Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas 2019/Capacitação

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎中文

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

Acreditamos que o desenvolvimento de capacidades seja uma área de trabalho importante para o nosso movimento, porque reconhece intencionalmente a necessidade de desenvolvimento e apoio dos voluntários humanos, da equipe e das partes interessadas, bem como de suas respectivas organizações para avançarmos com a nossa direção estratégica. Neste intuito, desenvolvemos uma definição de desenvolvimento de capacidades para orientar os nossos esforços:

O desenvolvimento de capacidades é composto pelas atividades e comunicações que, sistematicamente, constroem, obtêm, fortalecem, preservam e compartilham conhecimento, habilidades, crenças, ferramentas, processos e recursos para que todas as partes interessadas da Wikimedia promovam a nossa direção estratégica.

Nesse contexto, as partes interessadas incluem pessoas, afiliadas, comunidades, parceiros, voluntários e qualquer outra pessoa que se sinta fazendo parte do Movimento Wikimedia.

Ao abordar o escopo do desenvolvimento de capacidades, identificamos 7 áreas de tópicos de consulta:

Tópico 1: Diversidade, equidade, inclusão e participação

A participação nas plataformas da Wikimedia não reflete a diversidade das sociedades a que se destinam. A participação global é desigual no que diz respeito à região geográfica e população, e mesmo em sociedades que parecem bem representadas, as pessoas, os grupos e o conhecimento de pontos de vista sub-representados não estão igualmente presentes. Esta área pode se expandir para incluir a diversidade, inclusão, equidade e participação relacionada a recursos (fundos), representação, valores locais/culturais, como o idioma é usado, suposições no idioma e suposições na representação. Vemos muitas comunidades emergentes que possuem capacidades importantes que, de modo geral, faltam às comunidades não emergentes. A desigualdade na distribuição de recursos (entre as regiões geográficas, por exemplo) pode ter um grande efeito sobre quem participa do desenvolvimento de capacidades.

Tópico 2: Alocação de recursos

As atividades de desenvolvimento de capacidades terão de ser sustentadas pelos recursos humanos e financeiros. Recursos exclusivos terão de ser alocados no nível do sistema ao longo do tempo para assegurar que as atividades sejam planejadas, concluídas e avaliadas de maneira eficaz, que os dados sejam coletados por meio dos programas e processos, e que os sistemas possam ser continuamente melhorados e o aprendizado de todo o movimento seja ativado e priorizado. Também devemos considerar como os recursos, inclusive o financiamento, podem ser alocados no nível dos destinatários do desenvolvimento de capacidades, inclusive o tempo das pessoas.

Tópico 3: Métodos e ferramentas para o desenvolvimento de capacidades

As atividades de desenvolvimento de capacidades são conduzidas com o uso de ferramentas e métodos compartilhados, adequados e acessíveis para que as partes interessadas desenvolvam, aumentem e fortaleçam o seu trabalho em todo o movimento. Será importante determinar como o desenvolvimento, a documentação e o compartilhamento de práticas promissoras podem assegurar o sucesso contínuo de uma estratégia intencional de desenvolvimento de capacidades. Até hoje, no nosso movimento, usamos os termos “treinamento” e “aprendizagem” de forma intercambiável com “desenvolvimento de capacidades”. Os métodos e ferramentas a serem adicionados ao nosso kit de ferramentas poderão incluir aprendizado on-line, consultoria entre pares, aconselhamento, assistência técnica no local e financiamento de infraestrutura, por exemplo.

Tópico 4: Funções, responsabilidades e sistema de desenvolvimento de capacidades

Este tópico refere-se às pessoas que fornecem o desenvolvimento de capacidades, quem recebe o desenvolvimento de capacidades e como as decisões são tomadas. O movimento Wikimedia tem dificuldades para preservar talentos e capacidade. Não temos maneiras de reconhecer, preservar e criar oportunidades de maneira sistemática para pessoas aptas e dispostas a assumir posições de responsabilidade, e isso se aplica a todas as áreas do nosso trabalho, inclusive o desenvolvimento de capacidades. Atualmente, o desenvolvimento de capacidades ainda é visto por algumas pessoas como um complemento às atividades centrais do movimento, em vez de um corpo de trabalho intencional dentro do movimento. Neste tópico, recomendaremos o nível de centralização em relação à descentralização de estruturas e sistemas de desenvolvimento de capacidades, e como assegurar que permaneçam inteligentes e orientados ao impacto. Aqui será especialmente importante recomendar maneiras de liberar o potencial do conhecimento existente no movimento para as partes interessadas que possam se beneficiar.

Tópico 5: Categorias de capacidades para as partes interessadas do movimento

Atualmente, não sabemos muito sobre o conjunto de capacidades organizacionais e individuais que permitiriam que as partes interessadas do movimento realizassem melhor as suas missões. Para criar um sistema de desenvolvimento de capacidades para o movimento, será necessário entender o que queremos desenvolver e para quem, e desenvolver um idioma compartilhado (consulte o glossário) alinhado com os instrumentos de exame e avaliação. As categorias de capacidades poderão incluir comunicação, governança, defesa, organização da comunidade, captação de recursos, gestão organizacional e desenvolvimento de liderança, por exemplo.

