Movement Strategy/Recommendations/Iteration 3/Writers' Reflections/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 3/Writers' Reflections and the translation is 88% complete.
Reflexões dos escritores
Audio Listen to this text (help | download | file info)

Em meados de 2018, nove áreas temáticas foram identificadas como fundamentais para a estratégia em si. Grupos de trabalho de cada tema, compostos por voluntários e funcionários, embarcaram em um percurso de um ano e meio para produzir este documento. Alguns dos participantes tinham um longo envolvimento com o Movimento Wikimedia, alguns eram sobretudo de comunidades de afiliados, enquanto outros haviam participado sobretudo na edição direta em suas comunidades locais.

Viemos de diversas formações, culturas e áreas de conhecimento especializado, e representamos uma ampla variedade de características – habilidades, gêneros, etnias, idades, crenças e contextos. Alguns de nós tiveram um longo envolvimento com o Movimento, outros eram novos. Alguns de nós eram de comunidades de afiliados, outros eram funcionários da Wikimedia Foundation e parceiros, outros haviam participado principalmente online e como parte de comunidades de edição. Começamos como participantes diversificados, muitas vezes sem conhecermos uns aos outros, membros da comunidade Wikimedia global que, desde então, se uniu em uma equipe com um foco singular e compartilhado, ou seja, o de basear-se no feedback de todo o Movimento ao longo dos nossos 18 meses desenvolvendo este trabalho. Não estivemos sozinhos na nossa jornada, e temos uma imensa gratidão pelo apoio que recebemos da Equipe Principal, dos contatos comunitários e dos facilitadores.

Ao longo desse tempo, a formação da estratégia não foi confortável. Ela consistiu em conhecermos os problemas que frequentemente víamos no Movimento mas com os quais não podíamos lidar, compreendermos sua importância e propormos soluções sobre as quais inicialmente não chegamos a um consenso. Redigir a estratégia como um grupo exigiu testar ideias e tentar ultrapassar os limites para prevermos um futuro melhor — respeitando o que somos hoje, mas abraçando o que podemos nos tornar amanhã.

Cada uma das ideias apresentadas nessas recomendações foi discutida, escrita e reelaborada várias vezes. Semelhante a muitos outros projetos do movimento, dedicamos muito esforço voluntário a intermináveis chamadas, reuniões presenciais e conversas assíncronas sobre os diferentes documentos em que trabalhamos. Ao final do nosso trabalho em fins de semana e feriados, tivemos a oportunidade de encontrar uma maneira unificada de apresentar as ideias em 13 recomendações. Na nossa diversidade, cada um de nós se compromete a oferecer o melhor para o Movimento que amamos e em que acreditamos.

Concentramos os esforços na criação deste documento e acreditamos firmemente que isso resultará em mudanças valiosas para o nosso Movimento da maneira mais inclusiva e abrangente possível, para todos os que adotarem o conhecimento livre e a nossa visão do que a Wikimedia pode ser no futuro. Essas recomendações não são apenas o que desejamos para o Movimento em geral, mas como foram criadas por meio de todos os feedbacks e conversas da comunidade, elas representam a nossa visão com relação a todos nós.

Acreditamos que mudanças culturais e estruturais são necessárias para proteger todos os participantes do nosso Movimento, aumentar a nossa diversidade, melhorar a nossa tecnologia, tornar a contribuição mais fácil e mais representativa do conhecimento global, distribuir de forma mais equitativa o poder e os recursos de tomada de decisão por todo o Movimento e, em geral, melhorar nossa capacidade de nos comunicar e trabalhar juntos.