Movement Strategy/Recommendations/Provide for Safety and Inclusion/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Provide for Safety and Inclusion and the translation is 86% complete.
Oferecer segurança e inclusão

O quê?

Nós estabeleceremos padrões amplos por todo o Movimento para oferecer um ambiente inclusivo, acolhedor, seguro e livre de assédio. Isso nos permitirá atrair e reter voluntários novos e diversificados de uma forma melhor e crescer como movimento.

A brief video recording about this recommendation

Asseguraremos que os colaboradores atuais e futuros, online e offline, tenham condições e recursos adequados para que possam participar sem que isso comprometa sua própria segurança. Forneceremos a estrutura (infraestrutura e políticas), bem como padrões e procedimentos para a proteção de todos os participantes com base em uma avaliação contextual adaptada para diferentes ambientes.

Alterações e ações

  • Criação de um Código de Conduta, em colaboração com as comunidades, para fornecer uma linha de base universal de comportamento aceitável para todo o movimento, sem tolerância para com o assédio. Isso será feito por meio de um processo inclusivo, de acordo com o contexto, as políticas locais existentes e as estruturas de cumprimento de normas e resolução de conflitos.
  • Criação de caminhos facilmente acessíveis para que os usuários relatem incidentes, tanto técnicos quanto humanos, de forma que possam ser resolvidos de forma eficaz e com a devida urgência, independentemente do idioma ou do local, respeitando-se a privacidade.
  • Estabelecimento de uma linha de base de responsabilidades comunitárias para proteger e manter uma atmosfera de trabalho saudável para o envolvimento online e offline da Wikimedia, juntamente com procedimentos para relato e acompanhamento.
  • Pesquisa e desenvolvimento de um plano de avaliação e execução de segurança adaptável, bem como uma infraestrutura de resposta rápida e suporte. Isso assegurará que colaboradores online e offline tenham recursos disponíveis e acessíveis para mitigar o dano causado por suas atividades da Wikimedia, inclusive:
    • apoio psicológico (por exemplo: terapeutas, conselheiros, mediadores);
    • suporte técnico (por exemplo: mecanismos de anonimização);
    • assistência jurídica (por exemplo: lista de advogados parceiros, facilitação de representação judicial em nível local);
    • um caminho de escalonamento rápido em situações de risco à vida;
    • procedimentos para reagir a desafios de grande escala, como conflitos sociopolíticos e ameaças ambientais;
    • treinamento e oportunidades para aumentar a conscientização e desenvolver capacidade de resposta para a segurança da comunidade e gestão de conflitos.
  • Desenvolvimento de capacidade local de defesa das estruturas jurídicas e regulatórias necessárias para que as nossas comunidades façam nossos projetos prosperarem.
  • Estabelecimento de mecanismos de plataforma integrados, voltados para a segurança de colaboradores em seus respectivos contextos (por exemplo: mecanismos de anonimização). A ser avaliado quanto a oportunidades e riscos de projetos ou contextos específicos, inclusive o risco de assédio e vandalismo.

Justificativa

A Wikipédia é uma história de sucesso, e seus colaboradores com mais tempo de atividadesão voluntários que criaram o recurso mais valioso de aprendizado que já encontramos. No entanto, as nossas comunidades ainda não são representativas da diversidade do mundo. Elas não refletem nem a diversidade das pessoas que trabalham com conhecimento, nem a diversidade de conhecimento a ser compartilhado. Também nos falta diversidade entre cargos de responsabilidade. Uma das causas comuns da lacuna de gênero e de outras lacunas na diversidade de conteúdo e de colaboradores é a falta de um ambiente seguro e inclusivo. Essa falta na cultura atual de muitos projetos Wikimedia limita o trabalho e a participação de comunidades existentes e representa um obstáculo para a participação de novas pessoas, inclusive mulheres, LGBTQ+, comunidades indígenas e outros grupos sub-representados.

Além disso, atualmente, inexiste uma abordagem sistemática de apoio a colaboradores que estejam em risco devido à sua participação nas atividades do Movimento (por exemplo: ameaças de segurança em países nos quais a liberdade de expressão é controlada), e também não há capacidade local essencial de proteção ao anonimato dos colaboradores (por exemplo: em caso de comunicação de incidentes). As necessidades e os níveis de ameaça serão diferentes dependendo das funções e das responsabilidades. Assegurar o anonimato, a privacidade e o acesso às medidas de segurança necessárias para o tratamento de práticas como doxing e trollagem é essencial para o fortalecimento e expansão das nossas comunidades e para a sustentabilidade do nosso Movimento. Não toleraremos nenhum comportamento tóxico entre os participantes do nosso Movimento.