Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas Comunitárias 2019/Saúde Comunitária

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/2019 Community Conversations/Community Health and the translation is 100% complete.

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

O grupo de trabalho está examinando como podemos colaborar de uma melhor maneira como usuários e comunidades, o papel que as culturas das nossas comunidades desempenham na formação do comportamento do usuário, e quais processos e ferramentas podem precisar ser utilizados, construídos ou aprimorados para proteger um movimento próspero.

Talk

Qual é a situação atual?

A cultura da comunidade atual cria desafios para vários aspectos da saúde da comunidade. Os desafios criam barreiras sociais à participação. Essas barreiras incluem, entre outras, persistência de mau comportamento, diretrizes e procedimentos sem clareza ou flexibilidade, ou ambos, e uma liderança pouco preparada para lidar com situações de uma comunidade on-line diversificada e apaixonada. Esses desafios serão descritos nos parágrafos a seguir.

A participação em nossos projetos on -line e espaços offline é visto atualmente como algo que todos podem acessar igualmente em campo de nível. Na realidade, a participação é um privilégio apreciado apenas por relativamente poucos colaboradores em comparação com nossos leitores globais. A cultura atual do movimento apresenta barreiras sociais e técnicas à participação. Às vezes, os colaboradores usam seu poder e privilégio para silenciar outras vozes. Isso pode ser visto nas discussões sobre a mudança de processos e estruturas da comunidade existentes. A cultura no movimento da Wikimedia não aborda adequadamente as desigualdades em processo. Embora os processos de tomada de decisão da comunidade estejam abertos a todos os colaboradores na maioria dos projetos, muitos não participam. Isso se deve à má cultura que existe em nossa comunidade. Participar de discussões ou tomada de decisão parece insegura para alguns colaboradores. Contribuir pode significar qualquer coisa, desde palavras duras no tópico de discussão até doxxing ou outras formas de assédio ou bullying. Como comunidade global, não focamos o suficiente na dimensão social de nossos projetos, concentrando -se no conteúdo. Na jornada em direção à equidade do conhecimento descrita na direção 2030, nosso foco precisa se concentrar no lado social de nosso movimento e nos ambientes técnicos em que colaboramos amplamente entre si.
No mesmo espírito, temos que esclarecer a responsabilidade por problemas de saúde da comunidade. O movimento da Wikimedia sofre de dependência excessiva de liderança voluntária de recursos insuficientemente treinados. Os projetos wiki da comunidade são administrados por voluntários, mas nem todos os voluntários se comportam de uma maneira saudável para a comunidade. O problema foi reconhecido há muito tempo, mas até agora houve muito poucas tentativas bem -sucedidas de encontrar um remédio estrutural que promova chances de participação equitativas. Atualmente, não temos percepção dos processos psicológicos e sociais que motivam e muitas vezes recompensam o mau comportamento persistente em nossos diferentes contextos culturais. Nossas comunidades de voluntários raramente têm habilidades, sistemas e recursos de suporte para resolver esse problema.

O comportamento desrespeitoso, discriminatório, ameaçador, intimidador ou, de outra forma, perturbador e prejudicial é um enorme problema nas nossas comunidades. E esse comportamento ocorre on-line e off-line. Isso está prejudicando a saúde da nossa comunidade, levando os membros da comunidade ao esgotamento e desencorajando novos associados. Muitos colaboradores hesitam em falar ou tomar providências contra o mau comportamento devido ao risco real de se tornarem um alvo. Isso inibe a nossa missão de alcançarmos a equidade de conhecimento, pois contribui para a exclusão de grupos marginalizados.

Essas são barreiras estabelecidas em comunidades grandes e pequenas. Mais significativamente do ponto de vista da equidade de conhecimento, há grupos que são excluídos do acesso aos nossos projetos. Sem condições de se tornarem leitores, a probabilidade de que se tornem colaboradores é pequena. Isso dificulta a participação, on-line e off-line, de vozes e grupos marginalizados no nosso movimento para que compartilhem o seu conhecimento com o movimento e por meio de sua infraestrutura, o mundo como um todo. A persistência dessas barreiras torna a participação desses grupos ainda menos provável. Se quisermos realmente cumprir a nossa missão, precisamos quebrar essas barreiras e ajudar esses grupos a facilitar o acesso aos nossos projetos.

Talk

Por que este escopo?

Em todo grupo social, a comunidade comunitária é um processo contínuo e a Wikimedia explorou muitos aspectos dessa área de tópicos durante os ciclos de consulta da comunidade de 2017. O Grupo de Trabalho em Saúde Comunitária achou que era melhor avaliar os problemas estruturais detalhados acima para desenvolver esses insumos da comunidade e & nbsp; os três aspectos a seguir conhecidos por impactar a saúde da comunidade:

Processos de tomada de decisão que melhor apoiem o bem-estar dos colaboradores e tornem os projetos mais atraentes beneficiariam muito a missão da Wikimedia e as comunidades de projetos locais em sua jornada rumo a 2030. A falta de estruturas essenciais, como regras básicas universais para comportamento, significa que ainda não temos uma base para determinar o que é um comportamento saudável. Isso está fortemente relacionado aos desafios observados na seção “situação atual”. Projetar estruturas, políticas, processos e recursos de forma a apoiar, de maneira eficaz, a saúde da comunidade nos aproximará das nossas metas do movimento Wikimedia 2030 e o movimento próspero necessário para realmente atingi-las.

Regras e estruturas não serão eficazes na orientação da tomada de decisão se não forem apoiadas por uma cultura de tolerância zero a comportamentos inaceitáveis na comunidade. É essencial que os líderes comunitários tenham a capacidade e o apoio para obter as habilidades necessárias para lidar com comportamentos inaceitáveis e que existam recursos e ferramentas adequados para ajudá-los nesse trabalho crucial e, frequentemente, pouco gratificante.

A inclusão de vozes marginalizadas é um bom princípio de projeto, pois o que funciona bem para os membros menos favorecidos de qualquer grupo tende a trabalhar, pelo menos, igualmente bem para a maioria dos seus membros. Essa é uma abordagem sólida em direção à participação equitativa em um movimento próspero, e facilitar a participação de contribuidores potenciais de todas as origens é um dos elementos essenciais nos próximos dez anos. Isso inclui simplificar os processos para os usuários novos e antigos, oferecendo recursos para apoiar a saúde individual e focando mais nas comunidades menores em áreas carentes para ganhar e preservar novas vozes na nossa comunidade.

Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  • Quais são os desafios sociais e técnicos nos atuais sistemas administrativos e de tomada de decisão que dificultam a criação e manutenção da saúde da comunidade?
  • Como a capacidade das comunidades de se governar dentro da ampla estrutura dos termos de uso da fundação pode ser melhorada & nbsp; ao mesmo tempo em que respeita a dignidade de todos os envolvidos e suas contribuições para nossos objetivos compartilhados?
  • Como o acesso aos nossos projetos pode ser melhorado, pois o acesso é o primeiro passo essencial para a participação em um movimento próspero?
  • Como as estruturas podem criar, apoiar e reforçar o comportamento universalmente aceitável em nossas comunidades?
  • Como a mudança cultural nas comunidades pode ser iniciada para tornar uma experiência mais positiva para todos que participam de boa fé?
Talk