Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Atualizações/15 de dezembro de 2016 - Atualização 1 sobre o processo de estratégia do movimento Wikimedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Mensagem da Katherine Maher

"Esta mensagem, Atualização do processo de estratégia do Movimento Wikimedia (#1!), foi enviada pela Katherine Maher em 15 de dezembro de 2016.

Olá a todos,

Desde que entrei na Fundação Wikimedia e no movimento em 2014, com frequência ouvi a membros da comunidade, organizações do movimento e membros da equipe da fundação falarem da necessidade de uma direção estratégica clara, unificada e inspiradora para o nosso movimento. Essas conversas tendem a seguir o seguinte padrão: elas começam reconhecendo o fantástico trabalho do nosso movimento nos últimos 15 anos enquanto tentam clarificar o que devemos fazer agora e no futuro. O que queremos alcançar nos próximos 15 anos? Qual papel queremos exercer no mundo? Como vamos priorizar o nosso trabalho e os nossos recursos?

Na reunião do Conselho da Fundação Wikimedia em junho de 2016, o Conselho identificou o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo para o nosso movimento como uma de nossas principais prioridades para o próximo ano. [1] Chegar a um consenso sobre a direção estratégica de longo prazo nos ajudará a saber para onde estamos indo, que caminho devemos tomar e como garantiremos que nosso trabalho será apoiado.

Na reunião da Fundação de métricas em dezembro nesta manhã, Anna Stillwell e Lisa Gruwel compartilharam o trabalho que a Fundação realizou desde junho para se preparar para uma consulta de estratégia do movimento no ano que vem. Trabalhamos para compreender esforços passados de estratégica da Wikimedia, estimar orçamentos futuros e prazos e assegurar recursos para o ano que vem. Nesse email, espero apresentar detalhes adicionais sobre esse progresso e os próximos passos que podemos tomar juntos.

(Aviso: esse é um email razoavelmente grande. A informação essencial é a seguinte: O Conselho da Fundação Wikimedia aprovou uma resolução de despesas e um cronograma para o trabalho que virá de estratégia. Antecipamos iniciar conversas amplas com a comunidade sobre esse processo, objetivos e temas no começo de 2017. A Fundação está procurando especialistas externos para trabalhar conosco (comunidade e equipe da fundação) para apoiar um processo eficaz e inclusivo. Tenho falhado em atualizações regulares, mas iremos compartilha-las daqui para frente. E claro, por favor envie seus pensamentos e comentários nessa lista e na Meta-Wiki.)

Direção estratégica

Estamos esperando que começaremos uma discussão com todo o movimento sobre estratégia no início de 2017, com um processo que acontecerá durante todo o ano. O objetivo é terminar 2017 com clareza e consenso em uma direção estratégica para o nosso movimento e começar a planejar como faremos progresso nessa direção.

Hoje, estamos fazendo um bom trabalho em todo o movimento, mas falta algo que reúna como esse trabalho se converte em algo maior que as suas partes individuais. A Wikipédia e seus projetos irmãos são fantásticos e a nossa comunidade é responsável pelos seus sucessos. O nosso movimento tem feito um trabalho incrível difundindo nosso valores e princípios ao redor do mundo - mas com frequência olhamos para trás para melhorar o nosso passado em vez de olhar plenamente a nosso passado e futuro. Há uma oportunidade para considerarmos como nossa visão e missão permanecerão atuais em meio a mudanças de mídia, demografia e tecnologia e como podemos melhor unir nossos esforços (ecossistema de afiliados, usuários, especialistas, novos usuários, instituições culturais e educacionais e a Fundação Wikimedia).

Ademais, nós (comunidade, afiliados, Conselho e equipe da fundação) estamos cada vez cientes dos desafios que surgem sem uma estratégia unificada do movimento. Temos escutado de membros do CDF, solicitantes de auxílios financeiros ("grants"), líderes da comunidade e um número crescente de afiliados que eles em alguns momentos tem dificuldade para compreender como nossos esforços separados se unem e para onde estamos indo com um movimento. A falta de uma estratégia do movimento, em outras palavras, está reduzindo nossa capacidade de trabalhar para nossa missão. Dada a importância dessa missão, e a necessidade de nos manter responsáveis no maior nível possível em administração de recursos dos doadores, este é um alto custo de oportunidade.

