Talk:Festa da Wiki-Lusofonia/Carta de intenções

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Comentários do História na Wiki[edit]

Salve, pessoal. Venho trazer algumas das questões que debatemos em conjunto no HNW depois de lermos a carta. São algumas sugestões e inquietações que tivemos e achamos que seria legal compartilhar com vocês, sem qualquer intenção de impor nossas visões ao trabalho já feito. Adianto nosso contentamento com o trabalho dos redatores e da redatora e transmito o parabéns do nosso grupo pela escrita da carta!

  • Pensamos que seria interessante elaborar alguns planos para que possamos atingir os objetivos que a carta apresenta, como por exemplo a busca pelo entendimento dos motivos pelos quais temos poucos editores de países lusófonos que não sejam Brasil e Portugal, assim como os motivos pelos quais somos uma grande maioria de homens editando. Por conta disso, seria interessante também pensar: por quê queremos diversificar a comunidade? Quais são as implicações do perfil dos usuários no ambiente, suas regras e seu funcionamento? Os dados apresentados pelo Pedro na festa são de grande proveito aqui.
  • Outro fator digno de um aprofundamento são as demandas por projetos Wikimedia fora do Brasil e Portugal. Como acontece a relação dos demais territórios lusófonos com a internet e com a informação? Os intelectuais e as instituições destes países poderiam aproveitar as wikis de que maneira? Nesse sentido, a busca por exercer um papel de escuta, para além da proposição de uma maior entrada, pode servir a uma ação mais direcionada, casando diferentes demandas e condições.
  • E essa busca por escuta também não precisa atravessar oceanos. Ela pode acontecer nos nossos próprios países. Quantos lusófonos que não são PT/BR fazem parte do nosso cotidiano? Como eles poderiam nos ajudar a compreender as dificuldades, demandas e possibilidades de trabalhos com as plataformas wiki em seus países de origem?
  • Também é importante pensarmos a questão do recurso financeiro e da promoção de estrutura para que haja qualquer trabalho relacionado aos projetos Wikimedia. Lembramos de uma citação da própria WMF, em “State of the Wikimedia Foundation” (2014), que na página 30 afirma: “our product was not designed to serve Global South users”. Por conta disso, efetivar a participação pode ser um desafio bem grande.
  • Quando falamos em recursos financeiros, um balanço de iniciativas como o Catalisador e o Wikipedia Zero, por mais incômodo que possa ser, é importante para (re)pensar as possibilidades.Nesse sentido, conversar com grupos de usuários já estabelecidos de wikimedistas em África, mesmo que de fora do contexto lusófono, pode ser algo interessante.
  • Sobre a língua portuguesa, pode ser interessante questionar o papel que ela ocupa nos países lusófonos e crescer a nossa atuação a partir da diferença, pensando o acordo ortográfico como um dos elementos relativos à língua, sem dar a ele um papel central que na verdade não há. Uma boa saída pode ser um trabalho mais profundo em cima da convivência entre as diferentes variantes da língua em suas especificidades.

Acredito ter trazido os aspectos centrais da nossa discussão. Caso sintam falta de alguma coisa, convido o @Parzeus: e a @Alebasi24: a comentarem aqui.

Um abraço! --Hedestad Say it! 18:10, 30 May 2021 (UTC)[reply]