Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Recomendações

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations and the translation is 70% complete.
Outdated translations are marked like this.
Recomendações de estratégia de movimento da Wikimedia 2030

10 Recommendations

Em 2017, criamos um direção estratégica para guiar nosso movimento no futuro: em 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe nossa visão poderá se juntar a nós.

Durante um período de dois anos, pessoas de todo o nosso Movimento se reuniram em um processo aberto e participativo para discutir como podemos trabalhar para isso. O resultado é um conjunto de recomendações e princípios subjacentes que propõem mudanças estruturais e sistêmicas que nos permitirão criar juntos o futuro do nosso movimento. Eles descrevem como podemos crescer de forma sustentável e inclusiva. Eles apresentam maneiras pelas quais podemos aproveitar ao máximo as novas oportunidades e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã. Eles sugerem como podemos lutar pela equidade do conhecimento e pelo conhecimento como serviço. Para que todos - aqueles que já fazem parte do nosso Movimento e qualquer pessoa que deseje participar - possam desempenhar um papel na captura, no compartilhamento e no acesso ao conhecimento livre.

As recomendações são:

Aumentar a sustentabilidade do nosso movimento Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança
Melhorar a experiência do usuário Gerenciar conhecimento interno
Prover segurança e inclusão Identificar tópicos para impacto
Garantir a equidade nas tomadas de decisões Inovar em conhecimento livre
Coordenar as partes interessadas Avaliar, iterar e adaptar

More than 40 Initiatives

Visual presentation of the initiatives.

Each Recommendation is further broken down into what we call “Initiatives”. These are more detailed areas of work we need to engage in together across the Movement. Some of this work needs to be coordinated. Some of it needs to happen in localized contexts. All of it requires people working together. So, join us! To dive deeper into the Initiatives, please click here.

Como ler as recomendações

Nas páginas seguintes, você encontrará a versão final do documento de estratégia de movimento, incluindo 10 recomendações para mudança, 10 princípios orientadores, e narrativa de mudança que descreve como essas recomendações se conectam e são projetadas, como um todo, para nos ajudar a alinhar com nossa direção estratégica. Há também um glossário de termos-chave e um resumo do documento. Dê uma olhada no registro de alterações para ver o que mudou entre a versão anterior das recomendações e esta versão final.

As recomendações a seguir são estruturadas nos formatos O que, Alterações e Ações e Justificativa. O Qual é a necessidade identificada ou o foco estratégico aspiracional. Mudanças e ações apresenta saídas e resultados a serem desenvolvidos para realizar o quê. E a justificativa inclui antecedentes e alguns dos motivos pelos quais as mudanças e ações são necessárias para nos ajudar a avançar na direção estratégica de 2030. Essas recomendações são interconectadas e se apoiam mutuamente. Eles não são apresentados em nenhuma ordem implícita de importância ou prioridade.

Recomendações criadas pelo movimento

Increase the Sustainability of Our MovementImprove User ExperienceProvide for Safety and InclusionEnsure Equity in Decision-makingCoordinate Across StakeholdersInvest in Skills and Leadership DevelopmentManage Internal KnowledgeIdentify Topics for ImpactInnovate in Free KnowledgeEvaluate, Iterate, and Adapt

Esse conteúdo foi desenvolvido em um processo de quase dois anos por cerca de 100 Wikimedianos de todo o mundo, incluindo voluntários, funcionários e membros do conselho de afiliados e da Wikimedia Foundation e representantes de organizações aliadas. Ele foi moldado por discussões on-line e pessoalmente com o wikimedianos, que compartilharam seus pensamentos sobre cada iteração preliminar. Foi um esforço verdadeiramente participativo em todo o movimento. Saiba mais sobre quem contribuiu para criar este conteúdo.

Deseja experimentar este conteúdo em outro formato?

Criamos várias maneiras de ler, ouvir e aprender sobre as recomendações:

Diversity working group member and writing group member Marc Miquel-Ribé has also shared his insights into how the recommendations were developed and the ideas that shaped them in this interview (in English).