Orçamento

Na reunião de junho do Conselho, eu me comprometi a desenvolver uma proposta de processo e orçamento a tempo para o retiro anual do Conselho em novembro. Esse processo refletirá o tipo de abordagem que podemos adotar e será acompanhada por um orçamento estimado para o trabalho associado.

Para preparar, queríamos entender os esforços passados em desenvolver estratégias para o nosso movimento. Auditamos esses processos anteriores (2010, 2012/Estreitamento do foco, 2014 e outros esforços) e entrevistar participantes anteriores para aprender o que funcionou e o que não funcionou e se fez um balanço do que faltou - de especialistas externos a pesquisa de audiência - para deixar claro as contribuições para os resultados.

Reconhecemos, por exemplo, que enquanto o processo de 2010 foi altamente colaborativo, teve alguns desafios notáveis. Por exemplo, foi incapaz de tornar estabelecimento de metas colaborativo em propriedade coletiva do trabalho necessário para alcançar essas metas. Também não teve uma participação forte de comunidades emergentes, particularmente aquelas em países fora da Europa e América do Norte. Para que o planejamento do movimento tenha sucesso no futuro, precisaremos de ampla e profunda participação de várias perspectivas e idiomas. Para pensar como poderíamos alcançar esse nível de consulta significativa, falamos com pessoas da equipe de Participação Comunitária da Fundação e outras, buscando recomendações em tudo desde kits de ferramentas e reuniões até traduções multilíngues.

Processos passados também costumeiramente se focaram em perspectivas qualitativas, normalmente de nossas comunidades existentes e editores e leitores. Temos tido maneiras limitadas de compreensão sobre quão representativos, essas experiências, necessidades e desafios eram, mesmo dentro de nossas comunidades existente. Temos dezenas de milhares de editores, mas mesmo em nosso esforço mais colaborativo em 2010 somente 2.000 pessoas contribuíram para as discussões estratégicas. Do mesmo modo, temos pesquisas limitadas sobre porque e como pessoas ao redor do mundo usam e se envolver com projetos da Wikimedia como não-editores - e nossa compreensão sobre o que mantém pessoas usando nossos projetos, como editores ou não-editores, é altamente qualitativa.

À medida que participemos das consultas daqui para frente, vemos uma oportunidade para trazer pesquisas significativas baseadas em audiências para nossa discussão, para nos informar sobre nossas possibilidades e desafios com bons dados. Trabalhamos com a equipe de Alcance Global e funcionários dos projetos de pesquisa de Novos Leitores e Pesquisa de Audiências para encontrar e desenvolver pesquisa qualitativas e quantitativas de audiências em comunidades de leitores e editores novas, emergentes e existentes e orçamentos estimados associados. Enquanto vemos isso como uma oportunidade entusiasmante para incorporar novos dados nas nossas conversas, também esperamos que isso tenha valor duradouro para além do ano que vem. Boas pesquisas de audiência e dados ajudarão não só as discussões de estratégia, mas também deverá ser útil para a Fundação e outros em decisões de programação e sobre produtos agora e no futuro.

E claro, não estamos sozinho no mundo! Existimos em um ecossistemas de pessoas que usam, reusam e remixam o conteúdo nos projetos da Wikimedia de todas formas. Temos uma comunidade forte e crescente de instituições e parceiros em educação, governos, cultura e ciências. Também temos muitos parceiros técnicos e re-utilizadores que possuem um interesse em nossa saúde. Essas partes interessadas oferecem ideias valiosas sobre como o nosso trabalho se estende ao mundo, além dos sites que dirigimos. Queremos falar com eles, compreender as oportunidades que veem no futuro e os desafios que enfrentam hoje. Queremos falar com as pessoas trabalhando no limite da inovação e da tecnologia, para melhor compreender como essas tendências afetam o nosso futuro e os envolver em nossa missão.

