Administradores de interface

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Interface administrators and the translation is 50% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcuts :
IA,
Interfaceadmin,
INTADMIN

Os administradores de interface são usuários que têm a habilidade de editar as páginas de CSS/JS dos sites (páginas tais como MediaWiki:Common.js ou MediaWiki:Vector.css, ou as páginas de gadgets listadas em Special:Gadgets). Estas páginas são executadas pelos navegadores dos editores e leitores da wiki como código, que pode ser usado para alterar a aparência do conteúdo, mudar o comportamento das páginas, ou mesmo criar ferramentas bastante complexas como o wikEd (eles também podem editar todas as outras páginas do domínio MediaWiki).

A edição de páginas CSS/JS que são executadas nos navegadores de outros usuários é muito poderoso e potencialmente perigoso nas mãos de usuários mal intencionados; os administradores de interface devem ser usuários de grande confiança, que tenham um conhecimento básico de CSS e JS, estejam cientes das expectativas de privacidade das wikis da Wikimedia, e tenham uma compreensão decente de segurança de contas (escolhendo senhas fortes e únicas, não sendo infectado por malware, preferencialmente utilizando autenticação de dois fatores ). Também é recomendado remover as permissões de administrador técnico de usuários inativos, para reduzir a superfície de ataque. As wikis pequenas também podem querer se certificar de ter pelo menos duas pessoas que possam ler JavaScript para que uma possa vetar as edições da outra (de modo similar aos checkusers).

Interface administrators can also edit other users' personal JSON pages and all pages in the MediaWiki namespace. These abilities are less dangerous and shared with other user groups.

Solicitações

  • You can see the list of current interface administrators by going to Special:ListUsers/interface-admin on your wiki.
  • Se a sua wiki não tiver burocratas, as solicitações para o estatuto de administrador de interface devem ser feitas na página Steward requests/Permissions.
  • Se a sua wiki não tiver administradores de interface, os pedidos de auxílio aos administradores de interface, tais como editar uma página CSS/JS, devem ser feitos na página Steward requests/Miscellaneous.

See also