Programa Catalisador do Brasil/Consulta sobre como fortalecer a Wikimedia no Brasil

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Objetivo geral[edit]

Levantamento de opiniões, perspectivas e de propostas destinadas ao fortalecimento da comunidade e ao desenvolvimento da Wikimedia no Brasil;

Convite[edit]

Prezadas e prezados integrantes da comunidade

Como é do conhecimento de muitos, o programa catalisador da Wikimedia no Brasil passou por uma série de mudanças desde sua concepção original e viveu processos atribulados, embora sempre tenha havido algum diálogo entre as partes (voluntários de outreach, editores, equipe do catalisador, Ação Educativa) no que diz respeito à sua implementação.

Neste momento, no contexto do programa catalisador como um projeto parte da Ação Educativa, apoiado pela Wikimedia Foundation, a equipe do projeto e a coordenação executiva da Ação Educativa identificaram a necessidade de realizar um processo de escuta e de diálogo mais intenso com a comunidade, destinado a refletir o atual momento do programa e da comunidade; os acúmulos, os conflitos, as dificuldades e avanços colocados; e, sobretudo, discutir e acordar as possibilidades de futuro.

Além das perguntas que seguem abaixo, queremos conversar mais livremente - por telefone ou por skype com as pessoas que assim se dispuserem. A participação dos/das integrantes da comunidade no processo é fundamental para que possamos qualificar e precisar o debate, fortalecer a confiança política e desenvolver um projeto coletivo Se você quiser colaborar com essas conversas mais abertas, para expor suas opiniões, coloque seu nome abaixo ou mande um email privado para oonacastro@gmail.com com seus contatos.

Queremos também marcar uma conversa via IRC. Por favor, coloque seu horário e data de preferência.

A consulta será realizada até 18 de junho. A sistematização dos comentários, entrevistas e conversas será compartilhada na comunidade e se constituirá em base para um encontro presencial, a ser realizado na Ação Educativa nos dias 21 e 22 de junho ou 5 e 6 de julho, com todas as pessoas da comunidade que tenham interesse em participar (vote na data e confirme aqui sua presença). Para este encontro presencial, quem estiver em outros estados ou cidade poderá contar com auxílio.

De forma transparente, deixamos explícito que a realização de tal processo não implica necessariamente a mudança automática do modelo atual de funcionamento do programa no Brasil e da relação com a Wikimedia Foundation, mas representa um passo importante no sentido de construirmos uma proposta coletiva.

Com base na educação popular, Ação Educativa já realizou e apoiou processos semelhantes de escuta, diálogo e afinação estratégica de futuro junto a outros movimentos e organizações sociais do país. A instituição vem disponibilizar estes acúmulos e aprendizagens para contribuir na construção coletiva dessas possibilidades.

Esperamos contar com a sua participação!

Abraços

Oona Castro (talk) (Coordenadora do Programa Catalisador - oonacastro at gmail.com)

Denise Carreira (Coordenadora Executiva da Ação Educativa - denise.carreira at acaoeducativa.org)

Gustavo Paiva (talk) (Coordenador do Observatório da Educação da Ação Educativa - gustavo.paiva at acaoeducativa.org)

Perguntas iniciais (fique à vontade para acrescentar perguntas que julgue importantes ao final[edit]

Qual o seu vínculo com a Wikimedia? Como começou?[edit]

  1. Sou voluntário em projetos em esperanto e em português. Usava a Wikipédia desde 2006 com fonte de acesso a textos na língua, enquanto estava aprendendo. Comecei a editar só em 2008, e conheci os bastidores em 2009, quando participei do projeto Manutenção, que corrigia artigos com problemas na Wikipédia em português, e descobri que era legal ter um tutor, pedir ajuda, combinar as edições com outros editores, etc. The preceding unsigned comment was added by Castelobranco (talk • contribs) .
  2. Edito a Wikipédia em inglês desde 2005 e a em português desde 2006, com contribuições ocasionais pro Commons. Mais recentemente comecei a mexer no WikiVoyage e no Wikidata, mas o primeiro eu não edito faz muito tempo, e o segundo só de vez em quando. Participo dos encontros presenciais em São Paulo desde o WikiBrasil de 2012, foi quando conheci os outros voluntários e soube que havia gente engajada e fazendo coisas presenciais. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Dentro do cenário posto hoje, o que desperta mais seu interesse?[edit]

