Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Advocacia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/2019 Community Conversations/Advocacy and the translation is 100% complete.

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

A visão do grupo de trabalho de defesa é:

Em 2030, todos poderão acessar, usar, transformar e desenvolver projetos da Wikimedia dentro dos ambientes jurídicos e funcionais que permitam o compartilhamento da diversidade de conhecimento e liberdade de expressão. Esses ambientes cultivam o conhecimento livre que é criado e mantido dentro e fora do movimento Wikimedia.

Ao esboçar a visão, saímos da direção estratégica para investigar como a defesa contribui para essa direção estratégica. Como o nosso movimento opera em vários contextos, atualmente não há uma definição unificada de defesa. Portanto, o processo serve para determinar qual é a defesa do nosso movimento com relação a uma variedade de táticas e abordagens. A contribuição da comunidade é necessária para definir plenamente esse conceito.

Defesa significa muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes. Por essa razão ainda estamos trabalhando em uma definição consensual de defesa.

Talk

Qual é a situação atual?

Sentimos que é melhor representar a nossa situação atual por meio de uma análise FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas e Ameaças), resumida abaixo e disponível na íntegra no Anexo. Esta análise é baseada na nossa própria experiência e observação e, portanto, é um rascunho que evoluirá juntamente com a nossa pesquisa.

Forças: A defesa fortalece a imagem da Wikimedia e da comunidade. Coloca o movimento como parte de um forte “lobby de cultura livre”, permitindo construir ferramentas e táticas aplicáveis em vários contextos.

Fraquezas: Resistência aos esforços de defesa. Este trabalho pode ser visto como não inclusivo e contra a neutralidade.

Oportunidades: A defesa da Wikimedia opera em um ambiente de crescente interesse, conscientização e entusiasmo pelos direitos digitais, direitos humanos e acesso ao conhecimento, tanto na escala individual como organizacional. Além disso, uma maior conectividade e acesso estão criando mais diversidade on-line e dentro do movimento Wikimedia.

Ameaças: A defesa no movimento Wikimedia é ameaçada por percepções adversas do movimento, inclusive percepções negativas da tecnologia de modo geral, mal-entendidos sobre a eficácia das soluções tecnológicas, hostilidade à verdade e à mídia, e censura implícita e explícita. Além disso, a falta de recursos e de suporte, tanto interno quanto externo, limita o escopo dos esforços de defesa. Por fim, devido à natureza de constante mudança da defesa, o tempo e os recursos geralmente precisam ser gastos na defesa de ganhos anteriores, em vez de promover o conhecimento livre.

Talk

Por que este escopo?

Para a extração de perguntas de escopo, usamos a metodologia Teoria da mudança. Definimos condições dentro e fora do nosso movimento que precisam emergir para alcançar a visão de defesa. Fundamentamos essas condições com base na presunção de que os projetos da Wikimedia são realizados de forma a assegurar a representação e a diversidade. Para atingir as metas estratégicas de 2030, a defesa é uma ação necessária a ser tomada pelo movimento.

Condições necessárias:

  • Os defensores precisam obter ferramentas e apoio do movimento Wikimedia para o trabalho.
  • Existirem práticas de uso de conhecimento livre precisam e estas serem expandidas para o máximo de contextos/regiões geográficas possível.
  • Estruturas promoverem e apoiarem o acesso a informações e conhecimento.
  • Kits de ferramentas de defesa do movimento abertos e integrados, pacotes de treinamento, estratégias, etc., desenvolvidos e compartilhados.
  • Uso generalizado e contribuição para que os projetos da Wikimedia ampliem o alcance e o valor do conhecimento livre.
  • Os projetos da Wikimedia serem acessíveis em vários formatos, tecnologias, idiomas, modalidades (visual, verbal, etc.).
  • A comunidade Wikimedia ser inspirada para promover a defesa por meio da compreensão e da paixão coletiva.
Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  1. Como asseguramos que os diversos contextos da nossa comunidade sejam representados por meio da defesa?
  2. Como promovemos a defesa para que todas as pessoas que queiram acessar os projetos da Wikimedia tenham condições de acessá-los nos idiomas e da maneira que desejarem?
  3. Como usamos a defesa para transformar ambientes “adversos” ou “desconhecidos” em ambientes de capacitação?
  4. Como podemos assegurar que os esforços de defesa do movimento não estejam prejudicando a neutralidade do conteúdo do projeto Wikimedia?
  5. O que é necessário para incentivar e inspirar defensores para o movimento Wikimedia?
  6. De que tipo de apoio material, conceitual, especializado e de recursos os defensores do movimento precisam e de onde vêm?
  7. Como protegemos e defendemos os esforços dos defensores (e colaboradores) em ambientes “adversos” ou “desconhecidos”?
  8. Que estruturas externas devemos apoiar e/ou mudar para promover ainda mais a contribuição e o acesso ao conhecimento livre e à liberdade de expressão (p. ex., estruturas jurídicas ou departamentos governamentais)?
  9. Como incorporamos os atuais parceiros, e futuros, alinhados aos nossos esforços de defesa?
Talk