Processo para escolha de logótipo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Logo selection procedure and the translation is 95% complete.

Regras de envio de logotipo

  1. Elegibilidade. Você pode enviar logotipos para consideração apenas se (i) você for o criador original, ou (ii) forem atribuídas modificações de outros logotipos enviados por meio deste processo. Ao enviar, você reconhece implicitamente que leu e concorda com essas regras.
  2. Acordo implícito na submissão.
    • (a) Ao enviar logotipos, você concorda em firmar um contrato para atribuir e licenciar todos os seus direitos em seu envio à Fundação Wikimedia. You acknowledge and agree to grant to the Wikimedia Foundation an exclusive, perpetual, irrevocable, worldwide, fully paid-up license to use, reproduce, and exploit in any way without limitation all copyright, trademark, publicity, and any other intellectual property or other proprietary rights in your logo.
    • (b) Você já deve ter os direitos do envio para poder licenciá-lo; portanto, você garante que, a menos que seu envio seja uma modificação atribuída de um design de logotipo enviado para consideração por outra pessoa, você é o proprietário de todos os direitos autorais, marcas registradas, moral, publicidade e outros direitos intelectuais e de propriedade do design do logotipo proposto e que não viola esses direitos de terceiros.
    • (c) If your submission is a modification of a logo design submitted for consideration by someone else, you warrant that you have fully attributed the original with reference to the original submitter’s name and a link to that submission, and that you are the owner of all copyright, trademark, moral, publicity, and other intellectual and proprietary rights to your contributions to the logo design, and that it does not violate such rights of any third party.
  3. Disputas. Embora esperemos que não haja nenhuma disputa entre você e a Fundação Wikimedia, precisamos definir algumas regras sobre como quaisquer disputas que possam surgir serão tratadas. Ao participar do processo de seleção do logotipo, você concorda que sua inscrição, sua licença de direitos e qualquer disputa serão regidas pelas leis dos Estados Unidos da América e serão levadas a um tribunal de jurisdição competente na cidade e Condado de São Francisco, Califórnia.

Processo para escolha de logótipo

  1. Período de submissão. Não há votação durante o período de submissão de duas semanas, mas a discussão é incentivada. As imagens podem ser modificadas durante este período, e derivados podem ser enviados. Todas as imagens devem estar de acordo com as regras de envio de logo (veja abaixo).
  2. Rodada de eliminação. Após o período de submissão, as entradas são apresentadas em exibição aleatória por uma semana de votação. Cada eleitor pode escolher uma primeira, segunda e terceira preferência.
  3. Revisão finalista. After the top three usable submissions by vote are determined – the Wikimedia Foundation may be required to eliminate candidates for legal and technical issues (see rules below) – there will be another community discussion and review of up to five business days. Por consenso da página de discussão, até duas versões modificadas de um finalista de logotipo podem ser inscritas junto com o finalista para a votação final. Qualquer versão modificada selecionada será revisada novamente pela Fundação antes da votação final.
  4. Votação final. Até nove logotipos (três originais e até duas modificações de cada) podem ser inseridos na votação final de uma semana e apresentados em exibição aleatória para votação. Os vencedores devem ser anunciados em cerca de dois dias úteis após o encerramento da votação.

