Toolhub

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Toolhub/About and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.

O Toolhub é um projeto de catalogação de várias ferramentas de softwares usadas no movimento Wikimedia. Este projeto está sendo liderado pela equipe de engajamento técnico da Wikimedia. A pesquisa e o planejamento do projeto começaram em janeiro de 2018. O trabalho de construção do software inicial começou em agosto de 2020. A primeira versão utilizável do Toolhub está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Contexto

As ferramentas são usadas por nossa comunidade para muitos propósitos diferentes, incluindo fazer várias edições semiautomáticas rapidamente, apresentar dados sobre o conteúdo da wiki e gerenciar eventos de divulgação e concursos. As ferramentas preenchem as lacunas funcionais não cobertas pelo próprio software da wiki -- sem ferramentas, nosso trabalho seria muito mais difícil. Diferentes esforços tentaram catalogar todas as diferentes ferramentas usadas na comunidade, cada um abordando diferentes aspectos das ferramentas e de seus usuários. Durante os primeiros três meses de 2018, a equipe de Serviços em Nuvem investigou 14 esforços de catalogação de ferramentas (tantos quanto pudemos encontrar) e os comparou em 23 recursos diferentes e 24 atributos de dados diferentes. Também entrevistamos desenvolvedores e aprendemos mais sobre como as ferramentas são desenvolvidas e promovidas.

Como resultado desse processo, criamos um plano preliminar de como um catálogo útil e abrangente de ferramentas da Wikimedia poderia ser. Nossa base será o Hay's Tool Directory, que descreve mais de 450 ferramentas por meio de arquivos de descrição de ferramentas hospedados em wikis e repositórios de código que são periodicamente rastreados. Com base em nossas conversas com membros da comunidade, incluindo na Wikimedia Conference, em Berlim, vamos desenvolver o modelo de dados usado pelo Hay's Tool Directory para permitir descrições de ferramentas mais ricas, incluindo um novo sistema de anotação para permitir que os membros da comunidade anotem as descrições da ferramenta com campos de metadados adicionais. A partir daí, criaremos uma nova API para adicionar e modificar esses dados, aberta para os desenvolvedores usarem para criar suas próprias interpretações e remixes do corpus de dados do Toolhub.

Para obter informações mais detalhadas, consulte as subpáginas usos de caso, modelos de dados e roteiro.

Comentários

Nós convidamos você para deixar seu feedback na página de discussão.

Atualizações

Veja os Relatórios de progresso para atualizações mais recentes e detalhadas.