Movement Strategy/Recommendations/Manage Internal Knowledge/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Manage Internal Knowledge and the translation is 89% complete.
Gerenciar o conhecimento interno

O quê?

A brief video recording about this recommendation

Nós faremos com que o conhecimento interno do nosso Movimento possa ser facilmente capturado, descoberto, consumido e adaptado por todos os colaboradores para facilitar a sustentabilidade e a resiliência, o desenvolvimento de habilidades individuais e organizacionais, e o crescimento de forma equitativa em todas as comunidades.

Todos os conhecimentos internos produzidos no nosso Movimento pertencem ao Movimento. Asseguraremos sua encontrabilidade e usabilidade por qualquer participante para facilitar o aprendizado e o crescimento. Precisamos estabelecer uma base de conhecimento interno (novo ou a partir de conhecimento existente), uma equipe com dedicação exclusiva para a curadoria de conteúdo (inclusive capacidade de descoberta e garantia de qualidade) e suporte ao usuário, complementado com um serviço/banco de dados de pares para a criação de matchmaking.

Alterações e ações

  • Facilitar uma cultura de documentação para que seja tratada como parte integrante do trabalho da Wikimedia e como um resultado em si mesma, promovendo a sua criação em áreas principais, como desenvolvimento de capacidade, defesa, parcerias e tecnologia.
  • Estabelecer um sistema de base de conhecimento com acesso a todos os ativos de aprendizagem do Movimento.
    • Desenvolver a base de conhecimento para ser fácil de usar pelo usuário, participativa, funcional, multilíngue e pesquisável para armazenar todos os recursos de conhecimento interno do Movimento, para que os colaboradores possam estar cientes do que existe e saibam onde encontrá-los.
    • Criar documentação clara sobre desenvolvimento de infraestrutura e escalabilidade para envolver de forma transparente mais partes interessadas do Movimento.
    • Incentivar a criação de metadados para cada item de conhecimento interno para apoiar sua encontrabilidade por meio de ferramentas de pesquisa.
  • Incentivar o crescimento e a manutenção dessa base de conhecimento seguindo estas práticas:
    • Incentivar sprints com escopo focado para evitar custos e excesso de tempo.
    • Adaptar conteúdo, treinamento e aprendizado aos contextos locais e envolver comunidades diversas para assegurar que o conhecimento esteja acessível e disponível de várias formas.
    • Disponibilizar uma equipe com dedicação exclusiva para ajudar na curadoria do conteúdo, capacidade de descoberta e garantia de qualidade, no suporte ao usuário e para facilitar o matchmaking de pares.
    • Apoiar a criação de relatórios para medir e avaliar o progresso do Movimento com precisão, criando, dessa forma, melhor conscientização e definindo prioridades com base em dados.

Justificativa

Apesar do sucesso do nosso Movimento na criação de uma enciclopédia aberta e colaborativa, não temos tido muito sucesso na gestão do nosso próprio conhecimento interno. Conhecimento interno para entender e medir o progresso em relação às nossas metas, adquirir novas habilidades, compartilhar as práticas recomendadas ou sermos mais responsáveis uns pelos outros. As informações disponíveis podem estar desatualizadas, incompletas ou inconsistentes. Isso, frequentemente, resulta na duplicação de esforços e na falta de oportunidade de aprender a partir das experiências de outras pessoas, dificultando o crescimento do Movimento e desfavorecendo algumas comunidades. Isso também se torna um obstáculo para a distribuição de poder, pois o acesso ao conhecimento ajuda a fazer o trabalho de alguém melhor (operacional, tecnologia, financiamentos, ferramentas, contatos, etc.).

Gerenciar e documentar o conhecimento são atividades que levam tempo e o desenvolvimento de habilidades específicas; fazer isso é menos envolvente do que o trabalho que frequentemente atrai voluntários, como editar e organizar. Consequentemente, os membros do Movimento (especialmente voluntários) frequentemente documentam insuficientemente ou simplesmente não documentam suas atividades e seus conhecimentos. Isso leva à falta de memória institucional, pois as experiências, conhecimentos e contatos não documentados são perdidos se essas pessoas abandonarem o nosso Movimento. Ter uma boa gestão do conhecimento interno é essencial para a integração de novos colaboradores e para ajudá-los a desenvolver habilidades, para permitir o surgimento de novos líderes, para pequenas comunidades que estejam se esforçando para crescer, e para as grandes comunidades se tornarem mais resilientes e flexíveis.