Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Blog posts/Capacity Building working group’s meeting in Singapore/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Aplicando capacidade comunitária de estratégia e mais: Uma análise da reunião do grupo de trabalho de Desenvolvimento de Capacidade em Singapura

User:Oscar_., CC BY-SA 4.0

O Grupo de Trabalho Desenvolvimento de Capacidade se reuniu de 18 a 20 de junho de 2019 em Singapura, aproveitando uma rara oportunidade de trabalharem juntos pessoalmente em um lugar com poucos requisitos de visto, aproveitando meses de conversações de reuniões virtuais, para lançarem as sementes do que se tornará recomendações preliminares antes da Wikimania 2019. O Grupo de Trabalho definiu Desenvolvimento de Capacidade como sendo composto por atividades e comunicações que, sistematicamente, constroem, obtêm, fortalecem, preservam e compartilham conhecimento, habilidades, crenças, ferramentas, processos e recursos para que todas as partes interessadas da Wikimedia caminhem para a Direção Estratégica.

“Ingressei há pouco tempo no grupo de trabalho, tive muita coisa para por em dia. Com os membros do grupo compartilhando suas anotações sobre as ideias quase instantaneamente no Telegram e, depois, no Google Docs, fui me atualizando. Gostei especialmente da videoconferência, onde fui instruído pela equipe visualmente durante uma sessão de brainstorming. Eu me senti realmente fazendo parte dessa equipe.”

Hüseyin Hakan Özdemir, Grupo de usuários da Wikimedia Turquia (participante remoto)

Ao longo de três dias de trabalho, os membros do grupo (tantos os presentes quanto os que participam remotamente, como Hakan, da Turquia) se concentraram no desenvolvimento de um conjunto de recomendações preliminares que levam a mudanças estruturais, visando reformar como e em que medida a capacidade será desenvolvida por e para todas as partes interessadas do movimento Wikimedia. A reunião foi uma oportunidade frutífera para o Grupo de Trabalho aprofundar suas conexões e desenvolver um senso de propriedade sobre um processo que, em alguns momentos, pareceu confuso e sufocante. O Grupo discutiu e identificou maneiras de integrar suas conversações, ideias e as perguntas expressas no Documento de escopo, olhando para além do final dessa fase da estratégia e até mesmo além da sua própria área temática. Dentre muitos tópicos, os membros discutiram como capitalizar as vastas competências existentes dentro da família Wikimedia e desenvolver e aprimorar ainda mais as bases de conhecimento acessíveis.

“Houve vários momentos nos últimos meses em que parecia que estávamos passando pela “parte difícil” do nosso trabalho de desenvolvimento de capacidade, que estávamos na parte confusa e minada do trabalho. Até esta semana, eu estava me sentindo assim, preocupado, achando que não conseguiríamos realizar “o suficiente”. Mas eu estava enganado! Com uma preparação diligente e uso cuidadoso do nosso tempo, e podendo trabalhar juntos como a equipe unida em que nos tornamos, fizemos um enorme progresso na sintetização das recomendações. É claro que isso exigiu uma quantidade saudável de debates, divergências com respeito e entendimento mútuos, o que fez com que essa experiência fosse ainda mais sólida e valesse mais a pena do que eu poderia ter imaginado.”

Rebecca O’Neill, Comunidade Wikimedia Irlanda

As questões discutidas pelo grupo de trabalho incluíram o fortalecimento das colaborações regionais, canais de comunicação eficientes para o desenvolvimento de capacidade, maior apoio para os grupos emergentes e crescentes, incentivos e promoção de colaboradores, mentoria, apoio aos colegas e treinamento inovador, entre outros. O desenvolvimento de capacidade atravessa todas as outras áreas temáticas, como Alocação de Recursos, Saúde Comunitária, Diversidade e Produtos e Tecnologia. Não existe área temática isolada de outras áreas, e os membros dos Grupos de Trabalho “Desenvolvimento de Capacidade” e “Funções e Responsabilidades” já se juntaram após a reunião presencial para discutir sinergias e identificar sobreposições.

“Temos ativos incríveis neste movimento: o conhecimento, as habilidades e as experiências de cada Wikimedian em todo o mundo. Nas nossas recomendações, propomos uma estrutura de recursos e equipe sustentável que permita o desenvolvimento descentralizado de capacidade baseado em pares em e entre regiões, culturas, áreas temáticas e níveis de capacidade. Dessa forma, o desenvolvimento de capacidade não só permitirá que os Wikimedians trabalhem em prol do conhecimento livre, mas também que propiciem conexões férteis entre as pessoas do movimento.”

Nikki Zeuner, Wikimedia Alemanha

A incorporação do feedback das comunidades foi um elemento fundamental na formulação das “mudas” de recomendações, e as Conversas comunitárias foram de enorme ajuda para a delimitação das grandes questões estruturais nesta vasta área temática através de lentes localizadas. As percepções e perspectivas fornecidas pelo Movimento permitiram que os membros do grupo contextualizassem suas recomendações com as necessidades da comunidade. As “mudas” de recomendações serão desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho para se tornarem recomendações preliminares para áreas essenciais de desenvolvimento de capacidade, como métodos, avaliação e recursos. A Pesquisa de Estratégia do Movimento, os Salões Estratégicos e as reuniões regionais importantes, como a próxima Conferência ESEAP sobre Estratégia, oferecerão oportunidades adicionais a Wikimedians experientes e novatos, emergentes e estabelecidos, de trazerem as suas experiências pessoais e organizacionais às discussões do Grupo de Trabalho e contribuírem ainda mais para as conversas sobre Estratégia global.

Com muito trabalho em mãos e muitas ideias interessantes em que pensar após a reunião presencial, o Grupo de Trabalho vai retomar as discussões online e continuar a desenvolver as recomendações, com o objetivo de receber recomendações preliminares da Wikimania em agosto.

Quer participar da construção do futuro do Movimento? Em Estratégia, vá para Contatos de Estratégia Comunitária e responda à Pesquisa de Estratégia.