Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Advocacia/Recomendações/Casca de noz

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎українська • ‎العربية • ‎हिन्दी • ‎中文

Transparência

a comunidade decide sobre as regras de engajamento -> as informações são acessíveis e simplificadas -> a legitimidade das conversas e das pessoas aumenta -> os defensores são eficientes e confiantes

Recomendação

Uma rede global de defensores da Wikimedia é construída com base nas regras de engajamento voltadas para a comunidade. Há pontos de entrada estabelecidos para quem desejar participar ou quiser iniciar atividades de defesa. Os processos para tomada de decisão são conhecidos e compreensíveis

Para aumentar a legitimidade das decisões e das pessoas envolvidas na defesa, todas as partes do movimento têm de saber onde e como podem participar de conversas e decisões sobre os níveis locais e globais de defesa.

Há um sistema de verificações e saldos que também inclui como é definida a função de um defensor Wikimedia e como essa função pode ser atribuída ou retirada. Defensores que estejam visíveis em campanhas e acessíveis para a mídia devem ser conhecidos pelo movimento e nas respectivas comunidades. Há um processo para garantir que os defensores ativos tenham o apoio do movimento.

A aparência do sistema é criada pelas nossas comunidades em colaboração com afiliados e defensores.

Justificativa

Hoje, o movimento não tem uma compreensão abrangente sobre como a defesa pode ser estruturada e organizada, e há modelos diferentes devido a diversos contextos e circunstâncias. Há uma defesa com abordagem grassroots e autodeterminada toda vez que os membros da comunidade empreendem alguma defesa, e há processos mais formais quando há participação da Fundação Wikimedia ou de outras organizações afiliadas.

A comunidade contribuinte nem sempre se sente representada pelos defensores ativos. E, com relação ao último caso, não há um sistema de feedback estabelecido.

Às vezes, as decisões de defesa precisam de uma tomada de decisão mais sensível ao tempo que levem em conta a necessidade de manter a comunidade informada e com condições de participar. Especialmente decisões que tenham repercussão pública, como as remoções de projetos da Wikipedia, precisam de uma boa organização, de uma estrutura conhecida de funções e de um apoio comunitário estável quando queremos que elas que sejam autênticas e informativas.

Diversidade

O movimento é flexível e adaptável -> as pessoas se sentem ouvidas e validadas -> maior retenção de ativistas -> diversidade de movimento -> impacto diversificado

Recomendação

A comunidade oferece e busca ativamente um bom ambiente e caminhos personalizados que atraiam mais pessoas (profissionais e voluntários) de uma variedade e diversidade de idiomas e origens culturais para se envolverem na defesa da Wikimedia em nível local ou global.

O movimento precisa encontrar formas de fazer contribuições e de tornar a defesa menos unidimensional e dominada pelo discurso e pela experiência ocidental. O primeiro passo nessa direção é criar espaços, ferramentas e modelos favoráveis, positivos e flexíveis dentro do movimento. Esses espaços são responsivos e adaptáveis, se verificamos que não atendem às necessidades específicas da comunidade. Eles fazem as pessoas se sentirem ouvidas e valorizadas. É uma questão de atitude e do quanto nosso movimento é adaptável a ideias novas e experiências diversas.

Utilizamos uma abordagem adicional de refinamento do fluxo de informações da comunidade para que ele seja mais receptivo a questões pertinentes enfrentadas pelos nossos indivíduos, grupos e organizações. "Refinamento" significa concentração de atenção em todos os níveis da interação internacional da comunidade, inclusive o idioma e as narrativas que usamos para falar sobre a mudança das nossas circunstâncias de operação. Ser mais receptivo significa buscar ativamente informações e pessoas que trabalhem nesses lugares e desenvolver com elas respostas adequadas que elas orientem e pelas quais se responsabilizem. Por fim, expor essas colaborações e trabalhar para incentivar os outros pelo exemplo.

Justificativa

Apesar de muitos esforços realizados até o momento, nossa comunidade ainda luta para ter representação suficiente da diversidade humana e do conhecimento em seus projetos. Ao mesmo tempo, simplesmente fornecer um ambiente possibilitador e acolhedor não é suficiente se as culturas e os processos dominantes apoiarem as antigas maneiras e forem inflexíveis para acomodar novos problemas e formas de expressar a autodeterminação. Consequentemente, as comunidades menos/não representadas não sentem que nossa comunidade está pronta para apoiar sua causa e não compartilham os conhecimentos delas.

Ao mesmo tempo, o conceito de defesa é bastante ocidental e não tem uma compreensão conjunta, mesmo quando a vemos na base dos princípios do movimento. O que é uma coisa simples de se fazer em uma parte do mundo pode representar um risco e ser prejudicial para as pessoas em outras partes, embora os defensores e suas histórias não sejam nem tão visíveis em todo o movimento.

Conversa global

o movimento está fazendo um intercâmbio de ideias e experiências -> há espaço e regras para participação em conversas -> há igualdade de acesso e simplificação dos resultados

Recomendação

Há um processo de comunicação estabelecido para que os defensores da comunidade tenham conversas centrais sobre defesa

Nossa recomendação aborda esses problemas criando um processo transparente específico baseado em

  • informações facilmente disponíveis, onde buscar ajuda e qual é o processo
  • gestão das expectativas (que tipo de suporte podemos oferecer e o caminho para criação de soluções fora do padrão)
  • reconhecimento e resposta oportunos.

