Movement Strategy and Governance/Newsletter/7/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy and Governance/Newsletter/7 and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.
Boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança
previous issue 

Damos as boas-vindas à 7ª edição (julho-setembro de 2022) do boletim informativo de Estratégia do Movimento e Governança! Este boletim traz novidades e notícias sobre eventos acerca da implementação das recomendações da Estratégia do Movimento, questões importantes sobre a governança do movimento, e aborda projetos e atividades apoiados pela equipe de Estratégia do Movimento e Governança da Fundação Wikimedia.

O boletim informativo MSG é publicado trimestralmente. Também são publicadas atualizações mais frequentes na entrega Semanal sobre MS, concebida para atender a Wikimedistas que querem acompanhar os processos bem de perto. Deixe comentários ou ideias para futuras edições na página de discussão do boletim. Você também pode colaborar traduzindo as edições do boletim e compartilhando-as nos portais e plataformas da sua comunidade. E não se esqueça de assinar o boletim aqui.

Agradecemos sua leitura e participação!

Discuta o assunto no MS Forum
  • Publicação de relatório sobre a pegada de carbono da Fundação Wikimedia: A emissão de carbono da Fundação Wikimedia diminuiu em 7% em relação aos anos anteriores, indica o relatório anual de sustentabilidade ambiental (sobre a pegada de carbono) publicado pela organização em 2021. O esforço visa assegurar que o trabalho e a missão da Fundação Wikimedia promovam um mundo mais sustentável. Leia um resumo do relatório no Diff e o relatório completo no Wikimedia Commons (pdf).
Discuta o assunto no MS Forum
  • Aperfeiçoamento da interface para desktop dos projetos Wikimedia : a equipe de Web da Fundação Wikimedia começou a desenvolver uma série de melhorias técnicas como parte do projeto Vector 2022. As melhorias incluem mudanças nas páginas dos projetos da Wikimedia, tais como alterações no menu, cabeçalho e índice. Leia mais no Diff.
Discuta o assunto no MS Forum

O trabalho sobre o Código Universal de Conduta continua. O Comitê de Revisão está revisando os comentários da comunidade para realizar modificações ao texto das Diretrizes de Aplicação. Conheça o cronograma dos trabalhos, publicado pelo Comitê. Você pode continuar compartilhando seus comentários no Meta ou no MS Forum - Fórum da Estratégia do Movimento. Conheça e comente sobre este pedido de subsídio recentemente aprovado para testar a criação de grupos de apoio entre pares para administradores.

Discuta o assunto no MS Forum
Discuta o assunto no MS Forum
  • Lançamento de Helpdesk para parcerias de conteúdo : como parte do seu trabalho para a criação de um Hub de Parcerias de Conteúdo, a Wikimedia Sverige lançou um Helpdesk para fornecer apoio prático aos afiliados e pessoas voluntárias que queiram fazer parcerias de conteúdo, especialmente para comunidades locais em regiões com pouco acesso ou subrepresentadas do mundo. Leia mais no Diff.
Discuta o assunto no MS Forum
  • Capacitação para lideranças comunitárias no Brasil : Uma média de 2.000 pessoas editam a Wikipédia em português, sendo um número muito significativo provenientes do Brasil; algumas dessas pessoas também são organizadoras ligados ao único afiliado Wikimedia no país, o Wiki Movimento Brasil (WMB). Lucas Piantá e Adriane Batata, integrantes do WMB, pretendem criar um plano de capacitação em colaboração com a comunidade local: Capacitação de lideranças brasileiras ("Plano de Desenvolvimento de Lideranças para comunidades brasileiras").
  • Pesquisa sobre necessidades de capacitação em Cabo Verde : Do outro lado do Atlântico, a wikimedista em residência em Portugal, Rute Correia, visitou recentemente Cabo Verde para começar o trabalho de pesquisa de avaliação de necessidades de locais. A intenção é compartilhar os resultados da pesquisa com a comunidade até setembro de 2022.
Discuta o assunto no MS Forum
Discuta o assunto no MS Forum
  • Vídeos de alta qualidade para experimentos científicos : Shared Knowledge, afiliado Wikimedia na Macedônia, continua trabalhando em seu projeto Wikiexperiments, cujo objetivo é gravar vídeos de alta qualidade de experimentos de física, química e biologia selecionados para ilustrar importantes conceitos e fenômenos científicos. Este projeto teve início em 2015, em colaboração com o Instituto de Física (FNSM) em Skopje.
  • Novo kit de ferramentas para o registro de transcrições orais : Wikimedistas Amrit Sufi e Nitesh Gill publicaram o Oral Culture Transcription Toolkit, um conjunto de ferramentas que oferece instruções detalhadas sobre como registrar uma cultura oral e carregar no Wikimedia Commons, e como criar transcrições e carregar no Wikisource.
Discuta o assunto no MS Forum

