Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas Comunitárias 2019/Saúde Comunitária

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎português do Brasil • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎中文

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

O grupo de trabalho está examinando como podemos colaborar de uma melhor maneira como usuários e comunidades, o papel que as culturas das nossas comunidades desempenham na formação do comportamento do usuário, e quais processos e ferramentas podem precisar ser utilizados, construídos ou aprimorados para proteger um movimento próspero.

Talk

Qual é a situação atual?

A cultura da comunidade atual cria desafios para vários aspectos da saúde da comunidade. Os desafios criam barreiras sociais à participação. Essas barreiras incluem, entre outras, persistência de mau comportamento, diretrizes e procedimentos sem clareza ou flexibilidade, ou ambos, e uma liderança pouco preparada para lidar com situações de uma comunidade on-line diversificada e apaixonada. Esses desafios serão descritos nos parágrafos a seguir.

A participação em nossos projetos on-line e espaços off-line é atualmente vista como algo que todos podem acessar igualmente a nível de condições de igualdade. Na verdade, a participação é um privilégio desfrutado apenas por relativamente poucos colaboradores em comparação com os nossos leitores globais. A atual cultura do movimento apoia as barreiras sociais e técnicas à participação. Os colaboradores, às vezes, usam o seu poder e privilégio para silenciar outras vozes. Isso pode ser visto em discussões sobre mudanças nos processos e estruturas existentes da comunidade. A cultura no movimento Wikimedia não aborda adequadamente as desigualdades no processo. Embora os processos de tomada de decisão da comunidade estejam abertos a todos os colaboradores na maioria dos projetos, muitos não participam. Isso se deve a uma cultura improdutiva que existe na nossa comunidade. Alguns colaboradores se sentem inseguros de participar de discussões ou de tomada de decisões. Contribuir pode significar qualquer coisa, desde palavras duras em um tópico de discussão a ter as suas informações privadas divulgadas (doxxing) ou outras formas de assédio ou bullying. Como comunidade global, não nos concentramos o suficiente na dimensão social dos nossos projetos, concentramo-nos no conteúdo. Na jornada para a equidade de conhecimento delineada na direção de 2030, precisamos nos concentrar no lado social do nosso movimento e nos ambientes técnicos em que colaboramos uns com os outros.

Com esse mesmo espírito, temos que esclarecer a responsabilidade pelos problemas de saúde da comunidade. O movimento Wikimedia sofre de confiança excessiva na liderança voluntária insuficientemente treinada e sem recursos adequados. Os projetos comunitários wiki são realizados por voluntários, mas nem todos os voluntários se comportam de maneira que seja saudável para a comunidade. O problema foi reconhecido há muito tempo, mas até agora houve poucas tentativas bem-sucedidas de encontrar um recurso estrutural que promova a participação igualitária. Atualmente, não temos percepção dos processos psicológicos e sociais que motivam e, muitas vezes, recompensam o mau comportamento persistente nos nossos contextos culturais amplamente diversificados. As nossas comunidades de voluntários raramente têm as habilidades, os sistemas de apoio e os recursos para resolver esse problema.

O comportamento desrespeitoso, discriminatório, ameaçador, intimidador ou, de outra forma, perturbador e prejudicial é um enorme problema nas nossas comunidades. E esse comportamento ocorre on-line e off-line. Isso está prejudicando a saúde da nossa comunidade, levando os membros da comunidade ao esgotamento e desencorajando novos associados. Muitos colaboradores hesitam em falar ou tomar providências contra o mau comportamento devido ao risco real de se tornarem um alvo. Isso inibe a nossa missão de alcançarmos a equidade de conhecimento, pois contribui para a exclusão de grupos marginalizados.

Essas são barreiras estabelecidas em comunidades grandes e pequenas. Mais significativamente do ponto de vista da equidade de conhecimento, há grupos que são excluídos do acesso aos nossos projetos. Sem condições de se tornarem leitores, a probabilidade de que se tornem colaboradores é pequena. Isso dificulta a participação, on-line e off-line, de vozes e grupos marginalizados no nosso movimento para que compartilhem o seu conhecimento com o movimento e por meio de sua infraestrutura, o mundo como um todo. A persistência dessas barreiras torna a participação desses grupos ainda menos provável. Se quisermos realmente cumprir a nossa missão, precisamos quebrar essas barreiras e ajudar esses grupos a facilitar o acesso aos nossos projetos.

Talk

Por que este escopo?

Em todos os grupos sociais, a saúde da comunidade é um processo contínuo e a Wikimedia explorou muitos aspectos desta área de tópicos durante os ciclos das consultas com a comunidade em 2017 e 2018. O grupo de trabalho de saúde da comunidade sentiu que foi melhor avaliar os problemas estruturais descritos acima para desenvolver essas contribuições da comunidade e os três aspectos a seguir, conhecidos por causarem impacto à saúde da comunidade:

Processos de tomada de decisão que melhor apoiem o bem-estar dos colaboradores e tornem os projetos mais atraentes beneficiariam muito a missão da Wikimedia e as comunidades de projetos locais em sua jornada rumo a 2030. A falta de estruturas essenciais, como regras básicas universais para comportamento, significa que ainda não temos uma base para determinar o que é um comportamento saudável. Isso está fortemente relacionado aos desafios observados na seção “situação atual”. Projetar estruturas, políticas, processos e recursos de forma a apoiar, de maneira eficaz, a saúde da comunidade nos aproximará das nossas metas do movimento Wikimedia 2030 e o movimento próspero necessário para realmente atingi-las.

Regras e estruturas não serão eficazes na orientação da tomada de decisão se não forem apoiadas por uma cultura de tolerância zero a comportamentos inaceitáveis na comunidade. É essencial que os líderes comunitários tenham a capacidade e o apoio para obter as habilidades necessárias para lidar com comportamentos inaceitáveis e que existam recursos e ferramentas adequados para ajudá-los nesse trabalho crucial e, frequentemente, pouco gratificante.

A inclusão de vozes marginalizadas é um bom princípio de projeto, pois o que funciona bem para os membros menos favorecidos de qualquer grupo tende a trabalhar, pelo menos, igualmente bem para a maioria dos seus membros. Essa é uma abordagem sólida em direção à participação equitativa em um movimento próspero, e facilitar a participação de contribuidores potenciais de todas as origens é um dos elementos essenciais nos próximos dez anos. Isso inclui simplificar os processos para os usuários novos e antigos, oferecendo recursos para apoiar a saúde individual e focando mais nas comunidades menores em áreas carentes para ganhar e preservar novas vozes na nossa comunidade.

Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  • Quais são os desafios sociais e técnicos atuais dentro do atual sistema administrativo e de tomada de decisão para criar e manter a saúde da comunidade?
  • Como a capacidade das comunidades de se governarem dentro da ampla estrutura dos Termos de Uso da Fundação pode ser melhorada respeitando a dignidade de todos os envolvidos e as suas respectivas contribuições para as nossas metas compartilhadas?
  • Como o acesso aos nossos projetos pode ser melhorado já que o acesso é o primeiro passo essencial para a participação em um movimento próspero?
  • Como as estruturas podem criar, apoiar e reforçar comportamentos universalmente aceitáveis nas nossas comunidades?
  • Como a mudança cultural nas comunidades pode ser iniciada para contribuir com uma experiência mais positiva para todos os que participam de boa-fé?
Talk