WMDOC/Wikipedia leaflet/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
(Redirected from Leaflet/pt)
Important note: When you edit this text, you agree to release your contribution in the public domain. If you don't want this, please don't edit.
Tradução

PÁGINA 1

O que é a Wikipédia

Imagine um mundo onde é dada a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. É isso o que estamos a fazer.

A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre que qualquer pessoa pode ler e editar.

Um projecto internacional

A Wikipédia começou como um projecto em língua inglesa, a 15 de Janeiro de 2001. Pouco tempo depois foi criada a edição em língua alemã e logo de seguida muitas outras línguas começaram a ter a sua própria Wikipédia. Muito esforço tem sido dedicado para evidenciar a natureza internacional deste projecto. A edição em inglês continua a ser a maior de todas, com mais de 1,5 milhões de artigos. No entanto, todas as outras Wikipédia juntas, em mais de 150 línguas, prefazem mais de 3,5 milhões de artigos. A Wikipédia está hoje em dia nos 20 sítios de internet mais vistos em todo o mundo. A wikipédia lusófona é actualmente a oitava maior, com cerca de 200 mil artigos.

Ninguém sabe tudo mas todos sabem alguma coisa sobre algo

A Wikipédia foi fundada sob a premissa de que cada pessoa tem algum conhecimento para partilhar com os outros. Os editores da Wikipédia têm idades entre os sete e para além dos setenta anos. Cada um destes editores contribui a sua quota parte para ajudar neste esforço colaborativo e educacional nunca antes visto. Acreditamos que cada indivíduo tem o direito a aprender mas também que todos nós temos algo que podemos (e devemos) ensinar aos outros.

Quem são as pessoas da comunidade Wikipédia?

Na Wikipédia, qualquer pessoa pode criar ou modificar um artigo instantaneamente. Como resultado disso, nenhum artigo tem apenas um único autor. Ao invés, dezenas ou centenas de pessoas trabalham em conjunto num artigo, partilhando o seu conhecimento e melhorando o conteúdo do mesmo. O resultado é tendencialmente um processo de melhoria contínua.

Quem quiser contribuir poderá criar uma conta, com um nome de utilizador e uma palavra-passe. A criação de uma conta não é obrigatória. Muito do melhor trabalho advém de utilizadores anónimos, muitos deles só de passagem, que se deparam com algum pormenor e decidem colocá-lo em ordem. Muitos acabam por se entusiasmar e passado algum tempo já fazem parte integrante da grande comunidade de voluntários da Wikipédia. Por vezes, disputas acontecem, mas a Wikipédia possui mecanismos para as resolver amigavelmente.

Editar uma página é mesmo fácil!

A chave para o sucesso da Wikipédia é o seu software inovador, conhecido como wiki. Criado por Ward Cunningham, em 1995, este software permite a construção de um site dinâmico, no qual todos os utilizadores poderão editar páginas de maneira rápida e fácil, usando somente os seus navegadores de internet. É fácil. É rápido. É um wiki!

Wikiwiki – “rápido” em havaiano

A linguagem wiki, também conhecida como wikitexto, é mais simples que a linguagem HTML. Sendo muito intuitiva, qualquer pessoa pode aprendê-la rapidamente. Por exemplo, para colocar um texto em itálico basta começá-lo e terminá-lo com duas apóstrofes; com três apóstrofes obterá um texto a negrito; com 2 parêntesis rectos ([[]]) obterá uma ligação para outro artigo.

O sofware utilizado pela Wikipédia chama-se MediaWiki e foi desenvolvido com o objectivo específico de criar uma enciclopédia. Hoje em dia, este software é distribuido sob a licença General Public License (GPL). Muitos sites usam já o MediaWiki, mas no entanto, a Wikipédia continua a ser aquele com maior dimensão.

Como me posso tornar num colaborador?

Fácil! Tudo o que terá que fazer é dirigir-se ao site da Wikipédia e começar a editar. Adicione algo que saiba sobre determinado tema, expanda um artigo ou simplesmente melhore a aparência de algo. Temos a certeza que não vai deixar de voltar novamente e contribuir para este que é o fenómeno de maior crescimento na Internet!

A Licença de Documentação Livre GNU

Todo o material colocado na Wikipédia é considerado conteúdo livre, estando sujeito à Licença de Documentação Livre GNU. Isto significa que todo o conteúdo da Wikipédia poderá ser livremente usado, editado, copiado e redistribuido, tendo apenas que ficar sujeito às restrições dessa mesma licença.

PÁGINA 2