Training modules/dashboard/slides/10309-five-pillars-quiz-1/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Training modules/dashboard/slides/10309-five-pillars-quiz-1 and the translation is 100% complete.

Quiz dos cinco pilares

Teste seus conhecimentos!
Um artigo da Wikipédia deve...
  1. apresentar fatos de maneira cuidadosa, para persuadir leitores a tomarem certas conclusões. (aperte para expandir ou retrair)
    Icorreto. Lembre-se, um artigo da Wikipédia deve ser neutro, equilibrado e justo para todas as visões. Você quer que os leitores tenham acesso a fatos e garantir que esses fatos vão levá-los a suas próprias conclusões. Esta política é chamada Ponto de Vista Neutro.
  2. Replicar a melhor informação de autores publicados, palavra a palavra. (aperte para expandir ou retrair)
    Incorreto. Você deve usar informação confiável e publicável, mas você deve tomar cuidado para não plagiar ou parafrasear com semelhanças demais os autores. Você deve procurar boas informações e resumir esses fatos com suas próprias palavras.
  3. Compartilhar fatos de modo neutro com fontes confiáveis que apresentem todas as visões de modo equilibrado. (aperte para expandir ou retrair)
    Correto! Artigos da Wikipédia compartilham fatos neutros baseados em fontes confiáveis. Quando há controvérsia, insira apenas os fatos que são aceitos por todos nessa controvérsia.
  4. Incluir relatos em primeira mão interessantes sobre as experiências do autor sobre o tópico. (aperte para expandir ou retrair)
    Incorreto! A Wikipédia não é uma página pessoal ou um blog. Você não quer compartilhar histórias pessoais, mesmo se estão relacionadas ao tópico em questão. Procure fontes confiáveis e as cite.

(Discutir esta questão)