Carta do Movimento/Conteúdo/Preâmbulo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Charter/Content/Preamble and the translation is 100% complete.


O Movimento Wikimedia (“o movimento”) está focado na criação colaborativa, curadoria e expansão da disponibilidade global de conhecimento livre. O movimento é composto por: editores, participantes, projetos, afiliados, hubs, espaços técnicos, a Fundação Wikimedia e outras entidades atuais e futuras.

A Carta do Movimento Wikimedia (“a carta”) existe para definir o Movimento Wikimedia, os seus valores fundamentais e os seus princípios. É um acordo formal que explica as relações entre todas as partes interessadas no movimento e os seus direitos e responsabilidades. Isto aplica-se igualmente tanto a entidades existentes como a outras criadas no futuro.

A Carta foi preparada por membros da comunidade de vários países, vindos de vários projetos da Wikimedia. O consenso comunitário para a Carta é obtido através de um processo formal de ratificação. Aplica-se em todo o movimento. A Carta do Movimento aplica-se a todos os participantes, entidades e espaços técnicos do Movimento Wikimedia. Também se aplica a espaços fora da wiki oficialmente associados a entidades do movimento.

Dentro do movimento há uma ampla gama de sites informativos abertamente editáveis (“os projetos”) em vários idiomas e com diferentes focos. Os projetos são em grande parte auto geridos, no que diz respeito à criação de conteúdo, gerenciamento de conteúdo e conduta comunitária. Alguns aspectos não são tratados no âmbito da auto governança, mas são tratados por diferentes órgãos quando claramente impraticáveis a nível local. Estes órgãos incluem, mas não estão limitados a: projetos como um todo; o movimento; a Fundação Wikimedia; e o Conselho Global. Cada órgão deverá operar no nível mais próximo dos participantes, quando possível. O movimento também inclui grupos formais e informais focados em temas ou regiões geográficas específicas. O papel desses grupos é apoiar os projetos direta e indiretamente.

Complementando os projetos e grupos está uma infraestrutura abrangente com diversas funções, incluindo, mas não se limitando a:

  • Apoiar as necessidades técnicas do movimento e dos leitores de seu conteúdo, fornecidas por:
    • A Fundação Wikimedia
    • Afiliados interessados
    • Beneficiários e empreiteiros que trabalham em projetos técnicos específicos
    • Desenvolvedores voluntários, que trabalham em extensões MediaWiki, scripts para projetos locais, suporte para projetos globais
    • Softwares de suporte técnico especializado (por exemplo, Phabricator)
    • Provedores externos (por exemplo, GitHub)
  • Fornecer recursos financeiros e outros para desenvolvimento contínuo e retenção de conhecimento, incluindo:
    • Arrecadação de fundos pela WMF, Wikimedia Endowment, Wikimedia Enterprise e afiliados. Isto também inclui procurar, receber e gerir subvenções e contratos de terceiros
    • Apoio ao desenvolvimento de habilidades e capacitação, fornecido pela Wikimedia Foundation, afiliados, grupos informais e voluntários em projetos
    • Políticas, procedimentos e diretrizes que se aplicam a afiliados individuais, gerenciados pelos afiliados, sua equipe e seus voluntários (incluindo membros do Conselho, se aplicável)
  • Promoção de um ambiente seguro e produtivo em que o conhecimento possa ser partilhado e consumido, onde não seja viável para um projeto local fazê-lo por si só, incluindo:
    • Políticas, procedimentos e diretrizes que se aplicam globalmente, gerenciados pela comunidade global e pela Wikimedia Foundation;
    • Políticas, procedimentos e diretrizes que se aplicam a projetos individuais, gerenciados pelos projetos e seus voluntários;
    • Processos que apoiam a segurança dos usuários e participantes, através de recursos técnicos e humanos
    • Suporte jurídico para usuários individuais e contato com afiliadas locais;
    • Defendendo mudanças legais e regulatórias que proporcionem acesso maior e mais seguro ao conhecimento gratuito.

O apoio de infraestrutura é restringido por limitações externas ao movimento. Simultaneamente, o apoio deve alinhar-se com os valores e recursos internos do movimento.