Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Advocacia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Working Groups/Advocacy and the translation is 100% complete.



Visão geral

Palavras-chave

Membros do grupo de trabalho de advocacia no Wikimedia Summit 2019

Regime jurídico, legislação, política pública, ativismo, definição de pauta

Foco

  • Regimes jurídicos, políticas públicas e pautas para definir áreas nas quais a defesa ativa e o envolvimento político apoiam a nossa missão e a nossa direção estratégica.
  • Desenvolver capacidades para quebrar as barreiras políticas.
  • Identificar parceiros para obter impacto político.

Justificativa

Oferecer ao mundo todo acesso ao conhecimento livre é um ato político. Embora a Wikimedia não se alinhe com partidos políticos, governos ou políticos, a decisão de apoiar a liberdade de conhecimento e a oposição à censura tem implicações “políticas”. Essas implicações são maiores em alguns países do que em outros. A nossa direção estratégica vai ainda mais longe e afirma que quebraremos as barreiras políticas que impedem que as pessoas acessem e contribuam com o conhecimento livre.

Para alcançarmos isso, alinhados aos nossos valores e à nossa visão, precisamos criar um regime jurídico positivo que apoie e promova o conhecimento livre. Isso significaria tornarmo-nos uma voz líder em questões que afetam o nosso movimento e defendermos os nossos valores. Para isso, nos envolvemos com outros líderes do conhecimento aberto ao redor do mundo em áreas de interesse comum e unimos forças para nos mobilizarmos contra ameaças ao conhecimento livre.

Para defendermos com sucesso o conhecimento livre, precisamos construir capacidades políticas, jurídicas e ativistas em todo o movimento e cooperarmos a nível local, regional e global. À medida que as pautas políticas e barreiras diferem de região para região, precisamos entender e avaliar constantemente a mudança da paisagem das políticas e como ela afeta o movimento Wikimedia. Precisamos explorar áreas de alinhamento e identificar prioridades comuns, bem como áreas nas quais nos absteremos de sermos ativos.

O que é necessário para fazer com que a Wikimedia seja mais influente em relação a discussões políticas e jurídicas na promoção de conhecimento livre e acesso ao conhecimento no mundo, a nível local, regional e global?

Perguntas orientadoras

Essas perguntas não devem ser respondidas individualmente, mas devem ajudar o grupo a estruturar as suas próprias conversas e as consultas com as partes interessadas do movimento.

  • Quais áreas de políticas queremos priorizar para nos tornarmos a infraestrutura essencial para o conhecimento livre? Onde temos que nos alinhar ao movimento global mais amplo?
  • Que mudanças de políticas são necessárias para alcançar a nossa visão estratégica? Quais são as áreas em que o movimento tem a oportunidade de fazer mudanças?
  • Qual é a maneira mais eficaz de promover a política pública que promove as nossas metas? Que tipo de capacidades jurídicas, de políticas públicas e ativistas precisamos dentro de organizações e comunidades do movimento, e como podemos construí-las?
  • Como trazemos conscientização, apoio e prontidão à ação para a nossa comunidade além dos especialistas em políticas?
  • Como o movimento de conhecimento aberto apoiará a crescente necessidade de trabalho jurídico ao redor do mundo na defesa do discurso livre, acesso a informações e conhecimento aberto? Quem faz parte deste movimento e quem são os parceiros com os quais precisamos nos envolver para promovermos a nossa missão?
  • Como o movimento de conhecimento aberto mais amplo se organizará para melhor alcançar e informar os formuladores de políticas, defensores jurídicos e outras partes interessadas em assuntos relacionados ao futuro da internet aberta?
  • Como a Wikimedia pode usar a sua considerável visibilidade e influência para trabalhar com outros aliados de internet aberta e conhecimento abertos para defender a liberdade de imprensa, o discurso livre, o acesso universal à internet e outras metas de políticas que assegurarão o fluxo livre de informações?

