Training modules/Dealing with online harassment/slides/handling-pii-on-wiki/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Training modules/Dealing with online harassment/slides/handling-pii-on-wiki and the translation is 100% complete.

Manipulando informações pessoais: Manipulando PII na wiki

Você pode ser solicitado a lidar com PII que é postada em vários locais, deliberadamente ou não. Não é sempre com intenção maliciosa. Às vezes, uma pessoa postará algo sobre si mesmo em um projeto sem perceber como essa página é pública. Ou talvez alguém mencione um link entre outro usuário e seus PII que eles achavam que era conhecido, mas não era. Independentemente das intenções da pessoa que a publicou, as Informações de Identificação Pessoal que não são divulgadas de forma adequada geralmente precisam ser tratadas com cuidado e removidas e suprimidas conforme necessário.

As PII podem ser reveladas nos painéis de avisos do projeto Wikimedia e nas páginas de discussão, como aquelas usadas para mediação. Isso nem sempre é feito de forma maliciosa. Alguns exemplos de publicação acidental de PII podem incluir:

  • Alguém tentando fazer um link entre um usuário e sua localização, seu empregador ou um endereço IP para provar um ponto em um debate;
  • Alguém se referindo a outra pessoa pelo nome (supondo que a outra pessoa não tenha vinculado publicamente isso à sua conta);
  • Alguém fazendo o upload de uma imagem de um evento que mostra outro usuário e seu crachá, conectando um usuário ao nome real ou contendo o nome real do usuário nas tags ou nos metadados.

Em todos esses casos, mesmo que nenhuma ação seja feita contra a pessoa que fez as edições, as próprias edições devem ser suprimido. Consulte o a seção "Ação imediata"do módulo de fundamentos para maiores informações.

Há também a possibilidade adicional de artigos serem usados no assédio desta variedade. Isso é particularmente preocupante quando o assédio é direcionado a um indivíduo com um artigo próprio da Wikipedia. Na maioria das vezes, esses alvos são pessoas de perfil baixo, se notáveis. A maioria dos projetos contém políticas sobre biografias de pessoas vivas de informações sobre como tratar artigos sobre pessoas como esta. Situações envolvendo artigos como esses podem incluir:

  • Postando endereços residenciais ou números de telefone em infoboxes ou texto do artigo;
  • Inserção de material sem recursos ou falso que é controverso ou pretende revelar detalhes pessoais (geralmente onde esses detalhes são excessivos - detalhes de divórcios, datas de nascimento das crianças...);
  • Adicionando links a sites ou blogs não confiáveis que revelam detalhes pessoais não publicados ou não verificados anteriormente

Desconfie de tratar problemas de conteúdo de artigos como assédio. O peso indevido dado ao conteúdo de origem - como críticas ou controvérsias - é um assunto diferente e deve ser tratado com discussões na wiki.