Meta:Supervisores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Meta:Oversighters and the translation is 100% complete.
Shortcut :
WM:OS
Esta página fornece informação sobre os supervisores neste Meta-Wiki. Para a política que regula a utilização global da ferramenta, por favor, consulte a política de supervisores.
  • Importante: se está aqui porque quer solicitar a remoção de conteúdo, por favor, veja em baixo. Não coloque o seu pedido em público.

Introdução

Usuários com acesso à ferramenta de supressão (chamados supervisores) são administradores de alta confiança que podem remover revisões de histórico e registros de modo que seu conteúdo não fique mais disponível a usuários e administradores normais. O uso da ferramenta deve ser feito de acordo com a política global de Oversight.

Utilização da ferramenta

Esta funcionalidade é permitida para utilizar em quatro casos:

  1. Remoção de informação pessoal não pública, tais como, números de telefone, moradas, locais de trabalho ou identidades de indivíduos anónimos ou pseudónimos que não tenham tornado pública a sua identidade, ou de pessoas públicas que não tornaram pública essa informação pessoal.
  2. Remoção de informação potencialmente difamatória, seja:
    a) por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia ou;
    b) quando o caso é evidente e não há razão editorial para se manter o conteúdo.
  3. Remoção de violação de direitos de autor por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia.
  4. Ocultação de nomes claramente ofensivos em listas e registros automáticos, onde houver comprometimento ao histórico de edições. Um ataque ofensivo é aquele obviamente impingido com a intenção de denegrir, ameaçar, difamar, insultar ou assediar alguém.

Processo de eleição

Os fundamentos do processo de nomeação estão descritos em Política de supresores#Acesso. Nesta seção descreve-se o processo neste projeto.

Como o Meta-Wiki não possui um conselho de arbitragem, os supervisores devem ser eleitos através do consenso da comunidade. Os administradores que quiserem a se candidatar ao estatuto de supervisor no Meta-Wiki devem ter ao menos 18 anos de idade, ser maiores de idade em seu lugar de residência, estar dispostos a cumprir com as políticas relevantes e assinar o acordo de confidencialidade para a informação não pública. Devem estar familiarizados com a política de privacidade da Fundação Wikimedia, a política de acesso a informação não pública e a política de oversight, e estar dispostos a acatá-las. Devem colocar suas candidaturas na seção correspondente em Meta:Requests for adminship, nos mesmos moldes de uma candidatura a administrador. A votação terá duração mínima de uma semana completa e só será aprovada se houver pelo menos 25 votos a favor com uma taxa de aprovação de 70-80%. Se esses requisitos forem cumpridos, o burocrata que fechar a votação poderá fazer o pedido em Steward requests/Permissions com referência à canditura bem sucedida. Um steward concederá o estatuto ao usuário se os outros requisitos forem cumpridos.

Pedidos

Por favor não faça suas solicitações em público. As solicitações para os supressores do Meta-Wiki podem ser feitas enviando um email através de um dos seguintes métodos:
Enviar um email aos supressores do Meta-Wiki usando Special:EmailUser; ou
oversight-meta@wikimedia.org
Por favor inclua os diffs relevantes para ser suprimidos, bem como a razão pela qual deveriam ser suprimidos.

Como alternativa, pode enviar a mesma informação a um dos seguintes usuários de sua preferência (pode ser mais lento que usar a lista de email):

Em situações de emergência, em caso de situações cross-wiki que requeiram supressão e em outros poucos casos os stewards da Wikimedia podem realizar a supressão local no Meta-Wiki, conforme a política.

Consulte também