Relatório mensal de atividades do Processo Estratégico de 2019 (Junho)

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
Relatório
Portuguẽs Geral
Março-Abril Março-abril
Maio Maio
Junho Junho
Agosto/Setembro

Relatório de atividade
Junho de 2019
Comunidade de língua portuguesa

Em junho, continuamos nossas conversas na comunidade nos canais anteriores. Foi possível notar uma diminuição na participação geral. Foi apresentado à comunidade a Pesquisa sobre o processo e recebemos alguns comentários como feedback. No Telegram, discutimos todos os outros tópicos que faltavam ser discutidos. Nós havíamos discutido anteriormente em maio “Funções e Responsabilidades” e “Fluxo de Receitas”.

A Wikimedia Portugal está organizando um Salon de Estratégia que está programado para setembro (a ser confirmado).

Canais onde a comunidade participou[edit]

  • Na wiki, principalmente na Esplanada na Wikipédia
  • Telegram
  • E-mail
  • Whatsapp


Pontos-chave[edit]

2. Fluxos de receita[edit]

  • Sugeriu-se a criação de uma nova plataforma de streaming que permitisse a discussão de artigos com participação de editores, entrevista com especialistas. Isso seria semelhante a plataformas existentes nas quais as pessoas que gostam do conteúdo doam dinheiro enquanto assistem.


5. Parcerias[edit]

Estabelecer parcerias com grupos representativos de feministas e minorias é essencial para diminuir as lacunas de conteúdo. Os parceiros também devem se preocupar em manter um ponto de vista neutro em sua participação. Os membros da Wikimedia devem selecionar parceiros que concordem com isso e trabalhar com as regras e os critérios dos projetos para reforçar isso.

6. Diversidade[edit]

  • Respostas de Diana:
    • Como resposta à pergunta 1, que pergunta se os projetos locais deveriam elaborar códigos de conduta, ela respondeu que sim, eles deveriam. Para aqueles que não seguem o código, estes devem ser reportados a um sistema independente que possa decidir com imparcialidade e também armazenar essas informações como um histórico dos usuários envolvidos para qualquer necessidade futura possível.
    • Projetos devem melhorar de acordo com as diretrizes de acessibilidade. Sugeriu-se que apenas editores com experiência em tópicos específicos pudessem opinar ao discutir artigos. Isso evitaria que a decisão do artigo fosse centrada no mesmo grupo de usuários com menos argumentação técnica.
    • Qualquer incentivo deve ser dado a usuários não privilegiados, pois editores regulares podem obter apoio de outras formas. Isso ajudaria a trazer mais diversidade aos projetos, facilitando a participação de grupos minoritários.

7. Produto e tecnologia[edit]

  • Melhorar as habilidades técnicas básicas é essencial para os projetos. É mais difícil começar a trabalhar na área de tecnologia, mas, com uma pequena ajuda para iniciantes e apoio para que continuem trabalhando sozinhos depois, podemos melhorar nesse aspecto.
  • Os projetos não deveriam precisar que os voluntários tenham muita experiência técnica para trabalhar. O Editor Visual é um bom exemplo que ajudou editores com menos experiência técnica, mas trabalhar com predefinições, por exemplo, ainda é complicado para muitos.
  • Ter uma lista de tarefas técnicas organizadas por prioridade e preferência da comunidade com o acordo da comunidade de tecnologia pode ajudar como um convite para colaboradores mais técnicos.
  • As pessoas gostam de estar com seus pares e ter um ambiente onde alguns possam encontrar tarefas nas quais trabalhar, lugares para discutir e outros como eles para falar sobre coisas em comum.


8. Saúde da comunidade[edit]

  • Um usuário acredita que a comunidade deve melhorar de alguma forma a prática de banimento de usuários para garantir que o usuário banido não continue editando.
  • Respostas de Jurema:
    • Ela acredita que, para superar os desafios técnicos e sociais e melhorar a capacidade das comunidades de se governarem, é necessário treinamento técnico sobre tarefas rotineiras administrativas e mais explicações sobre o que são Wikipédia e WIkimedia.
    • Ela defende uma avaliação menos rigorosa ao decidir excluir ou não artigos em construção (esboços). Em vez de repelir contribuições de novos usuários, eles devem ser instruídos sobre como melhorar suas edições. Fornecer orientação aos usuários para que eles possam evitar ser excessivamente críticos na avaliação de edições de outras pessoas e respeitem o que os outros fazem. Tem sido comum observar palavras ofensivas para descrever o trabalho de usuários de boa fé com ações repetitivas para desencorajá-las.
  • Outro usuário concorda com os comentários anteriores de que é importante que novos usuários compreendam melhor a Wikipédia antes de editá-la. A edição é muito fácil e eles começam a editar antes de ter qualquer conhecimento básico sobre regras, o que causa frustração, erros de edição.

9. Defesa[edit]

  • Antes de defender a Wikimedia, os usuários devem saber que a Wikimedia existe. Continua sendo importante realizar palestras ou apresentações virtuais, vídeos que informarão as pessoas sobre o que é o Movimento Wikimedia. Isso não é conhecido pela maioria dos usuários, que não defende o que desconhece.

Comentários gerais[edit]

  • Neste mês, foi possível notar uma participação reduzida em geral. Alguns usuários pareciem ter esperado pelo fim do processo para fornecer suas opiniões sobre diferentes tópicos de uma só vez, o que foi bom para obter mais participação, mas seria melhor se as tivéssemos antes, para que pudessem se juntar à construção de diferentes opiniões.
  • A WMF e sua relação com a comunidade editorial ainda preocupam alguns usuários e isso é usado por alguns como uma razão para não querer mais participar. Eventos recentes na Wikipédia anglófona reforçaram isso. No entanto, os usuários também apontaram que os resultados recentes parecem ser melhores que os vistos em conflitos anteriores.