Template:Community Wishlist Survey/section-proposal-phase/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Template:Community Wishlist Survey/section-proposal-phase and the translation is 100% complete.
 
Mascote da Comunidade Técnica: Um cão vestindo um barrete de Pai Natal.

A fase de propostas decorre durante as primeiras duas semanas do inquérito.

Na fase de propostas, editores de todos os projetos e idiomas podem enviar propostas de recursos e correções que gostariam de ver implementadas em {{{1}}}. As propostas podem ser submetidas em qualquer idioma. Caso envie uma proposta num idioma diferente do inglês, tentaremos traduzi-la para que todos possam ler e votar nela com mais facilidade.

As propostas devem ser tarefas discretas e bem definidas que beneficiarão diretamente editores ativos da Wikimedia. As propostas devem responder às seguintes perguntas:

  • Que problema quer resolver?
  • Quais editores são afetados? (todos os editores, administradores, editores do Wikisource, etc.)
  • Como o problema está sendo resolvido atualmente?
  • Quais são as soluções propostas? (caso existam ideias)

A sua proposta deve ser o mais específica possível, especialmente na declaração do problema. Não diga apenas que “(característica x) está desatualizada”, “precisa ser melhorada” ou “tem muitos erros”. Isso não é informação suficiente para descobrir o que é necessário fazer. Uma boa proposta explica exatamente qual é o problema e quem é afetado por ele. Não faz mal que não tenha uma solução específica para propor, ou que tenha algumas soluções possíveis e não saiba qual é a melhor.

O envio de uma proposta é apenas o início do processo. A fase de propostas (duas semanas) é o momento em que a comunidade pode trabalhar colaborativamente numa proposta que apresente a ideia de uma maneira que provavelmente terá sucesso na fase de votação. Quando uma proposta é enviada, todos são convidados a comentar sobre essa proposta e a ajudar a torná-la melhor, fazendo perguntas e sugerindo alterações. Propostas semelhantes podem ser combinadas; propostas muito amplas devem ser divididas em ideias mais específicas. O objetivo é criar a melhor proposta possível para a fase de votação.

A pessoa que envia uma proposta deve manter-se ativa na discussão e ajudar a fazer mudanças ao longo do caminho. Por isso, limitamos as propostas a três por conta. Se submeter mais de três propostas, solicitaremos que reduza para três. Traga as suas melhores ideias!

Da mesma maneira, apenas editores registrados podem fazer propostas por forma a garantir que possam acompanhar a discussão e responder a perguntas. Tal como na votação, é necessário que seja um editor ativo em pelo menos um projeto Wikimedia. Se não atender a estes critérios, ou tiver atingido o limite de sua proposta, mas tiver mais ideias, pode procurar outros editores que queiram adotar as suas propostas.

Mais uma nota: propostas que exijam a remoção ou desativação de um recurso no qual uma equipa de produto da WMF trabalhou estão fora do escopo da Comunidade Técnica, e não passarão à fase de votação.