Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Atualizações/Abril de 2019

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Updates/April 2019 and the translation is 100% complete.

Prezados(as) companheiros(as) usuários(as) do Wikimedia,

Estas poucas semanas foram muito intensas para a estratégia de movimento. Grupos de trabalho publicaram documentos de escopo em março; a equipe central e os grupos de trabalho passaram três dias de muita agitação em Berlim discutindo nosso futuro com representantes do segmento organizado na Cúpula Wikimedia; e agora grupos afiliados e comunidades de idiomas estão levando essas discussões adiante em conversas comunitárias em todo o mundo. Detalhes e muitos links para mais leituras abaixo:

Gerando ideias para o nosso futuro na Cúpula Wikimedia

Os membros do grupo de trabalho tiveram a oportunidade de se envolver diretamente com grupos organizados recentemente na Cúpula Wikimedia em Berlim. As perguntas nos documentos de escopo geraram conversas sobre que tipo de mudanças podem ser necessárias, como podemos compartilhar recursos de forma eficaz e estabelecer parcerias significativas, e como transformar energia presa em um impulso positivo. O formato adaptável e flexível do programa permitiu que adaptássemos as sessões conforme necessário e que os grupos de trabalho organizados se conhecessem e trocassem de diversas maneiras. Você pode saber mais em nossa postagem no blog no Meta.

De perguntas a respostas: o que os grupos de trabalho estão fazendo

Após a publicação dos documentos de escopo em meados de março e na Cúpula Wikimedia, os nove grupos de trabalho estão finalizando um plano de ação para realizarem pesquisas e obterem as informações de que precisam para começar a desenvolver recomendações para mudança estrutural. A partir daí, começa o mergulho no nosso movimento para descobrirmos quais oportunidades podemos aproveitar ao máximo. Como parte disso, os grupos de trabalho começarão a analisar as contribuições de ideias que surgirem das conversas comunitárias. Isso será usado para enriquecer o conteúdo e trazer as perspectivas mais amplas do nosso movimento diversificado que informará os grupos de trabalho na elaboração de recomendações para mudanças.

Participe das conversas da nossa comunidade

Conversas comunitárias sobre nosso futuro estão acontecendo! Esta é a sua oportunidade de compartilhar as suas ideias e opiniões sobre como o nosso movimento precisa mudar. Para participar, vá para a página Meta-Wiki (atualmente disponível em 9 idiomas e, em breve, em mais outros) e compartilhe as suas ideias sobre as páginas de conversa referentes a cada documento de escopo. Também contratamos Contatos de Estratégia Comunitária para as comunidades árabe, alemã, hindi, mandarim, espanhol e português, que estão mediando discussões on-wiki e em canais de mídia social para envolver editores, leitores e outros participantes em discussões estratégicas. Por fim, os Contatos de Estratégia Organizacional de voluntários estão mediando conversas que representam as perspectivas das suas organizações - verifique os canais preferenciais da sua comunidade ou do grupo para obter detalhes.

O que vem depois?

O foco dos próximos meses será em reunir informações, dados, ideias e conteúdo que serão usados para desenvolver recomendações para mudança estrutural. As conversas comunitárias serão realizadas até junho com comunidades e grupos organizados para enriquecer todo esse processo - participe, queremos ouvir a sua opinião. Também estamos procurando mais representantes dos grupos organizados para se tornarem contatos com o processo de estratégia.

Conte-nos quais são as suas perguntas e participe para compartilhar as suas perspectivas.

Nicole