Comissão de Mediação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Ombuds commission and the translation is 91% complete.
Shortcuts :
OC,
OMBCOM
Ombuds Commission
Activity reports

A Comissão de Mediação, em nome do Conselho Diretivo , investiga as reclamações sobre violações da Política de Privacidade, da Política de acesso a dados pessoais não públicos, da Política de CheckUser e da Política de Supervisão, em qualquer projeto da Wikimédia. Também investiga para o Conselho a conformidade das políticas ou recomendações locais de CheckUser ou Supervisor com as políticas globais de CheckUser e Supervisor.

Tarefas

Além de investigação oficial, eles também farão a mediação entre o reclamante e o reclamado (geralmente um membro dos grupos de utilizador de CheckUser , supervisor, burocrata , administrador , ou comité de arbitragem ). Quando legalmente necessário, os ouvidores poderão prestar auxílio ao Conselho Geral, ao Diretor Executivo ou ao Conselho Diretivo para lidar com o caso.

Se o caso for litigioso, o ouvidor será o responsável por instruir os verificadores de contas ou outros sobre a política de privacidade da Fundação. Quando a Política de Privacidade, a Política de Acesso a Informação Não Pública, a Política de CheckUser, ou a Política de Supervisores são violadas, a Comissão de Mediação deve reportar ao Diretor Executivo ou a um funcionário por ele designado, e recomendar uma medida a ser tomada (tal como remover o acesso às ferramentas). Adicionalmente, a comissão pode sugerir alterações adequadas às políticas ou ao software.

Neutralidade

Uma investigação da comissão deve ser conduzida da forma determinada pelos ouvidores para garantir a equidade e a imparcialidade. Como orientação geral, recomenda-se que os ouvidores evitem conflitos de interesse ao máximo possível, principalmente, evitando o uso rotineiro das ferramentas de CheckUser e Oversight e não atendendo a reclamações em projetos onde são editores muito ativos. Contudo, as questões que se estendem para além do escopo da comissão não são claramente definidas, e a língua e a cultura de vários projetos podem representar barreiras a pessoas de fora. Assim, a forma como a comissão investiga as queixas fica ao critério de seus membros designados.

Membros

Os membros da Comissão de Ouvidoria são selecionados da comunidade da Wikimedia pelos funcionários da Wikimedia Foundation. Uma chamada para voluntários é emitida todos os anos no início de Outubro na lista de discussão da Wikimedia-L e na página de discussão desta política, bem como em outros fóruns do projeto, conforme apropriado. Eles são nomeados (assumindo que concordam) por um período de aproximadamente dois anos (um ano, antes da Comissão 2023-25). Um ou mais membros alternativos que não votam também podem ser nomeados. Um Steward-Observador pode ser nomeado para servir ao lado dos demais ouvidores.

Direitos atribuídos

Os mediadores possuem os seguintes privilégios globalmente, entre outros:

  • Pesquisar páginas eliminadas (browsearchive)
  • Verificar os endereços IP e outras informações de um utilizador (checkuser)
  • Ver o registo das verificações de utilizadores (checkuser-log)
  • Ver entradas de histórico eliminadas, sem o texto associado (deletedhistory)
  • Ver texto eliminado e mudanças entre revisões eliminadas (deletedtext)
  • Ver registos privados (suppressionlog)
  • Ver revisões ocultas para qualquer utilizador (viewsuppressed)

Membros atuais

User Home wiki(s) Language spoken IRC nick Term expires
だ*ぜ (CA) zhwiki zh, yue, wuu, lzh, en-4, ja-3 Dasze 2026
Ameisenigel (CA) dewiki, wikidatawiki de, en-4, nds-2, fr-1, tlh-1 Ameisenigel 2026
Arcticocean (CA) en, sco-3, es-2, gd-1 2026
Bennylin (CA) idwiki id, pea, en-5, jv-4, zh-3, ms-3, es-2, ban-1, su-1, jv-x-bms-1 2025
Daniuu (CA) nlwiki nl, en-4, de-2, fr-2, la-2, vls-2, li-1 Daniuu 2025
Doğu (CA) trwiki tr, en-3, sr-1, ru-1 2026
Emufarmers (CA) enwiki en, la-2 Emufarmers 2026
Faendalimas (CA) wikispecies en, pt-3, it-2, fr-1 faendalimas 2026
MdsShakil (CA) bnwiki, bnwikibooks bn, en-3, as-1 MdsShakil 2025
Minorax (CA) commonswiki, metawiki, simplewiktionary, wikidatawiki en-5, zh-5, nan-2, fr-1, ko-1, ms-1, yue-1 Minorax 2025
Nehaoua (CA) arwiki, frwiki ar-n, fr-4, en-2 2026
Renvoy (CA) ukwiki uk, ru-4, en-3, pl-3, lt-1 2026
RoySmith (CA) enwiki en roy649 2026
Vermont (CA) ‡ enwiki, metawiki, simplewiki en, ru-2, es-1 Vermont 2025

† Advisory member; ‡ Steward-Observer, terms expire in February of listed year

Consulte também a lista gerada automaticamente.

Para a associação anterior, consulte aqui.

Submissão

As reclamações podem ser feitas à Comissão de Ouvidoria pelas seguintes maneiras (de preferência em um idioma falado por um dos membros):

Ambas as maneiras enviarão mensagem diretamente para a lista de discussão OC.

Por favor, siga estas linhas diretrizes quando submeter uma pergunta à comissão:

  1. Seja conciso: E-mails longos com informações desnecessárias tornam mais difícil para a comissão processar o caso em tempo hábil.
  2. Seja objetivo: Evite fazer perguntas com base em especulações ou julgamentos subjetivos.
  3. Forneça evidências. Por favor, forneça-nos diferenciais de edição e/ou hiperligações permanentes quando possível.
  4. Seja específico. Especifique qual parte de qual política foi violada.
  5. Por favor, informe-nos se a sua wiki possui um conselho de arbitragem (ou um comité similar) e se já os contactou (ou utilizou outro procedimento habitual de resolução de disputas na sua comunidade) antes de contactar a comissão de mediação. Forneça-nos uma hiperligação para a página do caso em questão se necessário.

Processamento/Respostas

Casos levados ao nosso conhecimento serão processados da seguinte forma:

  1. Confirmação do pedido: Nós enviaremos um aviso de confirmação ao solicitante e, se necessário, solicitaremos mais informações.
  2. Âmbito: Se o pedido estiver dentro do escopo de atuação da comissão de mediação, nós iremos investigar; caso contrário, nós recusaremos o pedido e tentamos direcionar o reclamante a um local mais adequado para obter auxílio ao seu problema específico.
  3. Investigação: Faremos o que for necessário para identificar se houve ou não uma violação da políticas ou um descumprimento ou conflito das políticas locais com as globais.
  4. Resultado: Fornecemos o resultado da nossa investigação para a queixa e, se houver de fato uma violação da política de privacidade, informaremos o utilizador que foi investigado e, se preciso for, reportaremos o ocorrido ao Conselho Diretivo da Fundação. Caso seja necessário, também recomendaremos a remoção dos estatutos de OS, CheckUser ou Intendente do utilizador que violou a política.

Relatórios de atividade

Atividades:

Consulte também