Projeto Mais Teoria da História na Wiki/Webinar Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki 2025/Palestrantes
Perspectivas indígenas e teoria da História recebeu os historiadores Alessandra Gonzalez de Carvalho Seixlack e Walter Francisco Figueiredo Lowande, com mediação da historiadora Flávia Varella. O encontro explorou como o conhecimento produzido por povos originários se faz presente nas plataformas Wikimedia, destacando suas contribuições e a ampliação de suas vozes no ambiente digital.💚
Palestrantes:
[edit]
Alessandra Gonzalez de Carvalho Seixlack: Professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde atualmente coordena o curso de licenciatura em História e projetos voltados para as ontologias e epistemologias indígenas. É doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e realizou um pós-doutoramento na mesma instituição. Atualmente, dedica-se a pesquisar as relações entre o Antropoceno e as histórias, ontologias e epistemologias indígenas, bem como a produção intelectual indígena contemporânea, sendo coordenadora do projeto "Caminhos de Abya Yala - Intelectuais Indígenas do Continente Americano”.

Walter Francisco Figueiredo Lowande: Professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), onde atua também no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica. É doutor pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com período de estágio na University of Massachussets. Realizou pos-doutoramento na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Lidera o grupo de pesquisa Heranças Cosmológicas e Devires Extramodernos e idealizou o projeto museal Existances Museum, premiado pela UK Arts and Humanities Research Council. É autor do livro "Do Americanismo ao Interamiericanismo: uma história transnacional da constituição de mundos modernos no Brasil". Atualmente, suas pesquisas se concentram nos impactos das discussões sobre o Antropoceno e a experiência do tempo nas políticas de patrimônio.
