tbpp].

  1. Seguimos um enfoque da filantropia baseada na confiança, centrada nestes valores fundamentais adaptados do [Projeto de filantropia baseada na confiança $tbpp].

Reconhecer as iniquidades raciais, econômicas, políticas, linguísticas, culturais e outras nas quais operamos e adotar um enfoque interseccional contra a opressão para mudar práticas e comportamentos que perpetuam danos.

  1. Redistribuição do poder:

Estar disposto a compartilhar o poder com parceiros grantees e comunidades que estão mais próximas das questões que procuramos abordar.

  1. Relações centradas em: Priorizar relacionamentos saudáveis, abertos e honestos pode nos ajudar a navegar pela complexidade do nosso trabalho e nosso mundo com maior confiança e eficácia.
  2. Parcerias dentro de um espírito de serviços: Apoiar e colaborar, em vez de ditar o que é necessário. Liderar com confiança, respeito e humildade.
  3. Assumir a responsabilidade: Nosso trabalho só será bem-sucedido se nos responsabilizarmos perante aqueles que procuramos apoiar.
  4. Abraçar a aprendizagem: Só podemos avançar no impacto se nos mantermos abertos a aprendizagem à medida que avançamos e abraçarmos as oportunidades de crescimento e evolução ao longo do caminho.

O comitê é baseado em um modelo participativo de concessão de grants. Este modelo participativo garante que o financiamento de esforços comunitários dentro do movimento seja diverso, igual e inclusivo. Essa prática se alinha com a recomendação 4 da estratégia do movimento. Garantir a Equidade na Tomada de Decisões: Estabelecer responsabilidades e responsabilização compartilhadas pela tomada de decisões e distribuição de recursos.

Quais são as principais etapas?

As principais etapas deste processo são:

  • Agosto
    • Chamada para inscrições de potenciais candidatos/as ao Comitê LAC
  • Agosto a setembro
    • A equipe de Recursos Comunitários, a equipe de Revisão de Confiança e Segurança e o atual Comitê do America Latina e do Caribe analisam os candidatos, com afiliadas regionais e membros da comunidade proporcionando feedback.
    • O Comité LAC e a Equipe de Recursos Comunitários selecionarão os novos membros do comitê.
    • Divulgação dos novos membros do comitê
  • De setembro em diante

¿Qué otras cosas debo saber sobre el Comité Regional de LAC?

  • Número desejado de novos membros do comitê: O comitê atual é composto por 11 membros (do México e da América Central (3): dois do México e uma pessoa de El Salvador; do Caribe (1): uma pessoa do Haiti; e da América do Sul (8): dois do Brasil e uma pessoa da Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela). Gostaríamos de aumentar o número de membros do comitê em até 5 novos membros.
  • Treinamento: Treinamento será oferecido aos membros do comitê visando apoiar as revisões, discussões e tomadas de decisão.
  • Expectativas: Espera-se que os membros do comitê se comprometam com as seguintes políticas e princípios visando apoiar o diálogo construtivo com candidatos e grantees:
  • Apoio financeiro: Os membros do comitê serão ressarcidos por todos os custos relacionados à participação no Comitê, incluindo custos de dados, transporte, creche e refeições. Ressarcimentos adicionais ainda não foram definidos
  • Frequência das reuniões: O trabalho do comité pode variar de mês para mês. No início, será necessário tempo para treinamento, bem como durante a revisão das solicitações nas duas rodadas anuais. Outros momentos podem demandar menos tempo focado em comunicação e mentoria.
  • Idioma de trabalho: O Comitê LAC trabalha em espanhol, português e francês, com o apoio de serviços de tradução e interpretação.
  • Tempo de participação: Gostaríamos que os primeiros membros do Comité se comprometessem a participar por um período mínimo de dois anos e um período máximo de quatro anos, (com a opção de prorrogar este período caso exista uma falta de membros novos ou experientes para participar). Será implementado um sistema de rotatividade de membros para que o Comitê sempre tenha pessoas com experiência.

