Ferramentas para Wikis Menores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Small wiki toolkits and the translation is 29% complete.
Outdated translations are marked like this.

Small wiki toolkits project logo
Small wiki toolkits project logo
Photo of opening ceremony at Wikimania 2019 where Small Wiki Toolkits was introduced as a focus area
Área de foco de Small Wiki Toolkits introduzida na cerimônia de abertura em Wikimania 2019

Bem-vinda! Esta é uma iniciativa para apoiar as comunidades small wiki. Aqui você pode aprender e compartilhar habilidades técnicas para apoiar, manter e expandir sua comunidade.

Esse trabalho está em andamento. Veja como você pode ajudar.

Kits de ferramentas

Os kits de ferramentas consistem em um conjunto de ferramentas recomendadas e recursos de ensino e aprendizagem sobre habilidades técnicas específicas necessárias para desenvolver, aumentar e manter pequenos wikis. Você pode usar esses kits de ferramentas para aprender uma variedade de habilidades técnicas ou usá-los em workshops para ensinar mais pessoas.

Configure your site

Analyze data with Lua

  • Learn Lua to get data from Wikidata into infobox templates:

Starter kit

Build and deploy tools

  • Learn to deploy your first tool on Toolforge:

Faça suas perguntas técnicas

Algo não está claro? Por favor pergunte! No entanto, infelizmente não podemos oferecer (ainda) o "único lugar" onde você definitivamente receberá uma resposta à sua pergunta. Bons lugares para perguntar são geralmente Suporte em mediawiki.org, algumas listas de discussão e canais de bate-papo IRC, a página Tech em meta-wiki, ou o páginas de discussão dos links acima depois de verificar se a página de discussão está realmente ativa recentemente.

You can also join the Small Wiki Toolkits Telegram group.

Ajude-nos com esta iniciativa

Você tem uma ideia para construir capacidade técnica em sua comunidade wiki? Você está interessado em workshops, eventos virtuais, kits de ferramentas, tutoriais em vídeo ou interessado em trocar problemas e desafios em comunidades wiki menores? Junte-se a nós: adicione um comentário na página de discussão!

Organizamos e rastreamos no que trabalhar no projeto Small-Wiki-Toolkits Phabricator. Às vezes temos videochamadas e podemos ter outros locais de discussão no futuro, assim que o grupo se tornar maior.

Desenvolver kits de ferramentas

Queremos fornecer um número limitado de links para material de alta qualidade voltado para tarefas ("Como posso ...?"). Isso geralmente requer o aprimoramento da documentação existente primeiro, para ser consistente, atualizado e em inglês simples. Coletamos e discutimos as páginas de documentação não otimizadas existentes para uma área específica em uma tarefa Phabricator correspondente, em vez de listar dez links "Consulte também" para um tópico nesta mesma página. Idealmente, também adoraríamos ter pequenos tutoriais em vídeo well-done sobre alguns tópicos, com legendas que pudessem ser traduzidas.

Se você deseja desenvolver e documentar um kit de ferramentas, aqui estão algumas recomendações:

Organize a workshop

Interested in starting a workshop series or initiative? The workshop guide describes the roles and responsibilities of organizers and mentors of small wiki toolkits. For more info, contact us on the talk page.

Eventos anteriores com atividades relacionadas

Participants at Indic Wikimania Hackathon presenting their ideas

2022

2021

2020

2019

Membros

Os membros são livres para se identificarem como membros do grupo Small wiki toolkits. Você pode fazer isso editando a lista de membros abaixo e adicionando a seguinte userbox à sua página de usuário digitando $userbox. Além disso, adicione esta página à sua lista de observação para receber notificações sobre alterações feitas em seu conteúdo ou página de discussão.

Members are free to self-identify as Small wiki toolkits group members. You may do so by editing the members list below and adding the following userbox to your user page by typing {{User SWT}}. Also, add this page to your watchlist to receive notifications about changes made to its content or discussion page.

This user is a member of the Small wiki toolkits group.

Lista de membros

Partner Organizations

Veja também