Redes sociais/Estratégias e táticas

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Social media/Strategy and tactics and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.
Home Best practices Article of the week Friendly space policy

A estratégia da Fundação Wikimedia nas redes sociais

Estamos a ligar a separação entre um público curioso e a comunidade complexa. Milhões de utilizadores da Wikipedia não sabem como envolver-se mais com sites da Internet e o movimento pelo qual se estão a apaixonar. Ao mesmo tempo, wikipedianos devotos algumas vezes se esforçam para partilhar a sua paixão e seus excelentes trabalhos com o mundo. Como embaixadores da marca, contas de mídias sociais ligadas à Wikipedia e à Wikimedia continuamente trabalham para ligar esta distância. Nós ajudamos as pessoas a tornarem-se mais envolvidas com a Wikipédia, com a Fundação Wikimedia e projectos relacionados; e nós ajudamos estas entidades alcançar o mundo todo. A nossa missão é ajudar a melhorar as informações em uma plataforma de código-aberto utilizando meios de comunicação social de longo alcance e disponíveis globalmente.

But that's not enough. Unlike other publishers, the stories behind our stories are just as important. Who edited that article we posted, and why? Who took the Wikimedia Commons picture of the year we put on Facebook? Are there Wikimedians, edit-a-thons, grants and projects behind our Women In STEM Pinterest board?

Social media and the Wikimedia blog are the best way to showcase our content and explain the movement behind it in a continual way that meets readers where they are.

And our social media audience is primarily readers. Twitter polls and Facebook questions indicate most of those audiences access Wikipedia daily, but only about half have ever edited Wikipedia.

Our social media strategy is to showcase relevant content and explain the movement behind it to audiences who like our brand and need help connecting more closely with it. We do this collaboratively with the community, Foundation staff, and other Wikimedia-related organizations in ways that adhere to the pillars of the Wikimedia movement.

Táticas

Nós nos envolvemos com os utilizadores, exibimos conteúdo, demonstramos processos, estimulamos a participação através de iniciativas direccionadas e facilitamos a conversão mensurável (tais como direccionar o tráfego às páginas web de destino). A nossa abordagem usual é: envolver; instruir; converter. Nós não apenas dispomos conteúdo - e especialmente conteúdo que não seja auto-suficiente.

Envolvendo-se com o público nas redes sociais

A comunidade Wikimedia pode ser rigorosa para a penetração dos novos utentes. A nossas contas verificadas das mídia social devem agir como embaixadores de uma marca. A equipe da mídia social deve empenhar-se com as pessoas que comentam as nossas publicações. Esta é uma responsabilidade da pessoa que publicou (e saberá maioritariamente acerca disso), mas é uma responsabilidade partilhada pela equipe. O reconhecimento amigável da nossa comunidade da mídia social é altamente encorajado, à medida que respondemos questões e fornecemos ligações prestáveis a outras páginas. Isto traz resultados directos—rankings do agregador de notícias (Newsfeed rankings) no Facebook para a lealdade de uma marca maior e mais participação no movimento.

Não deixe levar por utilizadores pouco amigáveis. Quando em dúvida, verifique junto da Social-media(_AT_)lists.wikimedia.org. Tome as medidas básicas para problemas de saudações, reconhecimento, sugestão, dispõe um endereço de e-mail. De modos a que possa parecer para nós como: [1]. A voz e a projecção do tom tem se baseado nestas orientações: Nós nunca somos sarcásticos ou combativos. Devemos-nos sentir livres de ser educados e felizes.

O que publicar

Os nossos artigos geralmente enquadram-se em duas categorias: conteúdo em grupo amigável, e explicações do movimento da Wikimedia.

