Superproteção

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Superprotect and the translation is 100% complete.

No dia 10 de agosto de 2014 a Wikimedia Foundation adicionou a permissão "superproteção" – atribuída ao grupo global de usuários "Staff" – os quais podem impedir que algumas páginas sejam editadas até mesmo por administradores, criando assim uma nova hierarquia sob a qual os administradores deixam de ser os usuários de maior confiança em nossas wikis.

Esse recurso técnico foi removido em Novembro de 2015, mas a Wikimedia Foundation não abordou os motivos do seu desenvolvimento, ou quais condições poderiam levar a esforços semelhantes no futuro.

O primeiro uso da 'superproteção' (feito naquele mesmo dia) foi efetivado a fim de prevenir que administradores da Wikipédia em alemão editassem o MediaWiki:Common.js, local onde o MediaViewer havia sido desativado no contexto de uma guerra de edições envolvendo dois administradores e um funcionário da WMF. Assim como na Wikipédia em inglês e no Wikimedia Commons, a Wikipédia alemã havia optado por desabilitar o MediaViewer por padrão. A Wikimedia Foundation rejeitou tal decisão no dia 9 de agosto de 2014 e a comunidade continuou a discutir quais caminhos tomar.

Ao invés de retornar mais uma vez o MediaViewer para a fase beta, de modo que os usuários pudessem eventualmente habilitá-lo se o considerassem benéfico, a WMF forçou a ativação deste software para todos os leitores, com ameaças de remoção de usuários do grupo de administradores da Wikipédia em inglês, e dessa vez impedindo que esses códigos fosse alterada por administradores da Wikipédia em alemão.

Já no dia 27 de agosto de 2014, a Fundação Wikimedia removeu a superproteção da página, mas manteve a permissão de usuário e deixou o status do Media Viewer inalterado.

Em 5 de novembro de 2015, a Fundação Wikimedia removeu os direitos de Superproteção de todos as wikis da Wikimedia.[1] A diretora executiva Lila Tretikov declarou:

Nós queremos remover a Superproteção. A Superproteção abriu um precedente de desconfiança, e isso é algo que era muito importante para nós removermos, pelo menos voltar ao nível de um relacionamento onde poderemos trabalhamos juntos, somos uma comunidade, para criar melhores caminhos. Para ter certeza de que podemos nos mover juntos mais rápido e para ter certeza de que todos fazem parte desse processo, todos fazem parte dessa conversa, e não apenas nós da Fundação Wikimedia." [1]

Para mais informações:

(Edit this summary.)

Ver também

Cobertura da imprensa

Cobertura de blogs

Na Wikipédia

Referências