Subsídios:Avaliação/Boletins informativos/2014/1/1

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Learning and Evaluation/Newsletter/2014/1/1 and the translation is 99% complete.
Outdated translations are marked like this.
L&E Newsletter / Volume 1 / Issue 1 / July 2014
Stay tuned

blogs, events & more!
Grow the
Leave your mark

on Meta!


Welcome!
A equipe da Aprendizagem & Avaliação está feliz de lançar seu boletim informativo, um produto que será emitido trimestralmente e visa destacar a aprendizagem e inovação dentro do Movimento Wikimedia. Visite-nos a cada três meses para descobrir histórias de programas bem sucedidos, novidades nos recursos de avaliação e ideias para apresentar novas iniciativas! Inscreva-se e receba um novo boletim na sua página de usuário cada trimestre.
Primeira página
Relembrando: Primeiro Ano do Plano Anual de Subsídios

Até onde os Subsídios da WMF chegam? O processo do FDC está em execução há dois anos. Estamos agora em um ponto de reflexão sobre os resultados dos ±11 milhões de dólares em investimentos.

Veja a apresentação compartilhada no encontro virtual:

Após a primeira rodada dos relatórios de impacto, coletamos dados suficientes para entender como capítulos lidam com trabalhos programáticos. Nesta apresentação, examinamos o que receberam os capítulos em relação a fundos e que progresso foi feito a respeito das metas estratégicas. Porém, o mais importante: o que aprendemos sobre os subsidiários da Wikimedia? Quais programas provaram maior sucesso? O que seria um balanceamento correto entre as horas de trabalho de equipes e voluntários? Caso tenha dúvidas ou comentários sobre a apresentação, envie-nos um e-mail!

Construindo pesquisas bem sucedidas

Faça as perguntas certas e receba dados exclusivos sobre seus programas.

Veja as apresentações compartilhadas no encontro virtual:

Em 12 de junho, nossa equipe organizou um encontro virtual para compartilhar histórias de sucesso dos líderes de programa em relação ao uso de pesquisas para avaliar programas. Nesta ocasião, Daria Cybulska (Wikimedia Reino Unido) e James Hare (Wikimedia Washington) compartilharam suas experiências no uso de pesquisas para avaliar programas. Durante o encontro, nossa equipe compartilhou a apresentação sobre recursos de pesquisa. Outros recursos do encontro incluíram a apresentação de Daria, que tem os recursos usados por ela em pesquisas: informações de base, perguntas e mais.

Estamos também trabalhando em construir um banco de questões, um recurso podendo ser consultado por qualquer líder de programa para planejar uma pesquisa e avaliar programas diferentes.

Está usando pesquisas para avaliar seus programas? Conte-nos mais. Deixe um comentário nesta página ou contate eval@wikimedia.org

O portal da ACP tem recursos para pesquisas:

Fique ligado(a)

blogs, eventos e mais!
Leia as nossas postagens

Todo mês, compartilhamos conhecimento focado em programas, processos ou ferramentas no blog da Fundação Wikimedia. Descubra todas as nossas postagens no blog da Wikimedia

Postagens destacadas:

Começando a Entender o Que Funciona: Medindo o Impacto dos Programas da Wikimedia A foto claramente mostra que os voluntários da Wikimedia fazem um trabalho incrível para criar conhecimento livre e promover este movimento. Mas esta imagem está incompleta, sem os dados ajudando a contar a história. O colocar de números atrás de nossas histórias e atividades ajuda à comunidade e ao público entender melhor o que está realmente acontecendo. Read more.

Uma Definição Colaborativa de Impacto: Construindo Métricas Juntos Compartilhar informações de avaliação através do movimento ajuda líderes de programa do mundo todo com estratégias da concepção de programa. Métricas de avaliação são importantes ferramentas que ajudam a decidir, por exemplo, quanto tempo e quantos recursos deverei investir? Cada programa tem pelo menos um propósito ou meta por trás dele, e ter um modo sistemático de medir os resultados destas metas ajuda líderes de programa a contar melhor a história de seus programas; o que funcionou, o que não funcionou, e o porquê.Leia mais.

Calendário

Programe os próximos eventos da equipe de Aprendizagem e Avaliação e anote os prazos dos SEI.

Subsídios para Envolvimento Individual:
Round 2 2014 is starting soon.
Proposals accepted through September 1 to 30.
Grants announced: December 5.

Subsídios para o Plano Anual:
Envie a declaração de intenções do seu capítulo de 1º de outubro até 1º de novembro.

Subsídios para Projetos e Eventos:
Propostas aceitas a qualquer hora. Envie a sua agora!

A cada mês, a equipe de Aprendizagem e Avaliação organiza encontros virtuais para compartilhar novos recursos, experiências e oficinas de avaliação. Não perca! Adicione a página Notícias e Eventos as suas páginas vigiadas. Siga a nossa página no Google+.

Faça o incrível

Um programa em destaque.

Avaliação com um foco nos programas:

Wikipedistas em Residência : um programa bem conhecido executado por vários capítulos ao redor do mundo, em contextos diferentes. Recentemente, a Wikimedia Reino Unido dedicou 6 meses para avaliar suas iniciativas nesta linha programática. Analisar um programa reconhecido pode ser revelador: você testa suas suposições e pode encontrar novas maneiras de capacitar a mesma iniciativa.

Além do relatório, trabalhamos com a Wikimedia Reino Unido na projeção de infográficos que coletam as descobertas.

Leia o relatório completo e dê uma olhada nos resultados!

Leave your mark
on Meta!
Share your idea

O IdeaLab é um espaço onde wikimedistas do mundo inteiro compartilham suas inspirações com os outros.

Os projetos da Wikimedia têm milhares de possibilidades para coletar informações e dados e gerar novos produtos educacionais e culturais. Estas são umas ideias onde você pode colaborar:

Sua ideia poderia ajudar a executar este potencial e criar novas possibilidades para usuários de todo o mundo. Caso ainda não tenha certeza do resultado, compartilhe sua inspiração no Laboratório! Ela poderia ser o fruto de um novo programa, produto ou ferramenta que ainda não existe.

Junte-se à comunidade do IdeaLab. Você poderá desenvolver ideias de várias maneiras: com habilidades técnicas, traduzinho, rede e mais. Compartilhe sua ideia!

Learn from your programs

O portal da Avaliação e Concepção de Programa tem ferramentas úteis para aprender sobre suas atividades e medir seus sucessos.

Que metas você deseja alcançar? Quais são os resultados dos seus programas? Descubra de outros, planeje seu próximo programa, meça seu sucesso e compartilhe o que sabe.

Em Subsídios:Avaliação, você encontrará diferentes recursos para se avaliar: Padrões de Aprendizagem, Módulos de Aprendizagem, Ferramentas de Medida, Relatórios e Estudos de Caso

Alguns dos últimos Padrões de Aprendizagem são:

A equipe da ACP também organiza encontros virtuais para lançar novas ferramentas ou compartilhar experiências ao usá-las. Junte-se ao próximo encontro virtual! Compartilhe o que você sabe com a Comunidade da ACP. Apresente-se na Comunidade!