Conteúdo agradável: As pessoas conhecem-nos pelo nosso conteúdo—primariamente os nossos artigos Wikipedia. Eles respondem entusiasticamente a este conteúdo na mídia social. Nós podemos demonstrar como partilhar artigos da Wikipedia, média da Wikimedia Commons, Wikiquotes e mais. Mais do que talvez qualquer outra parte da Fundação Wikimedia, nós podemos mudar como as pessoas pensam acerca dos projectos da Wikipedia. Nós as podemos ajudar a ver o movimento como uma informação livre e aberta que eles podem livremente criar, utilizar, moldar e partilhar—ao invés de ver-nos como simples motor de busca.

  • Nós somos internacional, multi-cultural, e multilingue. Nosso conteúdo deve reflectir isto. Todos os esforços devem ser feitos para se conectar à audiência global e diversa e reflecti-la, incluindo comunidades de difícil alcance e comunidades não representadas, traduções de publicações de blogs e mensagens da mídia social, e esforços para incluir conteúdos à volta do mundo.
  • Nós temos mais dificuldades em alcançar mulheres. Os nossos fãs no Facebook são 69% masculinos, e as fãs femininas podem verificar a disparidade na correnteza de comentários, baseado em comentários que temos recebido nas publicações da nossa conta do Facebook. Nosso conteúdo precisa de incluir esforços concertados para incluir mulheres de história, ciência, negócios, governo, desporto e artes, de igual modo tópicos que são universais ao invés dos tradicionalmente mais apelativos para homens (tal como histórias militares).
  • Nós também precisamos de ser cuidadosos à volta de qualquer mensagem que pode ser insensível ou muito direccionada ao género, raça, idade, ou desabilitações.
  • Nós partilhamos um domínio público e imagens licenciadas sobre CC0-licensed e ligações para as respectivas páginas da Wikimedia Commons para mostrar às pessoas como legalmente partilhar imagens na mídia social.

Explicações sobre o movimento da Wikimedia. Os fãs da Wikimedia no Facebook e seguidores no Twitter @wikipedia são em primeiro lugar leitores, em vez de editores. Eles querem saber mais sobre o movimento da Wikimedia, e eles podem nem sequer ter conhecimentos básicos sobre o mesmo.

Pela inter-inclusão de explicações básicas do movimento com o conteúdo que eles virão a amar, nós podemos tornar leitores em editores, doadores, membros da comunidade, Wikipedianos.

  • Em contas grandes—os 5 milhões-de fãs da página do Facebook e 320.000-seguidores da conta do Twitter @Wikipedia, nós temos as nossas melhores plataformas para explicar o movimento. Nós devemos preservar estas plataformas contra complicações aborrecedoras e desnecessárias. Nós devemos ser guias amistosos e explanatórios. O movimento Wikimedia pode ser muito complicado, e algumas vezes até pouco amigável. Nós ajudamos a manter isto gracioso e simples.
  • Existe espaço para anúncios da comunidade e eventos nos nossos dois principais canais, mas nós devemos ser sensíveis para as nossas audiências. Enquanto nos são bem-vindas as sugestões para as publicações da equipe da fundação Wikimedia e da comunidade Wikipediana, os anúncios dos aniversários ou projectos de bichinhos de estimação não são os focos.
  • Publicações nos blogs, vídeos e páginas wiki que conduzem iniciantes do básico ao ideal.
  • @wikimedia no Twitter é um bom lugar para notícias mais complicadas da comunidade e notícias da fundação. A audiência lá é frequentemente mais sofisticada acerca de como o movimento funciona.

Notícias e desastres em tempo real: Com mais frequência os Wikipedianos estão a optar por actualizar e ler páginas de artigos em eventos de notícias na hora (breaking news events) porque os nossos artigos são actualizados tão detalhadamente e tão rapidamente. Estes artigos são um recurso significante para os leitores e jornalistas como o desdobramento das notícias na hora. As notícias são frequentemente desagradáveis e nós queremos estar sensível a isto.

