Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Saúde da comunidade/Recomendações/Casca de noz

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 1/Community Health/Nutshell and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

O Grupo de trabalho Saúde da Comunidade reuniu informações sobre o estado de saúde da comunidade durante todo o movimento por meio de conversas colaborativas, entrevistas, pesquisas e uma análise dos dados existentes. A análise dessas informações ainda não foi concluída, mas o grupo de trabalho formulou algumas tentativas de conclusões:

  • Várias comunidades relatam problemas relacionados à saúde da comunidade relacionados a:
    • grosserias e falta de respeito na comunicação;
    • bullying, discriminação e assédio explícitos, especialmente de grupos não incluídos/subrepresentados;
    • falta de clareza sobre quem é responsável pela saúde da comunidade;
    • regras, práticas ou regulamentos incertos, ou a falta deles, sobre qual o tratamento a ser dado a um comportamento inadequado e/ou a aplicação inconsistente de regras existentes;
    • tomada de decisões e discussões comunitárias dominadas por um pequeno grupo de colaboradores veteranos com posicionamento considerado inquestionável;
    • conhecimento especializado e ferramentas insuficientes para lidar com problemas.
  • Na perspectiva específica da Direção Estratégica de 2030, destacam-se dois principais problemas de saúde da comunidade:
    • a falta atual de diversidade dentro das comunidades torna impossível alcançar totalmente a equidade de conhecimento;
    • os colaboradores correm um risco maior de perseguição ou assédio externo resultante de mudanças políticas e sociais, prejudicando a missão da Wikimedia.

Regras e regulamentos, processos de tomada de decisão e liderança

Desenvolver um conjunto obrigatório de regras sobre comportamento online e offline que se aplicará a todos os projetos Wikimedia (Código de Conduta)

No momento, não há clareza sobre padrões comportamentais, nenhuma base bem definida de ações contra comportamentos inadequados e há confusão sobre quem é responsável por proteger e manter um bom ambiente de trabalho.

O movimento Wikimedia tem códigos de conduta obrigatórios para eventos na vida real e para espaços técnicos. No entanto, não há código para nossas principais áreas de locais de trabalho/reuniões: os projetos Wikimedia.

Redefinir estruturas de poder formais e informais que melhor atendam às comunidades e à saúde da comunidade

A equidade de conhecimento só poderá ser alcançada se nosso movimento impuser equidade na tomada de decisões nas nossas comunidades. As atuais estruturas burocráticas e os processos de tomada de decisão não combatem a desigualdade estabelecida em relações informais de poder da comunidade (por exemplo, editores veteranos em comparação com os novatos, grupos dominantes contra grupos marginalizados, Fundação contra afiliado). Eles também não incentivam a participação ativa na tomada de decisões e governança por uma seção mais ampla na comunidade. Isso põe em risco a saúde da comunidade. Com uma distribuição equilibrada de poder dentro das comunidades, podemos alcançar equidade de conhecimento.

Investir no desenvolvimento da liderança do futuro, com foco específico em diversidade e rejuvenescimento

A base de uma comunidade saudável é um grupo de líderes diversificado, bem treinado e apoiado. Precisamos de líderes que estejam bem preparados e reflitam as comunidades locais e o mundo em transformação em todos os níveis dos nossos projetos e do nosso ecossistema. Os treinamentos obrigatórios são fundamentais para melhorar a missão do projeto e por extensão de muitos líderes afiliados. Os limites de prazo permitirão que as comunidades confirmem periodicamente que os funcionários locais ainda estão em sincronia com as pessoas e os projetos a que atendem nas respectivas funções, e fornecerão oportunidades para que novas gerações de líderes possam surgir.

Esses líderes também precisam construir uma comunidade global inclusiva que lide com os desafios que todos enfrentamos juntos, liderando o caminho em sua região e cooperando em um nível global para contestar e melhorar constantemente a forma como trabalhamos.

Desenvolver capacidade e processos eficazes para lidar com conflitos em todas as comunidades

Em muitas comunidades, os conflitos tendem cada vez menos a serem resolvidos. Essa é uma situação insatisfatória para todos os envolvidos que necessita de uma abordagem mais organizada no futuro.

As metas estratégicas de abrir a questão para mais pessoas e parceiros também trarão muitas pessoas que terão pontos de vista diferentes em muitos tópicos, tornando necessária a implementação medidas que cheguem a um consenso, desenvolvendo um fator muito importante na retenção de parceiros e usuários.