O fórum abrange discussões de temas menores e é montado pela comunidade de defensores com a ajuda dos participantes encarregados de facilitar e mantê-los.

Justificativa

A defesa pode ser feita com pouquíssimos recursos, mas há momentos em que os membros da comunidade podem querer ou precisar de apoio para realizar uma campanha ou entrar em contato com legisladores. Os resultados negativos abrangem o não compartilhamento de conhecimento especializado e de experiência, e a falta de clareza por parte dos membros da comunidade sobre onde e quando eles podem se posicionar sobre políticas ou questões de defesa.

Gerenciamento de conhecimento

o conhecimento é captado e mantido -> a acessibilidade aumenta -> a comunidade tem participação ativa -> a aprendizagem e o intercâmbio de ideias tornam o movimento mais resiliente e mais bem preparado

Recomendação

Há um gerenciamento de conhecimento constante sobre métodos, casos, histórias de sucesso e falhas, para que todos os defensores acessem e aprendam com eles, processados e mantidos por eles, com eles e para eles.

O repositório precisa de centralização no sentido de que deve ser acessível a todos sem que de fato eles saibam que precisam procurar uma região ou um dossiê específico; deve ter metadados suficientes para que sejam pesquisáveis, e os materiais devem ser ativamente buscados, organizados e também apresentados de uma maneira centralizada. Ao mesmo tempo, os membros da comunidade devem ter condições de adicionar conteúdo e solicitar modificações da Experiência do Usuário (User Experience, UX). Os materiais sobre as melhores práticas de defesa, treinamento e conteúdo de desenvolvimento de capacidade devem ser criados, planejados e adicionados através de uma conversa com a comunidade sobre necessidades e objetivos específicos.

Justificativa

O gerenciamento de conhecimento (armazenamento, classificação e disponibilização) de materiais é essencial para um movimento global que realize esforços de defesa. Muitos dossiês e ideias desenvolvidos na UE ou nos EUA são então copiados em diversas jurisdições. Um histórico de como e através de quem algo foi abordado é o mínimo básico que as outras pessoas devem ter condições de obter nesse repositório. Além disso, como a essência dos nossos projetos é a gestão de conhecimento, ela deve se expandir para todos os domínios do nosso trabalho.

Central de defesa

o movimento está fazendo um intercâmbio de ideias e experiências -> há espaço e regras para participação em conversas -> há igualdade de acesso e simplificação dos resultados

Recomendação

Os esforços de defesa do movimento são simplificados e reforçados por um grupo com e para defensores atuais e futuros

A criação de um grupo central, não partidário, mas interconectado de defesa do movimento que não trabalhe na WMF nem responda exclusivamente a ela, mas seja baseado na colaboração entre os defensores do movimento e da comunidade como um todo.

Justificativa

As necessidades da comunidade variam de lugar para lugar no mundo. No entanto, para servir e apoiar esta malha descentralizada de questões e iniciativas de defesa, há um lugar que funciona como um despacho. Sua função é observar as diferentes questões com as quais as comunidades estejam ocupadas, sugerir que as pessoas se conectem sobre problemas compartilhados, identificar pessoas na comunidade que possam ajudar outras pessoas e coordenar o apoio quando solicitado. Sua função não é a de substituir ou coordenar as atividades locais de defesa, mas melhorá-las e apoiá-las com uma combinação de recursos, conhecimento, treinamento e networking, e identificar várias oportunidades (e ameaças futuras) que podem não ser tão aparentes em um nível local.

Posicionamento comum

Recomendação

As prioridades de defesa do movimento Wikimedia são claramente articuladas através de um documento compartilhado, com grande visibilidade e em constante desenvolvimento.

Um documento em constante desenvolvimento inspirado nos conceitos de uma carta de intenções ou de um manifesto pode declarar o que movimento acredita que seja sua essência e o que ela representa (e o que não representa). Ele pode definir e estabelecer claramente limites sobre o que fazemos, por que fazemos e o que queremos alcançar fazendo isso. Esse documento também pode substituir definições centradas no ocidente por uma intenção coletiva. Ele permite que pessoas, organizações e entidades que atualmente não façam parte ou não tenham conhecimento do movimento aberto tenham a oportunidade de ver se suas metas se alinham ou não com a nossa.

Por outro lado, isso nos permite decidir, com facilidade e clareza, defender causas em que acreditemos e agir em nome delas. Dá às pessoas do movimento um objetivo coletivo e lhes permite e as legitima para articular o objetivo.

Justificativa

O movimento Wikimedia significa muitas coisas para muitas pessoas diferentes de muitas culturas diferentes, mas estamos todos livremente atraídos a um aspecto ou a vários aspectos do que o movimento representa, seja em nível global ou localmente. No entanto, esses elementos intrínsecos que nos atraem para o movimento atualmente encontram-se implícitos e não abertamente visíveis. Isso leva a situações em que as comunidades têm discussões longas e exaustivas sobre atividades de defesa, argumentando se uma coisa é ou não do escopo de sua comunidade. Além disso, surge repetidamente a pergunta quanto a se nosso movimento deve ou não participar de defesa.