Por fim, mas certamente não menos importante, essas discussões, colaborações e conclusões precisam ser abertas e consultivas. Queremos trabalhar juntos no desenho de um processo de consulta, com oportunidades para conversas nas wikis, reuniões presenciais, grupos de trabalho e mais. Em alguns casos, isso pode significar novas conversas, e em outros podemos querer trazer capacidade e participação adicional para eventos da comunidade já agendados. Precisaremos de recursos adicionais para facilitação multilíngue ou documentação. Precisamos também de capacidade adicional para apoiar essas discussões, tal que a comunidade e funcionários da fundação possam reter seu foco em programas, auxílios financeiros e produtos para os quais já se comprometeram.

Queremos trazer isto a vida. Mas antes que possamos nos comprometer com essa abordagem, precisamos ter certeza que podemos reunir os recursos apropriados para ver isto acontecer. Baseado em nossas pesquisas sobre processos anteriores, melhores práticcas e conversas com a comunidade e funcionários da fundação - construímos um orçamento geral estimado com recursos para o seguinte: consulta inclusiva, multilíngue nas wikis e pessoalmente; pesquisas sobre nossos usuários, novos usuários e consultas com especialistas externos e partes interessadas; e capacidade adicional externa para gerenciamento e produção do processo. Em tudo, estimamos que o escopo completo do processo em 1,5 anos custará ao redor de US$2,5 milhões. Isso é dividido aproximadamente em 35% para apoio a participação direta da comunidade, 35% para apoiar pesquisa em audiência e compreensão dos ecossistemas externos e 30% para facilitação e apoio externos.

Eu sei que isso parece muito! À medida que dividimos nas linhas do orçamento passa a ser mais palpável. Esse orçamento estimado foi desenvolvido em consultas próximas com as equipes de Participação Comunitária, Alcance Global, e Finanças. Trabalhamos com a equipe de Participação Comunitária para usar os modelos deles para eventos comunitários e facilitação para orçar o apoio adicional e participação em eventos comunitários. Trabalhamos com a equipe de Alcance Global para estimar os custos de pesquisas qualitativas e quantitativas ao redor do mundo. E trabalhamos com a equipe de Finanças para compreender o custo por hora para consultorias estratégicas para organizações sem fins lucrativos (encontrando que mesmo com organizações sem fins lucrativos o nosso compromisso de consulta significativa aumenta rapidamente adicionou muitas horas ao nosso planejamento).

Um resumo desse orçamento foi apresentado ao Conselho na reunião de 13 de novembro. O Conselho então aprovou uma resolução de despesas para até $2,5 milhões para os anos fiscais de 2016-2017 (julho de 2016 a junho de 2017) e de 2017-2018 (julho de 2017 a junho de 2018). Estamos atualmente trabalhando para migrar o orçamento para um formato similar ao usado para o planejamento anual, com fins de consistência e claridade para revisão. O orçamento detalhado, amarrado a eventos específicos, contratos e áreas de pesquisa será compartilhado com o Comitê de Auditoria do Conselho da Fundação e com as comunidades para maiores comentários.

Montando uma equipe

Para aumentar nossa chance de sucesso, queremos trazer capacidade e especialidades adicionais. Nenhum departamento da Fundação Wikimedia ou afiliado ao movimento Wikimedia sozinhos atualmente possuem o conjunto de habilidades completo ou a capacidade disponível para gerenciar um processo de estratégia desse tamanho e escala independentemente. Nosso objetivo é encontrar uma entidade externa com experiência em estratégias organizacionais ou de movimentos para nos ajudar (afiliados, usuários atuais, novos usuários, especialistas, instituições culturais e educacionais, comitês comunitários e a Fundação Wikimedia) para o desenvolvimento colaborativos de uma estratégia de movimento e na montagem de uma equipe para apoiar esse processo.

Na prática, isso significa encontrar uma entidade capaz de recomendar uma abordagem estratégica, identificar os dados e opiniões necessários (por exemplo, pesquisa sobre usuários ou mapeamento de setores) para permitir consultas informadas e tomada de decisões, realizar um processo nos prazos estipulados e ajudar a garantir a entrega do produto final. Estamos designando esse papel como "arquiteto líder" ainda que seja provável ser uma equipe em vez de um indivíduo.

