Programa de ilustração

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

PROGRAMA DE ILUSTRAÇÃO


RESUMO

O Programa de Ilustração permanente, busca preencher lacunas tanto de ilustrativas, bem como tutoriais, documentações e criar uma cultura de produção de vídeos de forma inclusiva e livre, incentivando também outros agentes da sociedade civil.

ARGUMENTO

Cada vez as pessoas têm imagens e vídeos como as principais mídias de troca de informação, e aquisição de conhecimento.

Pensando nisso, os guerreiros Wikinambás lançam o Programa de Ilustração permanente, que busca preencher lacunas tanto de imagens ilustrativas, bem como tutoriais, documentações. Além disso, realizar-se-ão esforços para criação uma cultura de produção de vídeos de forma inclusiva e livre, incentivando também outros agentes da sociedade civil a fazer o mesmo, como uma forma de propagar conhecimento livre que hoje já não atinge uma grande porção de pessoas, às vezes pelo simples fato de estar em forma textual e não ser mais uma mídia comum a eles.

MÉTODO

Por ser um programa permanente, mas em fase inicial, testaremos diversos caminhos para melhor atingir os objetivos do Programa. Isso inclui convites a membros da sociedade civil, bem como atividades das mais diversas, oficinas, saídas fotográficas, etc.

Verificando que há uma grande quantidade de imagens de equipamentos cotidianos, e mesmo de uso industrial ou acadêmico em falta na Wikimedia Commons, bem como fauna e flora, os guerreiros Wikinambás em parceria com parceiros atacaram esse ponto inicialmente; de início, vamos trabalhar com as ilustração fotográfica, também por ser facilmente escalonável, e implementável.

Sabendo que para ser livre é necessário ser replicável, também mostraremos como conseguir os resultados até agora alcançados.

RESULTADOS INICIAIS




CONTATO

Pode conseguir mais informações sobre a tribo em wikinambas.orain.org, sobre o programa utilize a página de discussão: Página de discussão do Programa de ilustração.

Ou nas redes sociais: