Queering Wikipedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Queering Wikipedia 2020 and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.
Queering
Wikipedia
Program Fringe Events Registration & Participants
Location
Logistics
Contact
Documentation,
Reports, Reviews

Queering Wikipedia logo

Fringe Events Budget

Conferência Queering Wikipedia 2020: diversificando e capacitando presenças LGBTIQ+ nos projetos da Wikimedia

I
o século XXI, pessoas, culturas e histórias queer ao redor do mundo se tornaram mais visíveis na carne, na mídia e em projetos comunitários como a Wikipédia. Ao mesmo tempo, várias barreiras e limitações ainda existem para a participação e co-autoria queer nos projetos da Wikimedia.

Populações queer passando por movimentos emancipatórios neste momento estão no processo de descoberta, documentação, arquivamento e disseminação de suas existências através de métodos tradicionais ou inovadores, incluindo projetos da Wikimedia. Apesar da Wikipédia existir para conceder acesso global a todo conhecimento da humanidade, incluindo informações queer, barreiras como segurança física, idioma, divisão digital, movimentos fundamentalistas / populistas / conservadores e a vigilância global impactam na disseminação e visibilidade de informação e artefatos culturais queer.

Vários indivíduos e organizações ao redor do mundo estão trabalhando em prol de um entendimento comum sobre como deixar informações mais queer, bibliotecas, arquivos, museus e instituições de patrimônio cultural mais queer, memórias mais queer e até mesmo cultura aberta mais queer. Isto inclui Queering Wikipedia e projetos da Wikimedia. O trabalho realizado por esses grupos intersecciona e informa acadêmicos, médicos e ativistas emergentes a romper, descolonizar e disseminar informação queer em todas as suas formas para uma audiência mais ampla quanto possível, da maneira mais segura e menos enviesada possível, em ambientes livre de bullying e assédio, e, ao invés disto, repleta de alegria e colaboração.

Declaração sobre o termo "Queer"

Os organizadores da conferência reconhecem que vários termos e acrônimos são utilizados para representar populações e comunidades diversas, dentro dos espectros das identidades / expressões sexuais e de gêneros (ex.: lésbica, gay, bissexual, transgênero, intersexo, asexual, não-binário, dois-espíritos, terceiro gênero, LGBT+, LGBTQ+, LGBTQQ2IA*, QUILTBAG, SOGI etc.). O termo "Queer" é utilizado aqui para representar todos que se identificam como membros dessas várias comunidades e trabalham pela solidariedade por todos aqueles afetados por discriminações relacionadas.


Declaração sobre a Wikipédia e Wikimedia

Apesar desta conferência ser chamada "Queering Wikipedia", ela inclui, intencionalmente, todos os projetos da Wikimedia (Wikipédia, Wikidata, Wikimedia Commons etc.).

Local, data e ponto de encontro

  • Cidade: Linz, Áustria
  • Data: De 21 a 24 de maio
  • Ponto de encontro: Grand Garage, Tabakfabrik Linz

Sites:

Calendário aproximado

  • Concluído Registro para bolsas de estudo: 15 de dezembro - 18 de janeiro
  • Concluído Anúncio do resultado das bolsas de estudo: 15 de fevereiro
  • Concluído Registro para propostas: 15 de dezembro - 15 de fevereiro
  • Not done Anúncio das propostas aceitas: 1 de março
  • Not done Registro geral para conferência: 15 de fevereiro - 30 de março
  • Not done Pré-conferência: 21 de maio
  • Not done Conferência: 22 de maio - 24 de maio

Organizadores

Parceiros

Tabelas de organização