Movement Strategy/Recommendations/Evaluate, Iterate, and Adapt/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Evaluate, Iterate, and Adapt and the translation is 89% complete.
Avaliar, iterar e adaptar

O quê?

A brief video recording about this recommendation

Nós avaliaremos, monitoraremos, analisaremos e aprenderemos com as nossas atividades como um Movimento global. Isso melhorará a nossa autoconsciência e servirá de base para aprimorarmos e desenvolvermos o que fizermos. O aprendizado e a avaliação devem ocorrer em todos os níveis, para verificarmos se o nosso trabalho está progredindo rumo a alcançarmos a nossa estratégia. Os processos serão baseados nos princípios de avaliação participativa e serão adaptados às capacidades de diferentes comunidades (por exemplo: não demorados, de fácil implementação, apoiados por recursos).

Avaliaremos áreas relevantes para essas recomendações, inclusive equidade, diversidade, inclusão de recém-chegados, distribuição de recursos, crescimento e cobertura de conteúdo, identificação de tópicos impactantes, saúde comunitária, governança equitativa, desenvolvimento de habilidades, parcerias, escalabilidade e sustentabilidade da infraestrutura, eficiência da tecnologia, garantia de qualidade, reparo de bugs, e usabilidade e acessibilidade de plataformas. Os resultados serão comunicados de forma ampla e clara ao longo do Movimento para aumentar a autoconsciência, a resiliência e a responsabilidade entre todas as partes interessadas, permitindo-nos adaptar as nossas estratégias adequadamente e realizar revisões periódicas para melhorar.

Alterações e ações

  • Fornecer recursos e conhecimento financeiros e humanos para coletar dados para monitoramento, avaliação e comunicação do progresso em cada uma das recomendações e atividades do Movimento em todos os níveis do Movimento (global, regional, local).
  • Distribuição de responsabilidades em torno dos processos de monitoramento, avaliação e aprendizado com todas as partes interessadas do Movimento para que tenham responsabilidade mútua (inclusive coordenação e gestão de conhecimento) e assegurem um progresso contínuo.
  • Avaliar a relevância, eficácia e eficiência, e o impacto do desenvolvimento das atividades do Movimento.
    • Avaliar continuamente a implementação das recomendações da estratégia em tempo real e disseminar para as partes interessadas impactadas.
    • Estabelecer de forma colaborativa e contextualizada indicadores e impactos desejados para medição e monitoramento do progresso nas metas da direção estratégica. Isso incluiria indicadores de equidade, defesa, política pública, diversidade de pessoas e conteúdo, inclusão e abertura em relação aos recém-chegados, saúde da comunidade, tecnologia, usabilidade e acessibilidade das plataformas, entre outros.
    • Facilitar a análise, a discussão e a aprendizagem conjunta com a participação das comunidades e as partes interessadas afetadas, conforme o caso.
    • Acessar pesquisas externas independentes para complementação da autoavaliação quando necessário e adequado (sempre com base nos princípios de avaliação participativa em relação aos Programas).
  • Compartilhar e comunicar amplamente os resultados referentes a cada área de trabalho do Movimento e às recomendações da estratégia para aumentar a conscientização e a responsabilidade, tanto com afiliados quanto com colaboradores.
  • Iterar processos de mudança nas áreas de desenvolvimento de tecnologia, coordenação, desenvolvimento de capacidade, políticas e sistemas de governança, e promover a validação após pesquisa e testes. Isso exige:
    • Envolver as comunidades/partes interessadas afetadas para assegurar que as lições da avaliação sejam compartilhadas para servir de base para as suas respectivas atividades a nível local e regional.
    • Envolver as comunidades/partes interessadas afetadas para implementar, determinar e comunicar mudanças nas recomendações da estratégia e nos respectivos programas/atividades.
  • Adaptar para enfrentar situações e desafios novos e alterados adotando políticas e procedimentos fundamentados nas avaliações do Movimento e do mundo em evolução. Isso exige:
    • Aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade das estruturas e abordagens que empregamos para implementar cada recomendação.
    • Incorporar os resultados da avaliação na tomada de decisão em todos os níveis institucionais.
    • Usar os resultados da avaliação como base para o planejamento e o orçamento das partes interessadas do Movimento com responsabilidades fiscais e programáticas.
    • Avaliar as condições externas (sociopolíticas, jurídicas, ambientais, etc.) para fazermos previsões e reagirmos a elas, se pudermos, e nos adaptarmos às mudanças.

Justificativa

Embora o nosso Movimento tenha crescido organicamente em muitas áreas, há desafios que atrapalham nossos esforços em alcançar a direção estratégica. Até o momento, os esforços para avaliar e aprender com as partes interessadas do Movimento atenderam isoladamente a um fim específico e não foram sustentáveis, muitas vezes apresentando falta de adaptabilidade local e de gestão do conhecimento utilizável. Esse é um desafio para a responsabilidade coletiva e para o aprendizado mútuo. A direção estratégica exige novos pensamentos, habilidades e estruturas para a construção de práticas recomendadas, boas e emergentes baseadas em evidências. Essas práticas documentariam, avaliariam e aprenderiam com o progresso ou com as falhas das nossas atividades rumo à direção estratégica, a longo prazo. Qualquer plano estruturado exige um processo para avaliar iterativamente a infraestrutura atual, comunicar suas necessidades com o Movimento, aprender e desenvolver soluções para tornar-se resiliente e se preparar para o futuro.