Regras gerais do processo de escolho do logotipo

  1. Número de envios. Durante o período de submissão, você pode enviar quantos logotipos desejar.
  2. Nenhuma modificação dos originais por terceiros. Os remetentes originais são incentivados a modificar seu envio durante o período de envio, se assim desejarem. Others should not modify the original image, but may upload their own clearly attributed derivatives based on the original image.
  3. Votação no primeiro turno. Todos os contribuidores de qualquer projeto da Wikimedia registrado antes de [data do anúncio da abertura do processo] podem votar durante o processo. O tratamento dos votos será diferente, dependendo se a comunidade para a qual o logotipo está sendo selecionado chegou a um consenso para uma participação ponderada para garantir uma representação justa de sua comunidade específica. Esta decisão deve ser tomada durante ou antes do processo de submissão, mas em qualquer caso antes da votação real. Você pode votar em até três envios. Os eleitores que votarem em mais de uma inscrição deverão indicar se o respectivo voto é de primeira, segunda ou terceira escolha.
  4. Contagem de votos.
    • (a) Votação não ponderada: At the end of the voting period, using a modification of the instant-runoff system, the first (or only) choice of each voter will be counted and used to order the submissions by preference. Cada primeira (ou única) escolha conta como um voto para a proposta escolhida. Assim que todas as primeiras escolhas forem contadas, se houver pelo menos três, mas não mais do que seis melhores pontuadores, essas inscrições serão submetidas à revisão dos finalistas. Se não houver uma preferência clara, a inscrição que tiver o menor número de primeiras opções será eliminada e a segunda escolha daqueles que as selecionaram será contada como seus votos. Esse processo se repetirá até que o número de inscrições seja reduzido para pelo menos três, mas não mais do que seis.
    • (b) Votação ponderada: Os eleitores serão classificados em dois grupos: aqueles que participaram do projeto para o qual o logotipo está sendo selecionado antes da data do anúncio do concurso ou participaram antes dessa data com um determinado limite de contribuição (Grupo A) e aqueles que participaram não (Grupo B). A votação ponderada não é aplicável na seleção de logotipos em toda a Wikimedia. As inscrições serão classificadas pelo mesmo processo descrito no parágrafo (a) para votação não ponderada, exceto que se qualquer inscrição tiver mais de 50% dos votos do Grupo B, os votos do Grupo B serão ajustados igualar os votos do Grupo A. Isso eliminará da execução quaisquer propostas que não tenham votos em qualquer nível de escolha do Grupo A que é diretamente afetado pela decisão. Se os membros do Grupo A escolherem essas propostas como segunda ou terceira escolha, elas serão mantidas para consideração até que o sistema de segundo turno seja concluído.
  5. Revisão finalista.
    • (a) Os três logotipos com maior pontuação de votos serão avaliados pela equipe da Fundação Wikimedia, que irá analisá-los quanto a questões legais (como violação de qualquer marca existente) e questões técnicas (como adequação para reprodução). A equipe pode, a seu exclusivo critério, eliminar os envios com base nessa análise. As pessoas cujos envios foram eliminados nesta revisão do WMF receberão uma explicação clara do motivo. Se algum dos três primeiros for eliminado, ele será substituído pelo próximo ranking mais alto dos seis primeiros, que será avaliado.
    • (b) Após a análise finalista, os três primeiros logotipos após a eliminação serão anunciados. Em caso de empate, pode haver mais de três finalistas.
    • (c) Depois que os vencedores das votações forem anunciados, haverá um período final de revisão da comunidade de cinco dias úteis, durante o qual as inscrições podem ser discutidas e modificações propostas. Para cada vencedor de voto, a comunidade pode selecionar até duas modificações para serem apresentadas junto com o original para a votação final. Uma votação de maioria simples na página de discussão é necessária para que o consenso execute uma modificação. As modificações estão sujeitas a avaliação e eliminação pela equipe da Fundação Wikimedia por questões legais ou técnicas.
  6. Votação final. O tratamento dos votos será diferente de acordo com se a comunidade para a qual o logotipo está sendo selecionado (se não for um logotipo para toda a Wikimedia) chegou a um consenso para uma participação ponderada para garantir uma representação justa de sua comunidade específica. Esta decisão deve ser tomada durante ou antes do processo de inscrição, antes do início da votação. Em qualquer caso, você pode votar em até três submissões. Os eleitores que votarem em mais de uma inscrição deverão indicar se o voto é de primeira, segunda ou terceira escolha.
    • (a) Votação não ponderada: A primeira (ou única) escolha de cada eleitor será contada e utilizada para ordenar os finalistas por preferência. Se houver maioria clara, o vencedor será o logotipo com mais primeiros (ou únicos) votos. Se não houver uma maioria clara, o finalista que tiver o menor número de primeiras (ou únicas) escolhas será eliminado e a segunda escolha dos que selecionaram a inscrição será contada como seus votos. Este processo será repetido conforme necessário. O vencedor será o logotipo com maioria clara.
    • (b) Votação ponderada: Os eleitores serão classificados em dois grupos: aqueles que participaram do projeto para o qual o logotipo está sendo selecionado antes da data do anúncio do concurso ou participaram antes dessa data com um determinado limite de contribuição (Grupo A) e aqueles que participaram não (Grupo B). A votação ponderada não é aplicável na seleção de logotipos em toda a Wikimedia. As inscrições serão classificadas pelo mesmo processo descrito no parágrafo (a) para votação não ponderada, exceto que se qualquer inscrição tiver mais de 50% dos votos do Grupo B, os votos do Grupo B serão ajustados igualar os votos do Grupo A. Isso eliminará da execução de qualquer submissão que não tenha votos em qualquer nível de escolha do Grupo A. Se os membros do Grupo A escolherem essas propostas como segunda ou terceira escolha, elas serão mantidas para consideração até que o sistema de segundo turno seja concluído.

Cronograma de exemplo

Esse cronograma usa datas do processo proposto para a escolha do logótipo do Wikivoyage (ver discussão e anúncio do logotipo da Wikivoyage).

  • 10 de julho de 2013: Início do período de submissão.
  • 24 de julho de 2013: Fim do período de submissão; início das votações da rodada de eliminação.
  • 31 de julho de 2013: Fim das votações; início da contagem de votos.
  • 5 de agosto de 2013: Revisão da Fundação Wikimedia inicia.
  • 10 de agosto de 2013: Período de modificações finais.
  • 17 de agosto de 2013: Finalistas submetidos para análise da WMF (se modificações escolhidas).
  • 22 de agosto de 2013: Início da votação final.
  • 29 de agosto de 2013: Fim da votação final; início da contagem de votos.
  • 31 de agosto de 2013: Novo logótipo é anunciado oficialmente.