Lista de distribuição

wg2030-advocacy(_AT_)wikimedia.org

Membros

Nome Organização/projeto Função Região geográfica
Allison Davenport Fundação Wikimedia Membro da equipe América do Norte
Alice Wiegand Voluntário Europa Central
Anass Sedrati Grupo de usuários Wikimedia Morocco Membro do Conselho de Administração África do Norte, Europa Ocidental, Norte da Europa
Anna Mazgal Free Knowledge Advocacy Group EU Membro da equipe Europa Ocidental, Central e Oriental
Isla Haddow-Flood Wiki In Africa / WikiAfrica Membro do Conselho de Administração África do Sul
Jimmy Wales Fundação Wikimedia Membro do Conselho de Administração América do Norte
Mohsen Salek Grupo de Usuário de Wikipedistas do Irã Voluntário Sul da Ásia

Reports and documents

Recommendations

Confira os rascunhos das recomendações (setembro de 2019):

  1. Transparency: A global network of Wikimedia advocates is built on community driven rules of engagement. Processes for decision making are known and comprehensible. There are established entry points for those who want to be involved or want to initiate advocacy activities
  2. Diversity: Community actively seeks and provides a good environment and tailored pathways that attracts more people from a variety and diversity of languages and cultural backgrounds to engage in advocacy for Wikimedia on a local or global level
  3. Global conversation: There is an established communication process for community advocates to have central conversations about advocacy
  4. Knowledge management: There is constant knowledge management about methods, cases, success stories, and failures for all advocates to access and learn from, processed and maintained by, with and for them
  5. Advocacy Hub: Movement advocacy efforts are streamlined and reinforced by a hub run with and for current and future advocates
  6. Common positioning: The advocacy priorities of the Wikimedia movement are clearly articulated through a shared, highly visible and living document
  7. Partnerships: Advocates for the Wikimedia movement are able to collaborate with and build upon an existing global network of partners working on aligned advocacy issues
  8. Empowerment of advocates: Advocacy is recognized and encouraged as a valid pathway in the Wikimedia Movement
  9. Self-Determination: Subsidiary decentralisation should be a model of collaboration for advocacy across the movement
  10. Protection of Advocates: Advocates have access to clearly defined and accessible safety measures enabling them to work without having their personal and communal security compromised

Primeiro rascunho de recomendações também estão disponíveis (agosto de 2019).

Há também uma versão traduzida abreviada preparado para um envolvimento mais fácil.

Scoping document

Atividades e relatórios

Relatório do grupo de trabalho da Conferência Wikimedia (2018)

Esta é uma visão geral das conclusões da discussão sobre defesa na Conferência Wikimedia 2018. O grupo discutiu: 1. Qual deve ser o escopo desta área temática; 2. Quem deve estar no grupo de trabalho; 3. Como o grupo de trabalho deve trabalhar.

Foco da conversa

O grupo de defesa da Conferência Wikimedia 2018 concordou que:

  • A Wikimedia deve ser mais [abertamente] política
  • Há necessidade de desenvolver uma maior experiência em política no movimento
  • Parcerias e alianças são essenciais
O quê? Quem? Como?

Muitas questões levantadas se relacionam a:

  • Até que ponto precisamos de alinhamento com a nossa missão na maneira como promovemos a defesa?
  • Como asseguramos que os nossos esforços de defesa estejam alinhados com a nossa missão
  • Como nos alinhamos, como movimento, ao que defendemos
  • Que áreas de políticas priorizamos?
  • Qual é o papel da comunidade voluntária na defesa?
  • Como podemos construir coalizões de defesa dentro e fora do movimento?
  • O grupo de trabalho em si:
    • representação diversificada (novas vozes, gênero, etc.);
    • representação global da comunidade (para entender os diferentes contextos);
    • especialistas em políticas no movimento;
    • ativistas do movimento envolvidos nas principais áreas de políticas.
  • Outras pessoas que poderiam contribuir:
    • gestão da WMF e Conselho diretivo;
    • especialistas jurídicos;
    • parceiros atuais, especialistas em lobby.
  • Identificar as nossas linhas de políticas atuais: com o que nos comprometemos?
  • Criar compreensão das áreas de políticas potenciais para desenvolvimento (contexto: direção estratégica)
  • Especialistas e a comunidade mais ampla precisam estar envolvidos
  • Deve haver um processo de tomada de decisão semelhante para todas as faixas para facilitar o envolvimento da comunidade com o processo

Se você deseja saber mais detalhes sobre as discussões do grupo de trabalho sobre este tema, consulte a documentação.

Recursos

Materiais existentes

Esta é uma lista exemplificativa. Adicione outras fontes que forneçam contexto, informações básicas e percepções relacionadas à área temática.