Usuários registrados

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Registered user and the translation is 92% complete.

Um usuário registrado é um usuário que registrou uma conta e efetuou login em um projeto da Wikimedia. Além do que um usuário não registrado pode fazer, um usuário registrado pode:

  • Criar páginas (que não sejam páginas de discussão)
  • Modifique suas preferências.
  • Editar sua própria lista de páginas vigiadas (note que algumas ações seguirão adicionando páginas mesmo sem este direito)
  • Enviar arquivos
  • Marcar edições como menores
  • Mover páginas

A lista de direitos completa está disponível em Privilégios de grupos de usuários (em inglês).

Todas as edições feitas como usuário registado mostrarão o nome de usuário no histórico, em vez de um endereço de IP.

Usuários registrados (com exceção de administradores ou desenvolvedores) não podem editar ou mover páginas protegidas. Usuários recém-registrados não podem editar páginas semi-protegidas ou mover qualquer página. Algumas outras restrições menores, dependendo da wiki, podem aplicar-se a usuários recém-registrados (de acordo com phabricator:T14556, os carregamentos de mídia correspondem a um direito dos usuários registrados em quase todas as wikis, sendo o Commons uma exceção notável).

Usuários cadastrados no Wikimedia Commons incluem usuários confiáveis. Como o Commons tem muitas imagens do Flickr e requer revisores para confirmar se as licenças de direito autoral são válidas, um usuário cadastrado que seja familiar com as licenças do Commons deve se inscrever para se tornar um usuário confiável, que é uma sub-classe de usuário no Commons. Os administradores atuais do Commons não precisam se inscrever para se tornar um usuário confiável pois eles já tem uma classe de usuário superior ao de usuários cadastrados.

Status de autoconfirmação

On MediaWiki, there is a pseudo-group called "autoconfirmed" to prevent new accounts from flooding a wiki with low quality or vandalism edits. After an account is a number of days old, or has performed a certain number of edits, the account is given the "autoconfirmed" flag. The thresholds are different for different wikis, though the default configuration is four days delay, with no minimum edit count requirement.

Exemplos de configurações personalizadas:

A partir de dezembro de 2022, os períodos de espera mais longos são de 7 dias (em de.wikibooks, it.wiki, no.wiki, wuu.wiki e na maioria das zh.* wikis); e o requisito de contagem de edições mais alto é de 50 edições (em ar.wiki, es.wiki, it.wiki, zh.wiki e wikidata), enquanto a configuração personalizada mais comum é de 10 edições. Para obter uma atualização das configurações atuais, examine as matrizes $wgAutoConfirmAge e $wgAutoConfirmCount em InitializeSettings.php do WMF.

Algumas solicitações para aumentar esses limites foram rejeitadas no passado - consulte Limites para alterações de configuração.