Tópico 6: Comunicação como capacidade dentro do movimento Wikimedia

Quando as comunidades da Wikimedia, como estruturas ou indivíduos organizados, enfrentam problemas ou desafios reais, os problemas que encontram são frequentemente tratados como um caso isolado e não relacionados a situações anteriores devido a mudanças nas preocupações políticas, nas necessidades locais e em fatores relacionados. Como resultado, os materiais e processos existentes poderão não atender às necessidades emergentes. No entanto, existem, às vezes, outras pessoas no movimento que podem ajudar, oferecer sugestões, compartilhar recursos ou simplesmente assumir uma postura de solidariedade e comunidade para com as pessoas que enfrentam um desafio. Devido à diversidade e presença global do movimento Wikimedia (confira o Tópico 1), os canais de comunicação, recursos e capacidades atuais não estão adequadamente estabelecidos para lidar com essas situações. O desenvolvimento de capacidades por meio do movimento Wikimedia pode exigir uma abordagem de comunicação que inclua um processo claro e que possa atender às necessidades da comunidade no momento em que surgirem.

Tópico 7: Avaliação contínua do desenvolvimento de capacidades

A avaliação das práticas recomendadas, atuais e em evolução terá de ser transformada em um sistema de desenvolvimento de capacidades, permitindo às pessoas de uma comunidade ou grupo específico, bem como ao movimento Wikimedia mais amplo, compreender e reconhecer o que funciona e o que não funciona, e aprimorar métodos, iniciativas e programas de maneira contínua. Isso permitiria que as pessoas e os grupos avaliassem o seu próprio trabalho e progresso na construção de capacidades, bem como para comunicar o seu respectivo aprendizado e resultados a outras pessoas. As nossas recomendações incluirão até que ponto a ênfase da avaliação deve ser no impacto de longo prazo, e não nos resultados de curto prazo, pois a capacitação é algo que exige tempo, esforço e recursos sustentados.

Talk

Qual é a situação atual?

Muitas afiliadas estão incentivando a participação de membros com pouca experiência em áreas centrais como governança, comunicação, treinamento e gestão de programas. No entanto, os esforços no desenvolvimento de capacidades até agora foram descentralizados e subfinanciados, resultando em muitos pilotos e ajustes e inícios, em vez de um programa ou abordagem coerente. A partir de alguns esforços, aprendemos sobre o que funciona (exemplo: piloto CCD), mas esses esforços não receberam recursos de maneira que pudessem ser dimensionados ou disponibilizados para a amplitude de comunidades que poderiam se beneficiar da participação no trabalho de desenvolvimento de capacidades. Até agora, aprendemos que o desenvolvimento eficaz de capacidades é, de modo geral, um esforço de alta interação que exige quantidades significativas de tempo e atenção. Além disso, isso não tem sido responsabilidade de uma pessoa ou grupo e, como resultado, se desenvolveu (ou não) organicamente, ou como resultado da iniciativa de pessoas ou grupos específicos.

Um programa de capacitação deve permitir que a equipe e os voluntários desenvolvam as habilidades e sistemas sustentáveis para o trabalho coletivo do movimento. Precisaremos considerar se e como as responsabilidades devem ser atribuídas na área de desenvolvimento de capacidades e como isso pode afetar os diferentes tipos de sistemas ou abordagens (com as abordagens variando de altamente estruturadas a informais). O movimento deve assegurar que não desperdiçará ou perderá talentos voluntários em comunidades existentes e emergentes.

Talk

Por que este escopo?

O desenvolvimento de capacidades pode ser visto como a construção, o crescimento e o fortalecimento das fundações, da infraestrutura e do capital social do nosso movimento. Capacidades, para os fins desta discussão, inclui recursos, ativos físicos e não físicos (redes, conhecimento), habilidades, resiliência, capacitação comunitária, conexões humanas, e muitas outras pré-condições para as partes interessadas em nosso movimento para promovermos a nossa direção estratégica.

A nossa direção estratégica é um convite ambicioso, revolucionário e inovador para a renovação do movimento. Se levarmos isso a sério, precisaremos questionar como temos feito as coisas até o momento. Temos que repensar, reestruturar e reconstruir. Temos que nos concentrar nas partes do movimento que não tenham tido apoio e dispensar esforços que não sejam mais adequados. Isso envolve reconhecer os problemas sistemáticos dentro do movimento e abordá-los quando comunidades, pessoas e elementos do movimento Wikimedia mais amplo não contarem com apoio significativo. Também veremos o que estamos fazendo bem para aproveitar melhor as nossas forças existentes. O desenvolvimento de capacidades é necessário para assegurar que possamos promover a direção estratégica e que todos estejam aptos a participar.

Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  1. Como tornamos o desenvolvimento de capacidades inclusivo e equitativo?
  2. Quais partes interessadas devem fazer parte dos esforços de desenvolvimento de capacidades e como?
  3. Quais recursos são necessários para o desenvolvimento de capacidades?
  4. Quais ferramentas e métodos funcionam melhor a nível local, regional e internacional?
  5. Como podemos ampliar as ferramentas disponíveis além do treinamento, identificando formatos inovadores e eficazes?
  6. Qual papel a comunicação deve desempenhar em um sistema de desenvolvimento de capacidades e como isso pode ser integrado a uma abordagem de comunicação em todo o movimento?
  7. Quais processos ou sistemas apoiarão o desenvolvimento de capacidades de maneira eficaz?
  8. Quais estruturas e órgãos são necessários para preservar e promover a capacidade e quem deve mantê-los?
  9. Até que ponto ampliamos os esforços de desenvolvimento de capacidades além das partes interessadas do movimento e para o ecossistema de conhecimento?
Talk