Outras notícias e novidades

  • Fórum da Estratégia do Movimento : em fins de maio de 2022 a equipe de MSG lançou uma proposta de um Fórum para Estratégia do Movimento (MS Forum). Trata-se de um fórum de discussão multilíngüe, baseado na plataforma Discourse, onde wikimedistas podem discutir a implementação das iniciativas da Estratégia do Movimento. A proposta detalhada foi publicada no Meta-wiki. O período de revisão da proposta esteve aberto até 24 de julho de 2022. Caso haja suficiente consenso por parte comunidade com relação à utilização do MS Forum, a plataforma será lançada oficialmente em agosto de 2022. O [relatório semanal https://forum.movement-strategy.org/t/forum-weekly-report/387/20] publicado pela equipe de MSG fornece informações estatísticas sobre o fórum.
  • Eleições 2022 do Conselho de Administração da Fundação Wikimedia : o processo eleitoral para seleção de duas novas pessoas que integrarão o Conselho de Administração da Fundação Wikimedia em 2022 está em curso. A primeira fase do processo incluiu um total de doze pessoas candidatas. Na segunda fase, representantes dos afiliados votaram em julho de 2022 para reduzir a lista para 6 pessoas candidatas. Em agosto de 2022 a comunidade em geral irá então votar para eleger as duas pessoas candidatos que integrarão o Conselho em 2022. Para votar, o eleitorado pode basear-se nas classificações individuais das pessoas candidatas (realizada pelo Comitê de Análise), usar a Bússola Eleitoral, e também verificar as respostas das pessoas candidatas às questões que lhes foram colocadas durante o processo eleitoral.
    • Faça voluntariado eleitoral para se envolver mais nas eleições do Conselho de Administração. Você será responsável por fazer a ponte entre o Comitê Eleitoral, a equipe de facilitação que promove o processo eleitoral do Conselho de Administração e a comunidade Wikimedia. Você ajudará a sua comunidade local a participar das eleições e assim contribuir para definir o futuro de nosso Movimento.
  • Podcast WIKIMOVE : a equipe de Estratégia do Movimento e Relações Globais da Wikimedia Deutschland lançou o WIKIMOVE, um podcast cujo objetivo é "ser um fórum para conversas abertas e francas sobre tópicos relacionados à Estratégia do Movimento". Os episódios estão disponíveis com RSS Feed nas principais plataformas de podcast. A versão em vídeo, com legendas em inglês, está disponível no YouTube. O último episódio abordou o projeto UNLOCK Accelerator, que recebeu um subsídio de implementação da Estratégia do Movimento.
  • Mudanças no time MSG : uma pequena nota de gratidão e desejos de boa sorte em novos projetos de colegas que deixaram a Fundação Wikimedia ou passaram para outras equipes: Youngjin Ko, Yumiko Shibata, Sam Oyeyele, e Jackie Koerner. Continuamos em contato!