  1. Sistemas adaptativos complexos. --Tom (talk) 03:23, 25 June 2014 (UTC)
  2. Não sei exatamente o que se espera que eu responda nesta pergunta. A possibilidade de aproximar mais pessoas dos projetos da Wikimedia, basicamente, é o que me motiva mais. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Você fez ou faz parte das atividades do programa catalisador? Como? Em quê?[edit]

  1. Fui consultor para coordenar o programa de educação no Brasil. Vários aprendizados, várias tentativas e ideias (algumas não executadas). Foi mais benéfico para mim, por causa do tanto de aprendizado, do que, infelizmente, para a comunidade e os projetos Wikimedia. --Tom (talk) 03:23, 25 June 2014 (UTC)
  2. Como contratado, nunca, só participo das reuniões em São Paulo mesmo. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Você sabe o que está sendo realizado pelo programa catalizador? Como você se informa?[edit]

  1. Se houvesse um blog, eu leria e provavelmente configuraria para receber por e-mail. Ficar observando páginas que vigio? Estou fora, pouco eficiente. Eventualmente leio tópicos da lista da Wikimedia Brasil ou leio a esplanada. Não sei bem o que está ocorrendo, mas dá para perceber o que não está ocorrendo. --Tom (talk) 03:21, 25 June 2014 (UTC)
  2. Concordo com o Tom, acho pouco eficiente acompanhar páginas vigiadas. Eu confesso que sempre achei as nossas comunicações meio confusas. Postam uma coisa na lista de e-mails, aí chamam pra um IRC (sistema que eu particularmente acho um porre, mas participo quando possível), aí abrem um tópico na esplanada da Wikipédia, aí discutem algo no grupo da Wikimedia Brasil do Facebook, acontecem reuniões e nem sempre fazem relatórios detalhados depois (eu costumo me prontificar a fazer alguns, mas nem sempre faço, confesso) enfim, é muita coisa separada e eu não tenho paciência de ficar juntando as pecinhas depois. Precisa centralizar: um só lugar para todas as discussões e informes. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Qual a sua opinião sobre o programa catalisador? Como melhorá-lo?[edit]

  1. Como melhorar o catalisador: deixar a comunidade caminhar pelas próprias pernas. Entre os atuais consultores, temos apenas uma pessoa naturalmente da comunidade. O resto é artificial e desnecessário. --Tom (talk) 03:16, 25 June 2014 (UTC)
  2. Acabei já respondendo isto na pergunta anterior. Afora isso, acho que precisamos promover mais eventos (Edit-a-thons, por exemplo). Dá pra fazer um por mês, não? Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

De forma mais ampla (para além do atual programa catalisador), o que seria interessante para a Wikimedia no Brasil (comunidade e projetos)?[edit]

  1. Para a comunidade: caminhar com as próprias pernas. Projetos: vários. Já dei algumas ideias, outras pessoas deram outras. São bons? Talvez, tem que executar, de preferência de forma natural e com voluntários abraçando a ideia. As ideias têm que vir preferencialmente da comunidade. Consultor algum vai ter ideia de projetos para resolver os diversos problemas da comunidade ou das comunidades. Vai fazer um barulhinho aqui, outro acolá. E só. --Tom (talk) 03:19, 25 June 2014 (UTC)
  2. Respondido acima: mais projetos, mais eventos, e melhor comunicação interna e externa (comunicação interna = para os voluntários. Comunicação externa = para a imprensa e qualquer um que acompanha blogs, redes sociais, etc.) Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Em sua opinião, quais os obstáculos e os desafios para fortalecer a comunidade e a atuação da Wikimedia no Brasil?[edit]