Diversidade e crescimento da comunidade

Investir no desenvolvimento de uma comunidade global inclusiva

Isso apoiaria o objetivo de equidade de conhecimento com o apoio a pessoas de diferentes origens para que utilizem e contribuam para a plataforma. Um movimento social online precisa promover um espaço de aprendizagem de liderança de grupo compartilhado e experiência para construir uma identidade e direção de grupo de experiência comum.

Os recursos de treinamento e formação atualmente são limitados e não são distribuídos de forma equitativa.

A comunidade atual não tem uma compreensão compartilhada da dinâmica social dentro do próprio ecossistema nem de como ela se relaciona com o mundo em grande escala.

Desenvolver uma cultura em todas as comunidades que estejam recebendo os recém-chegados, pois eles são fundamentais para o sucesso do movimento

Os recém-chegados (pessoas, comunidades, parceiros) são essenciais para o nosso movimento, pois trazem diversidade tanto em termos de conhecimento quanto de pessoas. A direção estratégica desafia a Wikimedia a entrar em contato e abraçar as novas partes interessadas e novas formas de conhecimento na busca de conhecimento como um serviço e equidade de conhecimento.

Os recém-chegados enfrentam um conjunto diverso de desafios não encontrados ou já superados pelos membros atuais do movimento que precisam ser sistematicamente avaliados e incorporados na tomada de decisão em todos os níveis institucionais.

A Wikimedia é apenas um dos muitos destinos online atuais e potencialmente futuros de que os recém-chegados podem participar, onde podem compartilhar seus conhecimentos e aprender com eles. Se quisermos ser o destino escolhido dessas pessoas, unindo as nossas comunidades existentes de voluntários e leitores e desenvolvendo novas comunidades, temos de oferecer a essas pessoas algo que vá ao encontro delas onde quer que estejam, com suas necessidades e em seus idiomas.

“Democratização” da participação através da remoção de barreiras (tornando a Wikipedia/Wikimedia uma responsabilidade de todos)

Estamos supondo que haja barreiras limitando o sucesso da comunidade wiki. Quando não identificamos barreiras e continuamos a isolar as pessoas, as esperanças da direção estratégica não são reconhecidas.

Segurança

Privacidade e segurança para todos

Privacidade e segurança para todos envolve uma perspectiva holística de variedade que vai desde leitores, que interagem com o conteúdo que fornecemos para o mundo, a editores de propriedade intelectual, que se põe em situação de risco ao contribuírem para a missão do movimento, a editores registrados e a outras funções de movimento com necessidades e desafios complexos que eles enfrentam devido à sua participação.

O Relatório anual de liberdade na rede de 2018 detalhou o 13º ano consecutivo das liberdades da internet sendo cortadas ao redor do mundo. O grupo de trabalho projeta que essas tendências preocupantes continuarão em todo o mundo.

O movimento Wikimedia e seu ecossistema dependem e são um pilar fundamental da rede aberta livre que enfrenta pressões elevadas em todo o mundo.

Desenvolver métodos seguros para proteger as pessoas em suas atividades no movimento

Atualmente, não temos uma abordagem sistemática para apoiar os usuários em situação de risco devido à sua participação em atividades de movimento, e falta a capacidade local essencial para apoiar os usuários, conforme demonstrado em eventos recentes, como a instabilidade política na Venezuela e na Turquia. Continuaremos a enfrentar os esforços da censura do estado e patrocinada pelo estado que afetam o movimento e atualmente não temos material disponível publicamente para apoiar colaboradores afetados por tais medidas.

Trabalhar com comunidades indígenas sem compreender o impacto desse trabalho nessas populações pode ser perigoso, conforme demonstrado no trabalho anterior de outras organizações da sociedade civil. Atualmente, financiamos diversas comunidades para trabalharmos com conhecimento indígena, mas não temos uma diretriz ou melhores práticas que protejam o agenciamento de comunidades.

Apoio ágil e de resposta imediata à saúde da comunidade

Uma estrutura centralizada para apoiar pessoas e comunidades na garantia da saúde da comunidade e do indivíduo de forma relatável e pessoal.

  • O grupo de trabalho Saúde da Comunidade recomenda que uma rede de recursos e pessoas seja desenvolvida para apoiar e monitorar a saúde da comunidade ao longo do movimento. O cuidado com a saúde da comunidade deve ser feito continuamente e efetivamente integrado ao tecido do movimento global.

Alinhamento da alocação de recursos com metas para a saúde da comunidade

  • Garantir que os recursos possam ser acessados igualmente por todos os membros de uma comunidade

Investir em tecnologias centradas na equidade

Recomendamos investimento em tecnologias centradas em equidade, que possam apoiar pessoas que falem diversos idiomas, pessoas com deficiências e pessoas com níveis variados de acesso.