Threats of harm/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Threats of harm and the translation is 97% complete.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
English • ‎français • ‎magyar • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎Ελληνικά • ‎العربية • ‎مصرى • ‎中文 • ‎한국어
O que se segue são conselhos para editores engajados em responder ameaças de suicídio ou outros danos físicos.
Atalho :
HARM


A Fundação Wikimedia é uma organização sem fins lucrativos criada com o propósito de apoiar o movimento Wikimedia a progredir no conjunto de todo o conhecimento humano, e organiza vários projetos e sites para esse fim. No entanto, não é uma instituição de saúde mental ou de ajuda, fazendo com que as informações que ela apresente não substituam em momento algum a palavra de profissionais da área médica. As comunidades dos projetos da Fundação são geralmente compostas por voluntários focados em construir conteúdos para suas respectivas wikis; porém, esses voluntários geralmente estão mal equipados, e não têm o treinamento formal necessário para lidar com situações complexas envolvendo emergências reais ou ameaças de danos físicos. Esse conceito difere-se das formas de assédio, incluindo expor informações pessoais nos projetos; enquanto que assédio geralmente resulta das atividades de alguém como wikimedistas, ameaças de danos físicos, incluindo automutilação e suicídio, ocorrem quanto uma entidade real anuncia publicamente a intenção de causar danos físicos a outrem. Esta página serve como esboço e documentação do procedimento de lidar com tais problemas, complementando as políticas legais da Fundação com relação às mesmas.

Trate todas as alegações com seriedade

A primeira coisa que você deve fazer ao presenciar uma ameaça de danos físicos é tratar todas as alegações com seriedade. Não simplesmente ignore a ameaça, como “piada” ou “trollagem”. Embora seja tentador ignorá-la como um choro infantil por atenção, se a ameaça for realmente falsa, o pior que pode acontecer é um pouco de tempo perdido ao respondê-la, mas, se for verdadeira, você poderá ter salvo alguma(s) vida(s). Afinal, é melhor previnir do que remediar.

Além disso, embora as pessoas que dissertem sobre suicídio não sejam necessariamente suicidas, algumas delas poderão tornar-se. O mesmo vale para alegações ou ameaças de violência. Essas podem realmente ser brincadeiras ou trotes; no entanto, wikimedistas em geral não têm o treinamento próprio para determinar se são verdadeiras. Portanto, devem sempre assumir o pior cenário possível. Trate todas as alegações com seriedade e aja como se fosse uma emergência real.

Entre em contato com a Fundação

Assim que ver uma alegação ou ameaça de danos físicos a pessoas (“Vou me matar”, “Vou matar alguém”, “Vou te matar”) ou propriedades (“Vou explodir a sua escola”), entre em contato com os funcionários do escritório da Fundação Wikimedia imediatamente no seguinte endereço de e-mail: emergency(at)wikimedia.org. Ele automaticamente encaminhará sua mensagem para uma equipe treinada de funcionários disponíveis para responder a esses incidentes mesmo fora do expediente. A Fundação Wikimedia possui políticas internas para ações no escritório, como o “Protocolo de Ameaças Online”, que se aplica internacionalmente. E-mails enviados para outros endereços ou para outros funcionários podem não ser recebidos/respondidos em tempo cabível, portanto esse endereço de e-mail é a forma de contato preferível para tais incidentes e acionará uma resposta quase imediata. (Note que e-mails sobre assuntos que não emergenciais podem não ser respondidos. Esses funcionários não poderão te ajudar.)

Entre em contato com um funcionário

Exceto por casos extremos ou que requeiram senso comum, como se um funcionário for ameaçado, entre em contato com o funcionário melhor designado para o caso da sua wiki local imediatamente.

“Funcionário” aqui definido é o corpo mais alto de autoridade responsável por supervisionar a sua wiki, geralmente governada por políticas e diretrizes locais; a exemplo um comitê de arbitragem (ArbCom) e/ou uma equipe residente de verificadores de contas e supressores. Se não houver um processo de ArbCom, o papel de “funcionário” pode ser relegado a burocratas locais ou outros grupos especiais determinados pela política local; e se não houverem burocratas locais, o papel será relegado a administradores ou outros grupos especiais determinados pela mesma política local. E, finalmente, se não houverem membros locais da sua comunidade eleitos para possuírem permissões avançadas, ou se estiverem inativos ou forem temporários, entre em contato com um steward para servir como “funcionário” local.

Comunicações recomendadas para receber atenção imediata incluem:

  • Enviar um e-mail privado para um funcionário pelo Special:EmailUser.
  • Usar os canais do IRC para comunicação em tempo real.
  • Se necessário, solicite a supressão das revisões, dado que elas geralmente contêm informações pessoais.

Funcionários devem entrar em contato com outros funcionários mesmo se descobrirem uma ameaça sozinhos. Outros funcionários poderão fornecer ajuda mais efetivamente, e uma ampla divulgação é a chave para mobilizar tal esforço.

Ação para funcionários

Considere bloquear usuários que insinuem ameaças de violência a outros, revogando suas páginas de discussão e e-mail. No entanto, se houver uma ameaça de suicídio ou autolesão, discrição deve ser usada para saber se o bloqueio pode ou não ser apropriado. As ameaças ou alegações devem ser eliminadas como o RevisionDelete ou suprimidas do histórico da página.

Responsabilidade

A Wikimedia é primeiramente constituída de vários sites regidos por voluntários, e esses voluntários podem não estar preparados para identificar uma ameaça ou uma situação que requeira resposta emergencial mesmo se estiverem diante de uma. Enquanto que as obrigações legais de um wikimedista de relatar uma ameaça de assédio variem de acordo com o país, os voluntários têm uma política que os obriga a aderir aos Termos de Uso da Fundação Wikimedia, além da obrigação moral como membros do movimento Wikimedia de não só espalhar o conhecimento livre como também capacitar aqueles que sofram de depressão ou violência.

Ver também