Reconhecemos que vários indivíduos em nossa comunidade já possuem experiência significativa em planejamento estratégico e esperamos que vocês contribuam os seus talentos para o modelo e conteúdo da discussão. Também reconhecemos que pode ser difícil facilitar uma discussão e contribuir ao mesmo tempo. Para ajudar a aliviar pressões de procedimento e operacionais em contribuidores da comunidade e permitir as pessoas participarem primariamente em seus papéis estratégicos e generativos, esperamos que o arquiteto líder e equipe trabalharam em cooperação com membros da comunidade e funcionários da fundação para apoiar as discussões como facilitadores. Espera-se que apoiaram qualquer comunidade ou órgão da Fundação Wikimedia que estejam envolvidos no desenvolvimento de estratégia.

Mês passado, pedi a Lisa Gruwell, Anna Stillwell e Guillaume Pamier para inciarem uma busca para essa capacidade externa. Eles conversaram com várias pequenas organizações - uma escolha deliberada, para encontrar alguém que possa ser flexível e aberto às nossas necessidades - e criaram um pedido de propostas para empresas interessadas. Os requisitos mínimos para o arquiteto líder são:

  • Tenha criado estratégias de sucesso antes (estratégias organizacionais ou de movimentos, em vez de estratégias para um departamento, programa ou produto)
  • Tenha proposto um resultado coerente e compreenda a necessidade de construir um processo incrivelmente inclusivo
  • Esteja disposto a ser acompanhado por um parceiro/conselheiro em tempo integral que conheça bem o movimento
  • Tenha experiência significativa com organizações sem fins lucrativos
  • Tenha experiência internacional significativa
  • Compreenda que as comunidades Wikimedia são apaixonadas! Haverá um debate caótico às vezes. Eles precisam estar dispostos e capazes de terem conversas difíceis (difíceis em conteúdo, mas não no tom).

Apesar de que conversamos com diversas empresas interessadas, algumas não foram capazes de mobilizar os recursos a tempo de cumprir nosso cronograma. Outras nós não consideramos que eram adequadas a nós. Ao final, recebemos duas respostas viáveis. Esperamos tomar uma decisão até o final desta ou da próxima semana.

Reconhecemos que o nosso movimento, missão e cultura são incrivelmente idiossincráticos. Enquanto sabemos que precisamos de habilidades externas na área de estratégias de movimentos, também sabemos que qualquer organização externa precisará de apoio extensivo para compreender os valores, cultura, história e projetos do nosso movimento.

Estamos propondo parear qualquer consultor externo com membros da comunidade ou da equipe da fundação que tenham profunda experiência comunitária como guias, tradutores e mentores. Não sabemos exatamente como iremos trabalhar ainda, ou que estará interessado em desempenhar esses papéis. Essa é uma pergunta das muitas que teremos que responder juntos.

Próximos passos

Todos os recursos e progresso em planejamento do mundo não irão nos levar longe sem uma conversa comunitária. Além de orçamento, a decisão de trazer especialistas externos e o cronograma do ano que vem, não temos muitos detalhes concretos nesse momento. Isso é intencional. Estamos comprometidos em desenvolver os detalhes em parceria com vocês a medida que avancemos.

Também reconhecemos que estamos embarcando em algo novo. Estamos propondo um modelo que, enquanto baseado em pesquisa, experiência anteriores, e um orçamento detalhado - pode não ser perfeito. Agradecemos ideias que possa trazer para torná-lo mais forte. Antecipamos que iremos trabalhar abertamente, comunicando-nos com frequência, pausaremos no meio do caminho para avaliar nosso progresso e corrigir o rumo conforme necessário. Isso será parte de construir em conjunto.

Ainda, proveremos documentação frequente por email, e publicando na Meta-Wiki. Se queres receber atualizações em sua página de usuário, podes se registrar na Meta-Wiki.

Se lestes até aqui, obrigada. Eu imagino que esse é o começo de muitas conversas. Estou ansiosa por elas.

Obrigada!
Katherine

Referências