  1. Obstáculo externo: postura paternalista. Obstáculo interno: comunidade com muitos conflitos. Não conseguem parar para pensar no que está errado e se unir para resolver os problemas, o que é resultado da falta de autoc-crítica e talvez um pouco de comodismo, não valorizando a importância de termos outros atores no mundo wikimedia - mais uma vez, a editocracia fala muito alto. Principal desafio: formar uma comunidade coesa e mais pró-ativa, que não pare por qualquer frescurinha ou conflitos internos. Ou seja, aprender a lidar com conflitos, naturais de uma comunidade tão heterogênea. --Tom (talk) 18:58, 25 June 2014 (UTC)
  2. Já respondido acima. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Quais os pontos fortes da Wikimedia no Brasil (projetos e comunidades)?[edit]

  1. Carta de Princípios. --Tom (talk) 04:28, 25 June 2014 (UTC)
  2. Comunidade razoavelmente heterogênea; pessoas com qualificação para tocar projetos, enfim, temos a faca e o queijo na mão. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Qual a sua disponibilidade e interesse em participar do fortalecimento da comunidade no Brasil e da construção de um projeto coletivo da Wikimedia no país?[edit]

  1. O que entende-se por "um projeto coletivo da Wikimedia" nessa questão? --Tom (talk) 18:59, 25 June 2014 (UTC) Em resposta: qualquer forma de organização coletiva da comunidade (usergroup, capítulo ou mesmo um grupo sem nenhum reconhecimento oficial do movimento Wikimedia, mas que seja parte do movimento Wikimedia.--Oona (talk) 23:38, 26 June 2014 (UTC)
  2. Bom, se eu não tivesse interesse, nem estaria respondendo aqui. =P A disponibilidade é parcial, depende de trabalho, vida social e afins. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)

Quero participar das conversas fora da Wiki[edit]

IRC[edit]

Clique aqui para visualizar conversa realizada no IRC

Coloque seu nome abaixo e vote no melhor horário neste link

Pessoal,
Escrevo pra confirmar mais uma vez que amanhã vamos realizar o IRC (foi o dia mais votado por vocês): amanhã, terça, dia 17 de junho, às 19h (horário de Brasília).
Na pauta, o desenvolvimento do debate que tem acontecido na lista, no Meta e na Wikipédia, com a perspectiva de pensarmos quais precisam ser as bases (acordos em torno de percepções dos limites do catalisador, de como a comunidade quer atuar e organizar-se no Brasil, a que tipos de ação a comunidade está mais aberta, qual o o plano e fôlego da comunidade para o próximo ano e como a gente pode apoiar vocês nisso) e ações práticas para que os projetos no Brasil sejam mais efetivos e positivos, como algumas que já foram listadas na discussão (ações que dependam menos de uma participação mais intensa ou direta da comunidade? Ações cujos resultados no curto prazo sejam mais palpáveis? Ações que puxadas pela comunidade e apenas apoiadas com recursos financeiros e compartilhamento de contatos e ajuda em elaboração dos projetos? Apoio na construção de um planejamento para o que os voluntários querem fazer coletivamente?). Temos refletido muito a partir da contribuição de todos e queremos construir juntos. Se tiverem questões novas e específicas que queiram trazer como pauta, compartilhem.
A conversa será gravada e publicado o registro.
Sabemos que amanhã tem jogo do Brasil e não sabemos se todo mundo que votou no Doodle lembrou disso - a gente mesmo não tinha se lembrado quando colocou essa opção. Mas como a maioria votou em amanhã e é em um horário posterior ao jogo, estamos confirmando e mantendo o que pareceu ser a melhor opção para todos.
Nos vemos amanhã! --Oona Castro (talk) 21:18, 16 June 2014 (UTC)

Telefone[edit]

  1. ...

