Estratégia de 2015/Consulta Comunitária

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia Foundation/2015/Community consultation and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
Reporte da consulta de Estratégia

A Wikimedia Foundation (WMF) é uma organização de solidariedade social sem fins lucrativos e realiza importantes projetos de conhecimento, como a Wikipédia. Trabalhando com milhares de contribuintes voluntários e leitores, esforçamo-nos constantemente por fazer crescer os nossos projetos e por expandir o seu alcance global, para que possamos partilhar conteúdos educacionais multilingues e gratuitos com o mundo.

A sua visão interessa-nos. Estamos a trabalhar numa estratégia para a Wikimedia Foundation (WMF), e necessitamos de ideias preliminares sobre o futuro. Estamos a reunir informação de pessoas como você. Os conhecimentos e perspectiva que você possui irão ajudar-nos a aumentar a nossa maneira de pensar e gerar um resultado que seja realmente representativo dos nossos objetivos compartilhados. Iremos ler as suas contribuições para ajudar a formular a nossa estratégia, que vamos compartilhar com a comunidade para obter comentários.

Se você quiser obter mais informações, consulte "Motivo" ou confira este blog.

Como você pode participar?

Por favor leia em seguida o cenário e responda às questões na página de discussão.

O Cenário

O ambiente da Internet está mudando. Nos próximos três anos esperamos ver um impacto mais forte em pelo menos duas importantes tendências globais:

  • O mundo está tornando-se móvel. As tendências mostram que os dispositivos móveis estão tornando-se globalmente o método primário (e muitas vezes o único!) de acesso à Internet para a maioria das pessoas. Os nossos sites necessitam de estar plenamente preparados para isto.
  • O próximo milhar de milhão de utilizadores da Internet está a conectar-se (incluindo um número substancial na Ásia, América Latina, e África). Estes utilizadores terão pouca ou nenhuma noção pré-concebida acerca do projecto Wikimedia e poderão ter novas motivações para participar quando o fizerem.

As Questões

  1. Quais as maiores tendências que identifica para além dos equipamentos móveis e o próximo milhar de milhão de utilizadores?
  2. Com base nas tendências futuras e no que pensa ser importante, qual seria a aparência de projectos Wikimedia prósperos e saudáveis?

Diga-nos o que pensa

Ajude a modelar o futuro da Fundação Wikimedia clicando no botão em baixo. Os seus comentários serão bem-vindos pois estamos a iniciar este processo.

Por favor lembre-se que todas as respostas são acessíveis ao público e que ao submete-las aqui estará a disponibilizá-las no domínio público, para que nós possamos usá-las ou publicá-las para investigação ou outros propósitos. Por favor não coloque aqui informação privada.