HumaniData/O Projeto

Início | Webinar | Editatona Ciência Aberta na América Latina (Unicamp) | Editatona CHTDH (USP) | O Projeto |
Quem somos
[edit]Membros
[edit]História
[edit]Fundado em abril de 2020 sob o nome de "História na Wiki", o grupo surgiu com o objetivo de promover a visibilidade e a acessibilidade da produção intelectual em História por meio de projetos Wikimedia. Em fevereiro de 2025, o grupo passou por uma reestruturação, ampliando seu escopo para abranger outras áreas do conhecimento, consolidando-se como HumaniData.
Inicialmente, com o História na Wiki, o projeto foi concebido como uma iniciativa de História Pública, com o objetivo de divulgar o potencial das plataformas wiki para o campo historiográfico. Ao longo de um ano, o grupo publicou mais de 24 textos e 19 vídeos nas redes sociais, abordando temas relacionados à historiografia, ciência aberta e o uso de ferramentas Wikimedia. Os textos estão disponíveis no Medium do História na Wiki.

Em março de 2021, no contexto da Festa da Wiki-Lusofonia, que celebrou os 20 anos da Wikipédia em português, o História na Wiki organizou o evento "Campanha de Upload de Fotos no Commons: Manifestações Sociais Antirracistas". O evento teve como temática central as manifestações sociais antirracistas e incluiu duas palestras, aulas de edição e acompanhamento remoto das contribuições. O projeto foi financiado pela Fundação Wikimedia por meio do programa Rapid Grants.
A partir de 2021, o História na Wiki entrou em um longo hiato, mas seus membros mantiveram-se ativos na comunidade wikimedista brasileira. Participaram da WikiCon Brasil 2022 e integraram o programa de Capacitação de Lideranças Brasileiras (Calibra) a partir de 2023. Essas atividades reforçaram o compromisso do grupo com a promoção do conhecimento aberto e a formação de novas lideranças dentro do movimento Wikimedia.
Através do programa de microfinanciamento do Wikimedia Brasil, posteriormente reestruturado no programa Wiki Apoia, os membros do projeto organizaram as seguintes atividades:
- Coronarquivo - Editatona sobre as memórias da COVID-19 no Wikidata e Commons: Realizada em parceria com o Centro de Humanidades Digitais da UNICAMP, a editatona focou em registrar memoriais da COVID-19 no Wikimedia Commons e Wikidata. O projeto incluiu a fotografia de quatro memoriais na Grande São Paulo e a criação de itens no Wikidata para 57 memoriais físicos mapeados no Brasil.
- Dados abertos e ciência cidadã: seminário em apoio ao Rio Grande do Sul: Organizado em resposta ao desastre socioambiental no Rio Grande do Sul, o seminário destacou a importância dos dados abertos e do mapeamento colaborativo no OpenStreetMap. A iniciativa contou com a participação de grupos comunitários de mapeadores e buscou fortalecer a prevenção e mitigação de desastres.
- Editatona Antropológica: Realizada em parceria com o Laboratório Etnográfico de Estudos Tecnológicos e Digitais (LETEC-USP), a editatona teve como objetivo expandir verbetes sobre Antropologia na Wikipédia, com foco em autores e autoras subrepresentados. O evento ocorreu de forma híbrida, com oficinas de edição e uma maratona de contribuições.