Chamada em vídeo/áudio por IP[edit]

  1. ...

Encontro presencial[edit]

  • Dia 05 de julho em SP, na Rua General Jardim, 660
  • Proposta de Programação:
    • 10h - Abertura e apresentação da proposta de dinâmica do encontro
    • 10h30 - Apresentação do andamento do projeto
    • 11h - Apresentação da sistematização da consulta
    • 11h30 - Debate
    • 13h - Almoço
    • 14h - Discussão de propostas para o futuro
    • 16h - Debate aberto sobre temas dos projetos Wikimedia
    • 18h - Encerramento
  • Confirmado(a)s:
  1. Oona (talk) 23:25, 26 June 2014 (UTC)
  2. Vinicius Siqueira (talk) 01:53, 27 June 2014 (UTC)
  3. HAndrade (talk) 13:55, 27 June 2014 (UTC)
  4. --Wilfredor (talk) 21:04, 27 June 2014 (UTC)
  5. Gustavobpaiva (talk) 18:20, 30 June 2014 (UTC)
  6. Rodrigo Padula (talk) 19:09, 30 June 2014 (UTC)
  7. Jo Lorib (talk) 23:35, 1 July 2014 (UTC)
  8. Victor Lopes (talk) 17:37, 2 July 2014 (UTC)
  9. Moretti (talk) 21:45, 2 July 2014 (UTC)
  10. Sturm (talk) 13:29, 4 July 2014 (UTC)
    • Confirmado(a)s por e-mail:
  11. Denise Carreira
  12. Lucas Teles
  13. Bianca Santana
  14. Alexandre Abdo
  15. Jamila Venturini

Sobre a parceria entre a Ação Educativa e Wikimedia Foundation[edit]

Olá a todas e a todos,

Gostaríamos, antes de tudo, de agradecer novamente àqueles/as que participaram do processo de consulta à comunidade nas esplanadas, no Meta, no IRC ou no encontro presencial, enfim, a todos/as que se predispuseram ao diálogo ou que colaboraram de diferentes maneiras com o desenvolvimento do projeto "Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento" ao longo dos últimos nove meses.

O motivo desta mensagem é comunicar a todos/as alguns encaminhamentos feitos a partir do processo de consulta, sendo o principal deles a decisão da Coordenação Executiva da Ação Educativa de não renovar a parceria para a execução do programa catalisador com a Wikimedia Foundation. A possibilidade da não renovação havia sido colocada por nós ao final do encontro presencial da consulta e informada ainda em julho à Fundação e aos membros da equipe do projeto. Depois de reuniões internas, a decisão pela não renovação foi formalizada no início de agosto à Fundação.

Para além das questões em relação aos modelos de projeto catalisador e do histórico da relação entre a comunidade e a Wikimedia Foundation, identificamos por meio da consulta duas posições predominantes em relação à parceria com a Ação Educativa: uma que vê a Ação Educativa como “estrangeira” e que não acredita na possibilidade da construção de uma parceria que resulte em ganhos para a comunidade e para os projetos Wikimedia; e outra que acredita que a parceria com a Ação Educativa deveria focalizar seus esforços nos projetos Wikimedia a partir dos acúmulos da organização, não com a intenção de "apoiar" a comunidade ou sua organização, mas com ações que já fazem parte da agenda da instituição. O desenvolvimento da comunidade, neste caso, deveria se dar em paralelo, por ação da própria e sem qualquer tipo de fomento ou participação específica da Ação Educativa.

