Meta:Supervisores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Meta:Oversighters and the translation is 100% complete.
Shortcut :
WM:OS
Esta página fornece informações sobre supervisores neste Meta-Wiki. Para a política que regula o uso global da ferramenta veja a política de oversight.
  • Importante: se você está aqui porque quer solicitar remoção permanente de conteúdo, por favor veja abaixo. Não coloque seu pedido em público.

Introdução

Usuários com acesso à ferramenta de supressão (chamados supervisores) são administradores de alta confiança que podem remover revisões de histórico e registros de modo que seu conteúdo não fique mais disponível a usuários e administradores normais. O uso da ferramenta deve ser feito de acordo com a política global de Oversight.

Uso da ferramenta

É permitido o uso desta ferramenta em quatro casos:

  1. Remoção de informações pessoais não públicas como números de telefone, endereços residenciais, locais de trabalho ou identificações de indivíduos anônimos ou pseudônimos que não tenham tornado pública sua identidade, ou de pessoas públicas que não tornaram pública aquela informação pessoal.
  2. Remoção de informação potencialmente difamatória, seja:
    a) por recomendação do conselho da Wikimedia Foundation ou;
    b) quando o caso é evidente e não há razão editorial para se manter o conteúdo.
  3. Remoção de violação de direitos autorais por recomendação do conselho da Fundação Wikimedia.
  4. Ocultação de nomes claramente ofensivos em listas e registros automáticos, onde houver comprometimento ao histórico de edições. Um ataque ofensivo é aquele obviamente impingido com a intenção de denegrir, ameaçar, difamar, insultar ou assediar alguém.

Processo de eleição

Os fundamentos do processo de nomeação estão descritos em Política de Oversight#Acesso. Nesta seção descreve-se o processo neste projeto.

Como o Meta-Wiki não possui um conselho de arbitragem, os supervisores devem ser eleitos através do consenso da comunidade. Os administradores que quiserem a se candidatar ao estatuto de supervisor no Meta-Wiki devem ter ao menos 18 anos de idade, ser maiores de idade em seu lugar de residência, estar dispostos a cumprir com as políticas relevantes e assinar o acordo de confidencialidade para a informação não pública. Devem estar familiarizados com a política de privacidade da Fundação Wikimedia, a política de acesso a informação não pública e a política de oversight, e estar dispostos a acatá-las. Devem colocar suas candidaturas na seção correspondente em Meta:Requests for adminship, nos mesmos moldes de uma candidatura a administrador. A votação terá duração mínima de uma semana completa e só será aprovada se houver pelo menos 25 votos a favor com uma taxa de aprovação de 70-80%. Se esses requisitos forem cumpridos, o burocrata que fechar a votação poderá fazer o pedido em Steward requests/Permissions com referência à canditura bem sucedida. Um steward concederá o estatuto ao usuário se os outros requisitos forem cumpridos.

Solicitações

Por favor não faça suas solicitações em público. As solicitações para os supressores do Meta-Wiki podem ser feitas enviando um email através de um dos seguintes métodos:
Enviar um email aos supressores do Meta-Wiki usando Special:EmailUser; ou
oversight-meta@wikimedia.org
Por favor inclua os diffs relevantes para ser suprimidos, bem como a razão pela qual deveriam ser suprimidos.

Como alternativa, pode enviar a mesma informação a um dos seguintes usuários de sua preferência (pode ser mais lento que usar a lista de email):

Em situações de emergência, em caso de situações cross-wiki que requeiram supressão e em outros poucos casos os stewards da Wikimedia podem realizar a supressão local no Meta-Wiki, conforme a política.

Ver também