Movement Strategy/Recommendations/Improve User Experience/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Improve User Experience and the translation is 100% complete.
Melhorar a experiência do usuário

O quê?

Nós melhoraremos continuamente o projeto das nossas plataformas para torná-las inclusivas e permitir que qualquer pessoa, independentemente de gênero, cultura, conhecimento tecnológico ou habilidades físicas e mentais, desfrute de uma experiência positiva durante a consulta e contribuição ao conhecimento em todo o ecossistema Wikimedia.

Um breve video sobre esta recomendação (em inglês).

Melhorar a experiência dos usuários nas nossas plataformas permitirá que mais pessoas integrem-se aos projetos, acessem informações e contribuam. Essa é uma responsabilidade compartilhada entre desenvolvedores, designers e comunidades e exige ação coletiva em todo o ecossistema Wikimedia. Melhorar a experiência dos usuários exige uma abordagem centrada nas pessoas, consistindo em um processo bem definido, iterativo e inclusivo de pesquisa, proposta, teste e disseminação dos resultados.

Alterações e ações

Melhorar a metodologia para identificar, propor, testar e implementar mudanças nas plataformas Wikimedia. Para isso:

  • Envolver representantes de designers, desenvolvedores técnicos, comunidades e perfis de usuários nos processos iterativos de desenvolvimento, pesquisa e disseminação de resultados de experiência do usuário (User Experience, UX) para aumentar a conscientização e permitir tomadas de decisão mais informadas.
  • Testar e validar a usabilidade de produtos com diferentes perfis de usuário (editores avançados, técnicos colaboradores e recém-chegados que reflitam a diversidade que buscamos).
  • Apoiar a conformidade com as diretrizes mais avançadas de acessibilidade usando software gratuito e de código aberto (WCAG para internet, práticas recomendadas da internet móvel W3C, etc.).
  • Informar as comunidades sobre o estado da UX, colaborar nas necessidades e apoiá-las assumindo a responsabilidade de sermos mais inclusivos, eliminando os obstáculos que impedem o crescimento, a diversificação e a participação.

Criar procedimentos e práticas para melhorar o uso de todos os projetos Wikimedia, para aqueles que consomem ou criam conhecimento livre, bem como para ampliar funcionalidades. Isso requer trabalhar em características específicas dos nossos produtos e plataformas:

  • Interfaces desenvolvidas intencionalmente para uma ampla gama de dispositivos para que os usuários possam consumir e contribuir em contextos diversos.
  • Recursos fáceis de encontrar e fáceis de entender para recém-chegados, inclusive integração de mídia e interfaces orientadoras, ajudando-os a navegar e a aprender de forma independente.
  • Espaços que permitam encontrar pares com interesses, funções e objetivos específicos, juntamente com canais de comunicação para interagir, colaborar e oferecer mentoria mutuamente.
  • Documentação e padrões para captura de funcionalidades da plataforma para avaliação, aprendizagem e melhoria.
  • Ferramentas para conectar funcionalidades entre projetos e entre idiomas para fornecer uma experiência aprimorada do conhecimento contido no ecossistema Wikimedia de forma a atender a interesses específicos, necessidades informativas ou consultas.
  • Caminhos claros para a promoção de novas propostas de wiki (inclusive novas versões de idioma) e para a reutilização de recursos de software desenvolvidos na comunidade.
  • Ferramentas de desenvolvedor e documentação de alta qualidade para permitir que os colaboradores técnicos criem e mantenham ferramentas com usabilidade e eficiência.
  • Tornar a suíte Wikimedia API mais abrangente, confiável, segura e rápida, em parceria com usuários de grande escala, quando isso se alinhar com a nossa missão e os nossos princípios, para melhorar a experiência do usuário, tanto dos nossos usuários diretos quanto indiretos, aumentar o alcance e a capacidade de descoberta do nosso conteúdo e o potencial para retorno de dados, e melhorar a conscientização e a capacidade de atribuição e verificabilidade de reusuários de conteúdo.

Justificativa

As pessoas criam e consomem conhecimento com uma diversidade cada vez maior de dispositivos, interfaces e interações (por exemplo, assistentes virtuais). Compreender mudanças contínuas e futuras, e adaptar as nossas plataformas e espaços para atender às diversas necessidades do usuário será vital para assegurar que o conhecimento livre permaneça relevante na internet e para a sustentabilidade dos nossos projetos.

Melhorar a experiência do usuário também pode ajudar a aumentar o conteúdo, a participação e a diversidade. Precisamos incentivar novos associados nas nossas comunidades, considerando que os nossos projetos dependem de comunidades cujos editores principais, tanto em termos de contribuição quanto de função, não tiveram muita mudança na composição. Isso é especialmente relevante considerando que as plataformas existentes podem ser complicadas para vários recém-chegados adquirirem as habilidades tecnológicas necessárias para que possam participar ou encontrar recursos para guiá-los. Os processos, ferramentas, plataformas e canais de comunicação que cresceram em torno dos projetos Wikimedia criaram uma curva de aprendizado íngreme para os recém-chegados que alguns colaboradores avançados podem desconhecer. É necessário avaliar continuamente a experiência do usuário e melhorar as maneiras de identificação das necessidades, para obtermos um produto mais utilizável.