Quando as notícias surgem, a nossa equipa da mídia social trabalha com as relações públicas da Fundação Wikimedia e a equipa da comunicação (Wikimedia Foundation public relations and communications team) para definir a verbalização directa e ligações para o artigo sem sentimento ou elaboração—se estes artigos estiverem desenvolvidos o suficiente para ajudar os leitores. Publique isto: Wikipedianos estão actualizando o artigo em (pessoa notável que faleceu ou ligação para eventos das notícias de última hora)

Estudo de caso: No caso dos ataques terroristas em Paris, a página do artigo teve dezenas de fontes e centenas de editores em uma hora. Dezenas de contas verificadas do Twitter ligadas a isto, incluindo jornalistas, que citaram isto como um recurso importante:

  • @morgenpost
  • @fuzheado
  • @franciediep
  • @harikunzru
  • @Ian_Fraser
  • Por esta razão, nós linked para o artigo em um tweet. Os utilizadores do Twitter clicaram o a ligação neste tweet 1.300+ de vezes—mais cliques na ligação em um tweet do que qualquer outra na história das nossas contas.
  • Nós não promovemos artigos acerca de desastres para competir com as agências de notícias ou obtemos cliques ou fazemos retweets. Nós declaramos que os Wikipedianos estão actualizando o artigo de formas a reflectir o envolvimento da comunidade e para fornecer à nossa página do artigo como um recurso a tempo-real, e livre-de-anúncios, fonte de informação em massa.
  • Quando uma pessoa famosa falece, as cadeias de mídia confirmam isto, e as comunidades notam através de uma página do artigo, a mídia social publica a nota do falecimento, incluindo uma fotografia no domínio público e um pouco mais sobre a pessoa é encorajado. Exemplos aqui e ali. Não faça sem primeiro consultar outro membro da equipe da mídia social. Nós não tornamos a morte como um acontecimento trágico ou utilizamos frases como "descanse em paz" ou outras frases. Sensível, declarações factuais são as melhores.

Exemplos de artigos:

Exemplo de um tweet de serviço de cliente.

Quando publicar

Nós tendemos a publicar no meio da tarde a no meio da semana, e as razões são óbvias: Isto é quando nós estamos no escritório, quando discutimos ideias, quanto temos tempo e recursos. O problema é que todas as medidas das nossas publicações no Facebook indicam que este é o pior momento para as nossas publicações. Nós devemos publicar quando os nossos fãs estão online e engajados, não quando é conveniente para nós. No Facebook, o tempo pode ser crucial em obter tracção para uma publicação. Nós não vemos os mesmo padrão no tempo no Twitter, onde o engajamento não parece seguir este padrão.

Voz e tom

A nossa voz é inteligente, activa, energética, clara, factual, bem definida — com um toque de intelectualidade do estilo nerd. Nós não utilizamos sarcasmos, profanação ou calão, incentivos de desentendimentos ou elogios. Nós somos uma plataforma baseada em factos e as nossas mensagens devem ter foco similar. A Wikipedia e a mídia social está carregada com debates partidários; nas nossas contas não nos envolvemos. Nas contas com nossa marca, e como membros de uma equipe da mídia social,nós estamos acima de brigas, consulte gerentes (e acima) enderece uma declaração sobre o conflito (se necessário). Isto pode ser feito rapidamente, mas não deve ser feito precipitadamente. Não se engaje unilateralmente com ninguém na mídia social como a marca se existir qualquer indício de conflito ou disputa. Verifique junto da equipe antes de responder.

Outras plataformas

O nosso canal do Youtube precisa de maior acentuação da marca e monitorização. Nós estamos a nos mover em direcção aos projectos de domínio público em Pinterest e discussing Line e WeChat para distribuir conteúdos na Ásia. Nós estamos a ter conversações com o SnapChat para publicações de conteúdos. Nós queremos estar aberto a novas plataformas e projectos e encorajar os Wikipedianos a seguir estes canais ainda não oficiais também.

A lista das redes sociais pode ser encontrada em na wiki "office" (acessível apenas à equipa da Fundação Wikimedia).