Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Parcerias/Governança

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

A Ação Educativa, uma das possíveis parceiras do programa Catalisador da Wikimedia Foundation no Brasil, levantou a preocupação de dialogarmos - antes de avançarmos em possíveis negociações e desenho detalhado do projeto - sobre a governança do programa e da parceria.

Não está ainda 100% definido e decidido sobre qual será a organização parceira para condução das atividades do Projeto Catalisador do Brasil, mas, inclusive para podemos seguir avançando no diálogo com essa organização, colocou-se a demanda de definirmos melhor sobre que bases trabalharíamos a gestão do projeto. Não se trata apenas de colocarmos uma equipe de 3, 4 pessoas lá dentro e seguirmos tocando o projeto. Ao mesmo tempo, a expectativa não é de que haja mudanças significativas na forma como viemos trabalhando até agora. Em princípio, a ideia é manter a equipe já contratada e seguir, com ajustes e melhorias (que devem ser implementados inclusive independentemente da parceria em si), mas é fundamental também ter claro como a Ação Educativa contribuirá de forma efetiva caso essa parceria seja feita com eles, que vêm se integrando cada vez mais ao movimento pelo conhecimento livre. É nosso objetivo também que a organização se aproprie de verdade, e gradualmente, dos objetivos e ações do movimento Wikimedia. E achamos que eles podem contribuir muito não apenas com o programa de educação, como também com sua larga experiência em participação ativa e cidadã, em desenvolvimento e gestão de projetos, em fortalecimento de comunidades. A Ação Educativa sempre trabalhou com o que chama de "fortalecimento de campos", evitando a perspectiva de um protagonismo individual nas áreas em que atua. Portanto, se efetivarmos a parceria, podemos trocar muito nestes sentidos: permitir à organização conhecer novas formas de trabalhar colaborativamente e online, permitir uma experiência intensa com comunidades difusas e online, aprofundar sua experiência com conhecimento livre, e, ao mesmo tempo, nós podemos ganhar muito com a experiência deles na gestão coletiva de projetos, na articulação de parceiros e fortalecimento de um campo "além" das iniciativas individuais etc.

Conceito e contexto[edit]

Chamamos de governança o conjunto de papéis e responsabilidades de cada um dos atores do movimento (stakeholders). Uma das preocupações da Ação Educativa é definir melhor o seu próprio papel, suas responsabilidades e como pode melhor contribuir para o movimento. Ao mesmo tempo, entender como funcionaria a dinâmica de tomadas de decisão no contexto dos projetos Wikimedia. Eles têm larga experiência com o que chamam de "projetos especiais", que são iniciativas incubadas na organização, mas cuja coordenação não está apenas em suas mãos. Geralmente eles integram a coordenação junto com outras entidades, criam uma espécie de conselho gestor formado por um conjunto de organizações que indicam representantes para acompanhar, debater e decidir.

No caso do movimento Wikimedia, há muitas peculiaridades. Não se trata de um movimento com representantes indicados, as instâncias de decisão (a exemplo do Conselho) se dão nas próprias Wikis e elas não são fixas (não há um grupo líquido e certo de pessoas responsáveis por todas as decisões). Ainda que eles soubessem disso de forma geral, foi ficando mais claro ao longo da reunião que talvez tenhamos que desenvolver um tipo de governança sui generis para essa parceria.

Diretrizes[edit]

O importante, contudo, é ter claro - e isso já está - que as decisões específicas dos projetos Wikimedia cabem a suas próprias comunidades, que as tomam na própria Wiki e de acordo com as regras específicas desenhadas por elas. Outra coisa que ficou clara é que o movimento é aberto e que, uma vez a organização integrando-se e fazendo-se parte do movimento, tem legitimidade para desenvolver atividades, sempre convidando com alguma antecedência a comunidade para integrá-las e desenvolvê-las conjuntamente.

Assim, sugerimos alguns elementos coerentes com a carta de princípios do movimento Wikimedia para as diretrizes de atuação: autonomia, legitimidade, transparência e abertura. A própria adesão à carta de princípios do movimento Wikimedia pode ser facilitadora de um trabalho conjunto e servir de referência para a condução do projeto em conjunto.

O papel da Ação Educativa[edit]

Sabemos que o movimento é difuso e acontece ao mesmo tempo agora em todos os lugares tendo a rede como seu lugar comum. Ao mesmo tempo, não temos hoje espaço físico nem uma organização/pessoa jurídica no Brasil. Esses são elementos de referência e, ao mesmo tempo, uma estrutura concreta para desenvolvimento de atividades e parcerias. A Ação Educativa seria uma espécie de "casa" para o movimento como um todo. Desde abrigar atividades, até ajudar a articular com parceiros, passando por organizar ações com o movimento de educação e direitos humanos.

A Ação Educativa tem também larga experiência na produção de materiais educativos (fornecendo inclusive ao MEC) e achamos que podemos pensar um projeto específico a partir dessa expertise deles também.

Um outro elemento importante é sua experiência com o fortalecimento do campo. Eles podem contribuir com o desenho de uma estratégia de crescimento do movimento Wikimedia - não só editores, mas parceiros na promoção da missão e dos projetos.

Método de participação[edit]

Nossa proposta é promover e criar oficinas para que a própria organização conheça melhor nossa forma de interagir e tomar decisões. Mas sendo realista e sabendo que eles atuam em dezenas de projetos, a ideia é que ao menos uma pessoa participe ativamente das comunidades online, além da equipe da existente, fazendo uma espécie de ponte com os demais projetos e áreas deles.

Mas agregaríamos à dinâmica online encontros abertos provavelmente semestrais, onde poderíamos fazer debates gerais (com pautas a serem propostas e dialogadas na comunidade online) para envolvermos tanto voluntários ativos como mais pessoas de organizações parceiras. Esses encontros não seriam espaços de tomadas de decisão, mas de trocas de experiências, diálogos sobre propostas gerais, sobre a visão do movimento (por ex. "onde queremos estar/o que gostaríamos de representar, no Brasil, daqui a 5 anos?") e seriam transmitidos online e reportados nas wikis, para alimentar os debates já em curso.

Comentários e questões[edit]

Este é um rascunho preliminar para debatermos por aqui para amadurecermos essas questões e outras que possam surgir. Podemos abrir novos tópicos aqui ou utilizar a página de discussão para melhor elaborar esta página.