Diante deste cenário, dos resultados da consulta, da maior compreensão com relação aos conflitos entre comunidade e Fundação anteriores a nossa entrada no processo e de nossa agenda de prioridades institucionais, a diretoria executiva da Ação Educativa decidiu por encerrar a parceria, sem propor um novo projeto (menor ou em outros moldes como havia sido aventado), mas destacando a importância e a legitimidade do processo auto organizativo da comunidade brasileira. A Wikimedia Foundation, em paralelo, decidiu não manter o modelo de parceria para desenvolvimento de um programa catalisador com outra organização que substituísse a Ação Educativa. Como é de conhecimento, a WMF segue o diálogo com comunidade e grupo de usuários a respeito do futuro da Wikimedia no Brasil.

Gostaríamos de reafirmar que:

- A relação entre educação e tecnologias, recursos educacionais abertos e cultura livre já constava do Plano Trienal 2013-2015 da Ação Educativa e seguirá em nossa agenda após o fim da parceria formal com a WMF.

- Essa parceria que se encerra é resultado de um longo, aberto e transparente processo. Em 2012, fomos procurados pela WMF, assim como outras organizações o foram, para tratar da possibilidade de construção de um projeto que abarcasse as ações do programa catalisador, mas que extrapolasse essas dimensões na construção de uma agenda comum. Todo o processo de escolha da organização parceira foi devidamente documentado e aberto à participação da comunidade.

- Após a escolha da Ação Educativa, a construção do projeto foi feita com a participação das equipes do programa catalisador anterior à parceria (da qual fazem parte integrantes da comunidade) e da Ação Educativa e passou por consulta à comunidade para coletar críticas e sugestões e para sua aprovação. Por isso, nossa instituição acreditou naquele momento que o projeto representava um acordo e uma aposta coletiva.

- O projeto atual será devidamente finalizado, seguindo as ações acordadas (com algumas adequações feitas ao longo da execução) no ato da assinatura de contrato. Os resultados obtidos até aqui e o andamento das ações estão disponíveis em relatório.

- Para garantir a boa finalização das atividades previstas pela equipe – o que inclui integrantes da Ação Educativa e da equipe do programa catalisador anterior à parceria com Ação Educativa – e documentar de maneira mais detalhada possível a experiência da parceria e a transferência de ações que vinham sendo executadas ou planejadas, caso outras pessoas e grupos desejem assumi-las, o projeto será prorrogado por mais um mês, até o dia 30 de setembro de 2014. A prorrogação não envolve novos repasses de recursos pela WMF à Ação Educativa.

- Seguimos à disposição para colaborar com os projetos Wikimedia a partir de uma perspectiva alinhada à nossa missão e valores político-institucionais e a nossos acúmulos no campo da educação popular. Neste sentido, temos nos apropriado e divulgado alguns projetos como a Wikinews, Wikipedia e Wikiversidade, adotado licenças livres para nossas produções, entre outras ações apoiadas por voluntários/as que acreditaram na parceria. Também como desdobramento do projeto, temos defendido a incorporação de recursos educacionais abertos como meta nos planos municipais e estaduais de educação, que serão elaborados no próximo ano como desdobramento do Plano Nacional de Educação e da Conferência Nacional de Educação.

- Esperamos manter o diálogo com a comunidade e seguir construindo juntos e apoiando os projetos sempre que possível. O espaço físico da Ação Educativa segue à disposição para apoiar ações da comunidade, assim como fazemos com outros e diversos movimentos, coletivos, redes e fóruns sociais comprometidos com uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Por fim, ficamos felizes em saber que a comunidade está buscando se reorganizar para assumir a frente de ações comprometida com o crescimento dos projetos Wikimedia. Acreditamos que não só acúmulo de experiências do movimento Wikimedia e um conjunto de insatisfações tenham contribuído para isso, mas que também o processo de consulta colaborou para a vocalização mais nítida das perspectivas, visões e possibilidades, estimulando a retomada de diálogo dentro da própria comunidade de voluntários.

Agradecemos a todos/as colaboradores/as e à WMF e desejamos boa sorte!

Abraços,

Denise Carreira e --Gustavobpaiva (talk) 14:55, 27 August 2014 (UTC) (Ação Educativa)