Critérios de seleção

Algumas das qualidades desejadas, porém, nem todas são exigidas, que procuramos nos membros do comité são:

  • Forte capacidade para participar efetivamente na tomada de decisões de forma colaborativa e para compartilhar pensamentos no contexto de um comité, (por exemplo, saber a hora certa de falar e escutar, capaz de dar e receber feedback sincero de forma não conflituosa, capaz de pensar estrategicamente em alto nível, aberto a mudar de opinião, capaz de receber ajuda, empático e amável)
  • Que esteja alinhado com os valores da direção estratégica 2030 e as recomendações da Estratégia do Movimento. Que esteja alinhado com os valores da filantropia baseada na confiança que apresentamos na seção "Qual é nosso enfoque para a concessão de grants?".
  • compreensão ou vontade de aprender sobre [US$1 de concessão participativa].
  • Um comprovado compromisso de compartilhar habilidades e experiência, e de ajudar outros a crescerem.
  • experiência e habilidades profissionais e/ou voluntárias, tais como trabalho de revisão de comitês, tais como gerenciamento de orçamento e habilidades de revisão, implementação de projetos financiados, experiência em governança de comitês e/ou afiliadas da Wikimedia e/ou organizações não-governamentais, compreensão do movimento Wikimedia.
  • Experiência com programas da Wikimedia, além de contribuições para projetos online.
  • experiência relacionada à diversidade, eqüidade e inclusão para ajudar a promover e apoiar a eqüidade do conhecimento na América Latina e no Caribe.
  • Experiência no aumento da diversidade geográfica, de género ou etária, ou experiência com diferentes projetos de Wikimedia ainda não representados.
  • experiência em áreas temáticas como cultura e patrimônio, gênero, educação, defesa dos direitos humanos ou mudança climática na região.

Neste momento, o comitê visa manter e/ou aumentar a diversidade em sua composição geográfica, lingüística e cultural. Queremos dar prioridade às pessoas de fora do movimento, bem como às de comunidades estruturalmente marginalizadas na região, como as que se identificam como indígenas e/ou afro-descendentes.

Como se inscrever

Participe do Comité Regional do LAC

La fecha límite para presentar solicitudes para el Comité Regional de LAC es el 11 de septiembre de 2022. Las solicitudes pueden presentarse en el idioma de A prazo para se candidatar ao Comité Regional de LAC é 11 de setembro de 2022. Para se inscrever para participar deste Comitê, forneça uma declaração na página de [[1]] com as seguintes informações:

Em que país você está baseado?
  • Conta-nos a respeito de ti e do porquê queres integrar o Comité Regional. Considere a possibilidade de responder a algumas das perguntas a seguir, ainda que não é necessário responder a todas elas em sua solicitação. Sua declaração não deve ultrapassar 500 palavras.
    • Qual é sua participação atual no movimento Wikimedia ou no Ecossistema do Conhecimento Livre?
    • De que maneira você acha que pode contribuir para o desenvolvimento das funções, responsabilidades e formas de trabalho do comitê?
    • O que você faria para tornar a tomada de decisões mais participativa e estabelecer uma relação de confiança com os candidatos e parceiros beneficiários?
    • Como você acha que o Comité poderia melhorar a concessão de grants para gerar um maior impacto?
    • Por que você acha que o comitê precisa de alguém com suas qualidades, especialmente em relação às necessidades atuais do comitê, conforme delineadas no chamado?

As solicitações também podem ser enviadas para lac_fund(_AT_)wikimedia - org para revisão. Você não precisa postar sua aplicação no Meta-wiki. Favor indicar na linha de assunto Candidatura ao Comitê Regional LAC e seu nome ou nome de usuário para maior clareza (por exemplo, Assunto: Candidatura ao Comitê Regional LAC - Maria Gomez). Favor notar que após recebermos seu pedido por e-mail, publicaremos seu nome de usuário e/ou nome completo no Meta-wiki. Isto é para garantir um processo de aplicação mais transparente.