Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Recommendations/Recommendations/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Recommendations/Recommendations and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎català • ‎español • ‎français • ‎polski • ‎português • ‎русский • ‎עברית • ‎العربية • ‎فارسی • ‎हिन्दी • ‎中文
Narrativa das recomendações

Para cumprir a Direção estratégica de nos tornarmos o sistema de suporte essencial do ecossistema de conhecimento livre, o Movimento Wikimedia precisa contar com as pessoas e recursos necessários para prosperar e crescer. Garantir a sustentabilidade do Movimento é necessário para possibilitar todas as demais recomendações.

Reconhecemos que o nosso Movimento é centrado nas pessoas e que fará mudanças na nossa cultura e nas nossas estruturas para atender às necessidades e enfrentar os desafios dos participantes atuais e de comunidades emergentes e futuras. Para que todos se sintam acolhidos, abraçaremos a diversidade e trabalharemos ativamente para eliminar as barreiras à melhoria da experiência do usuário para o consumo e contribuição de conhecimento livre. Garantir a segurança será crucial para a inclusão e para uma participação saudável.

As aspirações estratégicas do nosso Movimento somente serão possíveis se houver abertura para a redistribuição das estruturas de poder na comunidade offline e reconhecimento, por todo o Movimento, da nossa responsabilidade mútua. A distribuição equitativa de poder e de recursos requer uma nova mentalidade sobre como os recursos são gerados, alocados e usados com eficiência, responsabilidade e transparência. Com base nos princípios da subsidiariedade e autogestão, incentivaremos todos a tomarem suas próprias decisões em seus respectivos contextos. Isso exigirá um foco deliberado na melhoria da coordenação e da gestão de conhecimento em todos os níveis do Movimento. A distribuição de poder, equidade e capacitação das comunidades só será bem-sucedida com um investimento significativo em desenvolvimento de habilidades e liderança.

A produção de conteúdo de alta qualidade sempre foi e continuará a ser o foco do nosso Movimento estruturado por voluntários. Para alcançar equidade de conhecimento e o conhecimento como serviço, consideraremos o impacto do nosso conteúdo de forma mais estratégica e inovaremos a maneira como ele é coletado, apresentado e consumido. Exploraremos e integraremos novos formatos de coleta e compartilhamento de conhecimento em domínios existentes e novos de projetos e produção de conteúdo.

Como aspiramos ao impacto global, imaginamos o nosso Movimento como sendo autoconsciente e dinâmico, com a capacidade de avaliar, aprender e se adaptar continuamente. Dessa forma, o nosso Movimento poderá incluir e acolher diversas perspectivas e se aproximar de compartilhar a soma do conhecimento humano.

Recomendações

  1. Aumentar a sustentabilidade do nosso Movimento
  2. Melhorar a experiência do usuário
  3. Oferecer segurança e inclusão 
  4. Assegurar a equidade nas tomadas de decisão
  5. Coordenar as partes interessadas
  6. Investir em desenvolvimento de habilidades e liderança
  7. Gerenciar o conhecimento interno
  8. Identificar tópicos de impacto
  9. Inovar no conhecimento livre
  10. Avaliar, iterar e adaptar

O que mudou

Veja o registro de mudanças para encontrar o que mudou em relação à versão anterior e esta versão final das recomendações.