Finalização do sistema de login unificado/Anúncio pessoal

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Single User Login finalisation announcement/Schema announcement and the translation is 93% complete.

A finalização de a conta de acesso unificada está programada para iniciar em 15 de abril de 2015. O texto do anúncio geral está em esta página. Basicamente, a finalização renomeará o nome de alguns usuários para que todas as contas em os projetos gerais, públicos, de Wikimédia tennham um nome global único. Este processo se vem executando em fases e se encontra a ponto de terminar. Para completar-lo será necessário renomear 2,851,363 contas que existem localmente nas wikis, não existem globalmente e têm nomes de usuário já assinados. As contas que já são globais (podes verificar em Special:CentralAuth) não seram renomeadas e não se veram afectadas por este processo. Algumas métricas básicas se actualizarão segundo avance o processo.

Todas as contas que necessitem ser renomeadas serão contactadas na página de discussão do usuário em cada uma das wikis donde estejam registadas. Adicionalmente, todas as wikis têm Special:UsersWhoWillBeRenamed, uma página que lista cada um dos usuarios que serão renomeados nessa wiki. Os membros das comunidades locais são bem-vindos e animados a utilizar essa informação para ajudar aos usuários que podem necessitar. A aplicação informará das alterações ás contas renomeadas se intentam ingressar com suas credenciais antigas depois da finalização. O usuários podem solicitar uma alteração de nome global na sua wiki local em qualquer momento (antes o depois de este processo) usando a página: Special:GlobalRenameRequest.

Como se determinam as contas que devem ser renomeadas?

No caso de um confronto, onde uma conta global tem confronto em contas locais, o titular da conta global vai ficar com o seu nome e contas locais colidindo são renomeados ou para um novo nome de usuário de escolha do titular da conta, ou para uma forma localizada do usuário. Se um novo nome de usuário não for selecionado (por exemplo ptwiki Old usuário ~). No caso de um confronto, onde várias contas locais colidirem uns com os outros, e não existe conta global, o regime de resolução de conflitos seguinte de nome de usuário é usado para decidir quem fica com o nome da conta global. Isto é determinado e executado por um script de software. Todas as mesmas condições de acima e abaixo vai ser aplicado a contas bloqueadas.

Observe que, se o direito não está aqui, então ele não é considerado durante o cálculo de quem será o dono do nome da conta global.

  1. Global account holder
  2. Provedor de contas
  3. Oversight
  4. Burocrata
  5. Administrador

Resolvendo conflitos restantes

Se houver um caso de confronto em contas locais em que nenhuma das contas detém um direito do usuário mencionado acima, ou um direito de usuário é compartilhada e não há nenhuma conta global, a conta local com a mais edições em qualquer wiki, no momento deste anúncio é publicado vai manter o nome. Em caso de empate com o número de edições, o local conta com a data de registo mais antigo vai manter o nome. Se houver um empate com a data de inscrição, ou nem conta tem uma data de registo, devido à idade da conta, o script vai escolher o proprietário de forma aleatória.

Por este regime?

  • Os direitos do usuário são a forma mais justa de determinar o nome único da propriedade da conta. Nenhuma maneira de fazer isso é perfeitamente justo, mas outros envolvem muita variação entre os wikis. Por exemplo: o valor de uma contagem de editar varia imensamente entre wikis, e não temos nenhuma maneira de explicar de forma programática que se tivéssemos que usar a contagem de edição como o fator determinante principal e não apenas como um desempate.
  • Estes direitos, e apenas esses direitos, foram escolhidos como eles são os direitos de usuário do núcleo em todos os nossos wikis.
  • A ordem escolhida representa a dificuldade de adquirir o respectivo direito de usuário, e a percepção da necessidade para a pessoa com o direito de agir em uma base cross-wiki.
  • O problema do confronto de nomes de usuário requer uma solução técnica para resolver. No entanto, não é a única solução. Em última análise, os stewards e renomeadores globais podem substituir esse esquema numa base caso-a-caso, renomeando os usuários através dos adequados canais comunitários, processos e políticas, e com a discussão entre as partes afetadas. Este processo deve ser o mais possível colaborativo.